Oi Corretor. Tudo bem? Me diz uma coisa: você sabe se seus leads imobiliários são quentes ou frios?
Esse é um dado importante quando falamos em vendas de imóveis, pois, quando sabemos isso, conseguimos atuar de forma mais assertiva no seu atendimento e conduzi-lo melhor ao fim do funil.
Antes de mais nada, vale esclarecer o que é são leads imobiliários.
O que são leads imobiliários
Você ouve muito falar em lead, mas, não ficou claro pra você o que é. Eu te explico:
Leads imobiliários são possíveis clientes que demonstram interesse nos seus imóveis à venda ou para locação, deixando seus dados para contato.
É um termo utilizado e popularizado pelo marketing digital. Você já deve ter ouvido ou lido por aí algo referente a captação de lead, geração de lead, lead quente, lead frio… então, agora você já sabe 😉
Há muitas maneiras de gerar leads, ou seja, fazer com que eles deixem seus contatos para que comece um relacionamento rumo a venda.
As iscas digitais com preenchimento obrigatório de formulários para entrega de presentes são os mais comuns.
Em uma Landing Page sobre um imóvel ou um empreendimento, o usuário deixa seu nome, telefone e e-mail para ver mais fotos e saber mais sobre o produto.
– Então, se a pessoa quer saber mais e deixa seus contatos, ela é um lead quente, certo? Errado.
Lead Imobiliário – Quente
Ele só se torna um lead quente se ele der continuidade a esse relacionamento, ou seja, se depois de deixar seus dados e você entrar em contato com ele, vocês começarem um relacionamento comercial rumo a venda, tendo em mente que existe uma necessidade de negociar um imóvel em curto prazo, ou seja, ele já está em no momento de compra.
Lead Imobiliário – Frio
Se ele deixa o contato, recebe o que está procurando pontualmente, como o acesso a mais fotos do imóvel em questão e, ao ser contatado por você, ele demonstra falta de interesse, não tem ideia do imóvel, valor é apenas uma pesquisa a longo prazo, podemos considerar esse lead como frio, afinal não está nem perto do momento de compra, muitas vezes só especulação.
Agora, como saber a temperatura exata dos meus leads imobiliários?
A forma mais fácil é se relacionando com o cliente, fazendo perguntas e entendendo qual o momento que ele se encontra.
Você vai ter muito claro isso depois de qualificar seu lead e realizar a etapa de levantamento de necessidade, a segunda etapa do seu funil de vendas imobiliário.
Quais perguntas faço para meu lead?
Trabalhe com perguntas abertas, em que o cliente não te responderá com Sim ou Não, mas vai precisar te dar uma explicação sobre a questão, por exemplo:
- Qual a sua urgência para se mudar?
- Em quanto tempo você pretende adquirir seu imóvel?
- Você já visitou outros imóveis?
Essas perguntas serão cruciais para identificar em qual momento da jornada o seu cliente está, e desse forma você conseguirá trabalhar ele no seu funil de vendas imobiliário.
Funil de Vendas Imobiliário
Por falar em funil de vendas, leia “Guia definitivo para você entender e implementar um funil de vendas na sua imobiliária“.
Por aqui, gostamos sempre de trazer dicas práticas e acessíveis para todos.
Por isso, sugiro o uso do funil de vendas como principal ferramenta de análise de leads.
Dividido em 3 fases Topo, Meio e Fundo de Funil – ele te permite fazer essa análise de forma eficiente.
Para cada uma delas representa um momento do lead e te orienta como atuar nelas.
É como se você fosse aquecendo o lead até o ponto ideal ponto ideal, o da compra.
Sabemos que a aquisição de um imóvel, um bem de consumo de alto valor agregado – financeiro e emocional – não acontece do dia pra noite.
Geralmente, na grande maioria das vezes, é uma decisão pensada e tomada depois de muita pesquisa e análise, com inúmeras variáveis influenciando essa compra.
Por isso, requer cuidado absoluto na condução do lead no funil de vendas e na sua jornada de compra.
Esta é a melhor forma de trabalhar o lead: identificando sua “temperatura”, agindo estrategicamente com foco na venda, claro, mas, acima de tudo, respeitando o seu momento.
Vale ressaltar aqui que lead quente e lead frio não em nada a ver com cliente bom ou ruim.
A propósito, deixo aqui mais uma dica de leitura importante sobre o tema: “Como identificar um cliente bom para sua imobiliária.
Voltando aos leads e as suas temperaturas: o mais desafiador é capturar o lead e fazer com que ele deixe seus contatos.
Uma vez que isso acontece e você identifica que ele não é um lead quente, não o abandone.
Este pode não ser o seu momento ideal para a compra, mas, esse momento pode chegar e lá na frente, você ser a primeira opção dele ou ele te indicar pra um amigo que está em uma fase “melhor” de compra.
Atendimento impecável sempre, combinado?
Um abraço e bons negócios.
2 respostas
Estou começando nesta profissão agora, preciso muito eu apoio dos senhores. Muito Obrigado.
Boa tarde José, tudo certo? Obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando a gente no blog que toda semana temos conteúdo novo. Abraços!