Os anúncios representam uma das estratégias de Marketing Digital Imobiliário mais utilizadas hoje em dia. Contudo, boa parte das imobiliárias não conseguem gerar resultados ao experimentar essa opção de publicidade.
Se você é um deles saiba que isso geralmente acontece porque não está adotando as práticas corretas para fazer anúncios bem feitos. E, inclusive, pode estar cometendo alguns erros comuns que todo empreendedor comete ao aplicar essa estratégia.
A verdade é que fazer anúncios apenas por fazer, sem tomar os devidos cuidados só faz com que muitos corretores ou donos de imobiliárias percam tempo e joguem seu dinheiro no lixo.
Para que isso não aconteça com você, continue lendo esse artigo e confira alguns dos erros que prejudica o marketing digital imobiliário. E o que fazer para melhorar o potencial dos seus anúncios.
Marketing Digital Imobiliário: Erros que Prejudicam sua Estratégia de Anúncios
Ao elaborar campanhas de Marketing Digital Imobiliário, é comum que o empreendedor ou a equipe de vendas cometam alguns erros que prejudicam diretamente o desempenho dos anúncios. E entre eles podemos citar:
Não direcionar o anúncio de forma correta
Muitos empreendedores simplesmente investem em ADS sem saber nada sobre os clientes em potencial, como idade, faixa etária, poder aquisitivo e até mesmo preferências de imóveis.
Com isso, não há como direcionar as campanhas corretamente. Não adianta “atirar para todos os lados”, é necessário ter foco para realmente conseguir o resultado esperado.
Anúncios de qualidade ruim
Mais um dos erros comuns ao elaborar ações de Marketing Digital Imobiliário é usar elementos de má qualidade. No mercado imobiliário, imagens são de grande relevância, afinal, são elas que irão mostrar aos clientes em potencial todos os diferenciais dos imóveis que você está oferecendo.
Ao usar fotos de baixa qualidade, você acaba minando as chances de clique logo quando o usuário visualiza a campanha. Além disso, é preciso ressaltar a relevância de se usar imagens reais.
Simulações em 3D são boas opções apenas para empreendimentos na planta. Lançamentos e outros tipos de imóveis devem ter imagens profissionais que ressaltem todas as vantagens.
Além das imagens nós temos os textos dos anúncios (conhecidos também por “copy” de “copywriting”) em conjunto com a imagem eles farão com que seu possível cliente clique no anúncio. Por isso em todas as campanhas você deve fazer variações e avaliar quais delas tem melhor conversão.
Tentar forçar o contato com o cliente logo na primeira tentativa
Dificilmente um cliente compra ou aluga um imóvel logo de cara. O mesmo acontece nas campanhas e anúncios.
O seu primeiro anúncio não vai gerar um grande volume de contratos logo de cara. Na verdade, nesse primeiro momento o que você vai conseguir é contatos e prospecção.
E acredite, isso por si só já é muito valioso para a sua imobiliária.
O ideal é colocar todas essas informações em uma solução de Sistema Imobiliário para que os corretores possam trabalhar cada cliente de forma individual e personalizada. Assim, é possível trabalhar a jornada de cada lead de maneira individual, melhorando assim o atendimento.
Não ter objetivos definidos
Esse é outro erro que muitos cometem. Os proprietários de imobiliárias passam a anunciar simplesmente para estarem nas plataformas de tráfego pago. E com isso, acabam desperdiçando muito dinheiro
Toda e qualquer ação de Marketing Digital Imobiliário precisa ter metas bem claras.
Por exemplo, se o objetivo da imobiliária é aumentar o mailing para um empreendimento na planta, uma alternativa seria criar uma campanha no Facebook para conseguir informações de contato de leads. Assim, é possível otimizar o trabalho do time de vendas, uma vez que apenas pessoas com algum tipo de interesse irão entrar em contato.
Cada tipo de anúncio tem objetivos específicos, como por exemplo:
- Aumentar Tráfego do Site
- Conversão de contatos
- Exibição do anúncio
- Engajamento
Como Melhorar o Potencial dos Seus Anúncios e Gerar Resultados com Marketing Digital Imobiliário
Além de evitar os erros acima, para garantir que o seu Marketing Digital Imobiliário gere os resultados esperados, é necessário colocar algumas dicas em prática e se atentar a alguns cuidados. Confira abaixo:
Estude o seu público
Uma das premissas básicas do Marketing Digital Imobiliário é fazer uma ampla análise de mercado, mas também do público. Inclusive, antes de elaborar o planejamento da sua campanha, é interessante já elaborar a sua persona, que nada mais é do que uma representação semi fictícia do seu cliente ideal.
Ao estabelecer uma persona você saberá com mais exatidão quais as necessidades do seu cliente e com isso ficará mais fácil criar anúncios mais assertivos. Por exemplo, se através da sua análise você percebeu que boa parte do público está em busca de imóveis que podem ser financiados, suas campanhas podem focar nessas alternativas.
Alimente sua fanpage e seu blog com conteúdos de qualidade
Uma das principais dicas de Marketing Digital Imobiliário para gerar bons anúncios é alinhar estratégias de tráfego orgânico com pago.
Isso porque, você precisa apresentar conteúdos de qualidade e explicativos para o consumidor para auxiliá-lo na jornada de compra.
Digamos que o lead clicou em um anúncio no Google ou até mesmo no Facebook. Ele foi redirecionado para o site da imobiliária.
Mas chegando lá ele não encontrou nenhum tipo de informação sobre o imóvel que viu ou sobre outras alternativas. Dificilmente essa pessoa vai desenvolver um contato mais aprofundado com seu time de vendas.
Por conta disso, é importante trabalhar com a questão de conteúdos de qualidade. Tanto para a fanpage como o blog.
As estratégias para tráfego orgânico funcionam de forma complementar as abordagens pagas. Uma condiciona a outra o que acaba estimulando o consumidor a avançar na sua jornada com mais rapidez.
Para começar, pense nas principais dúvidas/dores que seus clientes tem sobre o trâmite imobiliário e transforme isso em conteúdo… shazamm!
Tenha uma estratégia de marketing de conteúdo
Ao mesmo tempo que os conteúdos são importantes, você não pode simplesmente publicar uma série de textos em blogs, postagens nas redes sociais ou vídeos em stories sem qualquer planejamento. Na verdade, essa desorganização só vai reduzir ainda mais as chances das campanhas gerarem resultados.
O que você precisa fazer é se planejar. Faça primeiramente um levantamento sobre os tipos de conteúdos que o seu público deseja saber. Ele quer dicas para escolher imóveis? Artigos sobre o processo de financiamento? Vídeos para tirar dúvidas sobre comprar ou alugar?
Depois é necessário criar um cronograma para saber quando cada material será postado, sempre alinhado aos anúncios.
Foque na interação
As interações também são importantes na Marketing Digital Imobiliário. De nada adianta você fazer uma ampla pesquisa sobre o seu mercado e público, se na hora que os leads começam a enviar mensagens a equipe demora para responder.
Tenha em mente que as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação ao dinamismo. Elas não querem esperar muito para obter as respostas que querem.
Logo, você precisa se atentar não apenas ao formato e qualidade dos seus anúncios, mas ao atendimento aos clientes. E para isso é necessário preparar a sua equipe e garantir que todos os corretores tenham as informações e ferramentas necessárias para agilizar a jornada dos consumidores.
Realize testes
Realizar testes é válido tanto para os anúncios como para os conteúdos publicados nos seus canais de comunicação. É por meio deles que você poderá avaliar qual tipo de material e abordagem é mais aceita pelos seus clientes em potencial.
Como dito anteriormente, não vai ser na primeira vez que o seu negócio vai conseguir aumentar os resultados. Você precisará realizar muitas pesquisas e modificações até chegar em um modelo assertivo.
E além disso, é necessário ter em mente que esse modelo pode mudar a qualquer momento. Afinal de contas, tanto o mercado como os próprios consumidores estão constantemente mudando. E é necessário que a sua estratégia também evolua com essas mudanças
Conclusão
Trabalhar com Marketing Digital Imobiliário é um exercício constante de aperfeiçoamento. É por meio de estudos do seu público, avaliação de métricas e tendências do mercado que você poderá realmente alcançar os resultados desejados.
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