Corretor de Imóveis: Aperfeiçoe seu Atendimento ao Cliente e dispare nas vendas

Corretor de imóveis: O Atendimento ao Cliente é a chave para o sucesso de vendas.


O primeiro contato com o cliente, presencial ou virtualmente, é a oportunidade que o Corretor de Imóveis tem para cativá-lo, ‘provar’ que é o melhor profissional da área para atendê-lo e dar início a uma relação comercial sólida.

Indiscutivelmente, um bom atendimento ao cliente é a chave para o sucesso de vendas!

Nos negócios, a relação com o cliente é algo que deve ser construído de maneira bastante consistente, pois, em alguns casos, do primeiro contato com a Imobiliária via chat, por exemplo, até a conclusão da venda, podem levar 6 meses ou mais.

A compra e venda de bens de alto valor agregado como a de um imóvel tendem a ser mais delicadas, burocráticas, física e mentalmente desgastantes.

Ter um profissional confiável conduzindo todo o processo, dando suporte e transmitindo segurança aos envolvidos, é fundamental.

Para que esta relação seja estabelecida e concluída com sucesso, o Atendimento ao Cliente durante todo o processo requer atenção e cuidados que devem ser práticas na sua rotina de trabalho, seja como Corretor de Imóveis Autônomo ou como profissional de uma imobiliária.

Em Táticas de sucesso para o atendimento ao cliente orientamos você, Corretor de Imóveis, a como ter excelência no Atendimento ao Cliente e fazer deste um diferencial de mercado e uma potente ferramenta de vendas.

Neste post, preparamos algumas dicas especiais que podem e devem ser inseridas no seu dia a dia de trabalho. São orientações para as diferentes etapas do processo de venda, sobretudo, no primeiro contato com o cliente. Um roteiro rumo ao sucesso de vendas! 

Primeiro contato:

Online:

Por e-mail, chat e redes sociais, atente-se ao tempo de resposta e o seu conteúdo. Demorar mais que 24 horas para um retorno não é legal. Cliente sempre tem pressa, pelo menos, para ser respondido.

Evite respostas automáticas. Elas são muito frias. Distanciam o cliente que mal chegou. Atendimentos mais humanizados são melhores. Chamar pelo nome, escrever inclusivamente para ele, faz com que ele se sinta realmente recebendo a atenção que ele espera;

Presencialmente:

já falamos isso por aqui em outros posts sobre excelência em atendimento ao cliente, como o 5 falhas fatais no 1° Atendimento ao Cliente, mas dica preciosa vale sempre ressaltar: O corpo fala!

O modo como sentamos, caminhamos e vestimos fala muito sobre nós. Sendo assim, é importante estarmos vestidos corretamente, no caso do Corretor de Imóveis, os trajes esporte fino e social são os mais utilizados.

Postura ao sentar-se, ao caminhar em direção ao cliente e na companhia dele também são de fundamental importância, pois, expressam o seu nível de interesse e satisfação em atendê-los. Fique atento para não expressar, sem querer, algum desânimo ou insatisfação.

Por telefone:

Assim como nos contatos online, o fato de não estar frente a frente com o cliente limita a demonstração real de sentimentos.

Por isso, corremos o risco de ser mal interpretados. Para minimizar estes riscos, é importante ter uma boa comunicação. Uma dica é falar sorrindo.

Mesmo que a pessoa do outro lado da linha não esteja vendo o seu sorriso, ele contribui na emissão da fala simpática e cordial. Sorria!!!

Próximos contatos:

O cliente voltou, manteve interesse no seu atendimento e nas suas propostas. Um ponto muito positivo rumo a venda. Seja cauteloso!

Demonstrar euforia e ansiedade pela venda, com o fato do cliente ter voltado pode causar espanto e despertar insegurança. Você está no caminho certo. Continue dando a atenção devida e fazendo o seu papel. O sucesso de vendas é resultado de um bom trabalho! 

Últimos contatos

Com a venda concluída e os processos burocráticos transcorrendo com os responsáveis – cartório, banco etc – muitos Corretores de Imóveis tendem a ‘relaxar’ no Atendimento ao Cliente. Uma falha fatal não para esta venda, obviamente, mas para futuros negócios.

É, no mínimo, pouco profissional da parte do Corretor de Imóveis, após o objetivo alcançado, não continuar acompanhando com a mesma atenção o cliente. 

E você pode estar se questionando: de que maneira posso continuar me relacionando com o meu cliente, se já concluímos a venda e agora é só esperar?

Uma maneira de demonstrar cuidado e atenção com o cliente nesta fase do negócio é pontuar periodicamente em que etapa do processo está a venda. O e-mail é uma excelente ferramenta para esta prática.

Mantenha-se informado a respeito do Processo junto aos profissionais responsáveis por cada etapa e compartilhe com o seu cliente estas informações.

Uma prática simples  de ‘encantamento’, que proporcionará ao cliente ainda mais satisfação e segurança na compra.

Garanta o sucesso de vendas. Registre todos os seus atendimentos.

Todos os Atendimentos ao Cliente devem ser registrados no Sistema Imobiliário. Isso faz parte de um atendimento ao cliente com excelência.

Valores, forma de pagamento e perfil básico do imóvel desejado não são as únicas exigências do cliente. Uma série de outros fatores implicam na escolha da casa ou apartamento e na decisão de compra.

Detalhes que, uma vez absorvidos (anotados no Sistema) não caem no esquecimento e enriquecem seu atendimento.

Ao buscar um imóvel para apresentar ao cliente, o Corretor de Imóveis filtra as buscas com base em todas as exigências do cliente, para ser o mais assertivo possível nas suas propostas.

E mais: ao Registrar os Atendimentos ao Cliente, você ganha material de análise e pesquisa aprofundada, cases reais de sucesso – ou não – de vendas.

Um material fiel do seu trabalho ou da sua equipe de vendas, permitindo uma análise e reconhecimento de possíveis falhas no processo e, posteriormente, na busca por melhores práticas. 

Como você qualifica o seu atendimento ao cliente? Há muito a melhorar? Conta pra mim!

8 respostas

  1. Bom dia, Thiago.
    Ainda estou na 2º semana de trabalho como corretor. Sou um leitor de todas as matérias postas no seu site da microsistec Ainda não tenho o CRECI. Quando puder ter os meus cartões de visita, você aconselha colocar: a minha formação antes da palavra corretor, ou não? (Sou engenheiro. Colocaria assim: “Engenheiro e corretor imobiliário”)

    1. Olá Fábio!
      Que ótimo! Seja muito bem vindo ao nosso Blog!
      Também acho interessante adicionar sua formação antes.
      Sucesso para você! =)

        1. Olá Sandra. Que ótimo que estamos conseguindo lhe ajudar. Criamos novos conteúdos recentemente e tem muita coisa boa nova por vir. Inscreva-se em nossa newsletter para receber por e-mail o comunicado de novos conteúdos. Boa semana!

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