7 habilidades que todo corretor de imóveis precisa desenvolver 

corretor de imóveis

Você sabia que se tornar um corretor de imóveis bem sucedido independe de tempo de mercado, de experiência, de sorte ou qualquer outro fator desse gênero? 

O trabalho de um corretor de imóveis é, de forma bem sucinta, vender imóveis e vender é uma habilidade 100% treinável, ou seja, todo mundo consegue aprender a vender uma bala, uma bicicleta, um carro ou uma casa. 

Dizem por aí que quem sabe vender não passa sufoco, uma frase que ilustra muito bem o poder que a arte/habilidade com vendas tem. 

O corretor de imóveis que sabe disso, tem tudo para ser um profissional de sucesso e, aqui, sucesso é assinatura de contrato, negócio fechado e comissão na conta, certo?

Vender mais e em menos tempo é o grande desafio do corretor de imóveis e quem se sai bem continuamente nessa missão é um corretor de imóveis bem sucedido, não é mesmo? 

São muitas as variáveis que influenciam o alcance desses resultados e nós sabemos bem disso, mas, a boa notícia é que esta é uma missão muito possível, com o desenvolvimento de habilidades que contribuem diretamente com o seu trabalho e, consequentemente, com os resultados dele. 

Listamos aqui 7 habilidades que todo corretor de imóveis deve desenvolver.

E, com isso, performar melhor em todo o seu trabalho com um profissional de vendas. 

Todas elas são habilidades treináveis. Anota aí! 

corretor de imoveis habilidades

1 – Comunicação Oral 

Se comunicar é uma arte e um grande desafio para muitos, até mesmo para os mais desinibidos e extrovertidos, dependendo do cenário e ocasião, a comunicação falha e compromete o diálogo ou até mesmo o fechamento de um negócio. 

Enquanto há corretor de imóveis que se comunicam super bem com uma ou 200 pessoas, há quem sinta dificuldade nessa área passa por alguns constrangimentos, por exemplo:  

  • Não cria rapport com o cliente 
  • Não faz networking 
  • Não socializa e perde oportunidades de negócios
  • Fala pouco e transmite uma impressão equivocada ao outro sobre você 

Se identificou? 

A dificuldade de comunicação oral com o público é algo que precisa receber atenção e cuidados especiais do corretor de imóveis que almeja ser um profissional de vendas bem sucedido. 

Uma ajuda que precisa ser guiada por um profissional especialista no assunto que irá utilizar técnicas eficientes e de acordo com a sua necessidade, para desenvolver essa habilidade em você. 

Tentar resolver isso sozinho pode acabar piorando as coisas, sabia? 

Há quem, na tentativa de ser mais comunicativo ‘fala demais’ e acaba sendo inconveniente, ou aqueles acabam tornando o atendimento “pesado”, com um clima muito “comercial treinado” e não transmitindo confiança. 

Sem dúvidas, esses são riscos que não valem a pena correr. 

Para desenvolver a sua habilidade em comunicação oral, busque ajuda profissional e sinta a diferença gigantesca nos seus atendimentos. 

2 – Organização e Planejamento 

Você pode ter todos os defeitos como corretor de imóveis, exceto ser um profissional desorganizado. 

Definitivamente, a desorganização é algo que impacta diretamente a rotina e os resultados do corretor de imóveis e de uma imobiliária. 

Gerir carteira de imóveis e de clientes, atendimento, visitas, captações, rodízio de corretores, fotos, anúncios em portais, marketing imobiliário, placas nas ruas.. uffa… é muita coisa. 

Imagina o mundo de papéis, versões de planilhas e uma falsa sensação de organização? 

A tecnologia é algo que ajuda e muito neste sentido, corretor de imóveis. 

Ter todos os processos em um só lugar e poder gerir tudo isso onde e quando quiser é mais que uma mão na roda, é profissional e eficiente como você precisa ser em um mercado tão competitivo como o imobiliário. 

Para isso, um bom sistema para imobiliárias e corretor de imóveis resolve, mas vale lembrar que ele não funciona sozinho. Nenhum deles! 

Todos precisam ser alimentados diariamente com os novos dados e informações que chegam e você, corretor de imóveis, fazer a gestão de tudo pelo sistema. 

Você elimina as dezenas de arquivos e documentos em um único lugar. Com acesso a tudo de forma organizada e poucos cliques. 

Ganha agilidade, mais profissionalismo e, com isso, melhora seu tempo de resposta e outros pontos importantes no atendimento ao cliente. Pense nisso! 

No mais, organize melhor sua vida pessoal e profissional, alinhando os compromissos de uma e outra de forma eficiente, otimizando tempo, energia e trabalho, por exemplo:

  • Médico depois de uma visita e próximo a ela
  • Supermercado nos dias e horários mais tranquilos de clientes
  • Academia bem cedinho ou no final de todos os atendimento

Enfim, use os benefícios com a flexibilidade de horário de trabalho como um benefício para a vida pessoal e ganhe mais qualidade de vida com isso.  

3 – Estabeleça metas  

Isso não é papo de coach, não. Nem temos competência para isso. É uma dica de quem está há mais de 30 anos no mercado e já viu e testemunhou muita coisa no mercado. 

Dentre elas, o estabelecimento de metas. 

Quando trabalhamos em busca de algo, sabendo onde queremos chegar, fica mais fácil analisar, diagnosticar e planejar estratégias para essa conquista. 

Do contrário, ficamos ali deixando o vento nos levar e o que vier é lucro, entendeu? 

Foco. Meta. Determine uma meta, um objetivo, planeje e aja para o alcance dela. É motivador e inteligente.  

– E como estabelecer metas de vendas de imóveis? 

– Não.

Vender é uma consequência, por isso, a minha sugestão é analisar os pontos desafiadores (mkt imobiliário, atendimento, tempo de resposta, captação de imóveis etc) entender o que de melhor pode ser feito nele e mudar a forma de executar em busca do melhor resultado. 

Por exemplo: 

1 – Desafio: Carteira de imóveis é fraca

Meta: captar x novos imóveis do tipo X, Y, Z por semana. 

2 – Desafio: publicar imóveis por dia nas redes sociais 

Meta: publicar 3 imóveis por dia nas redes sociais 

3 – Desafio: Responder os clientes rápido

Meta: Me dedicar 1 hora por dia para a interação com os clientes

São pequenas mudanças que em curto prazo de tempo fazem muita diferença no todo.  

4 – Encontrar uma válvula de escape

Esporte, lazer, gastronomia, dançar, ler… seja qual for o seu hobby, não abra mão dele. 

Profissionais que trabalham com metas, tem um alto nível de pressão e a autocobrança que, se não dosados e até pausados de tempos em tempos, têm reflexos piores ao longo do tempo. 

Se conheça e se permita descansar e pausar um pouco a loucura do dia a dia para atividades que te trazem prazer, relaxamento da mente e tantos outros feitos que, segundo especialistas, impactam diretamente no seu rendimento e produtividade. 

Saber a hora de parar e descansar também é uma habilidade, viu? E o melhor: os resultados são sentidos imediatamente 😉 

Um compromisso seu com você mesmo, que todo o seu público recebe os benefícios! 

Habilidades que o corretor de imóveis precisa ter e que não se aprende na escola

corretordeimoveis

Tem muita habilidade treinável, mas tem uma porção delas que a gente tem que aprender ‘sozinho’. 

E quando eu falo sozinho, definitivamente, não é sem ninguém, pois vou me referir aqui de habilidades que podemos aprender nos inspirando no outro. 

Por exemplo:  

5. Ser prestativo

Essa é uma habilidade que você aprende na vida. Ajudar o outro é colega de trabalho é uma habilidade importante para a sua carreira e que te leva, de forma indireta, ao sucesso. 

Indicar um cliente, um prestador de serviço, fazer a vez de um colega de trabalho sem, necessariamente, querer dividir a comissão, ensinar um processo e tantas outras formas de ser prestativo. 

6. Ter comprometimento

Uma das maiores habilidades de um profissional é o comprometimento. Muitas vezes, supera a experiência e o conhecimento técnico. 

Seja comprometido com você e com o seu cliente, com a imobiliária que te acolhe e com os seus colegas de trabalho que são comprometidos contigo. 

Agendou, vá. 

Teve problemas, avisa. 

Respeite prazos, horários, datas, limites. 

7. Ser um bom ouvinte

Essa é uma das mais eficientes técnicas de atendimento consultivo. A propósito, temos um material bem bacana no nosso canal do Youtube sobre isso e que merece toda sua atenção especial. 

Nele, falamos sobre a importância de saber ouvir no processo de venda.

Passa lá depois daqui. Recomendadíssimo! 

Essas são as 7 habilidades que todo corretor de imóveis precisa desenvolver para uma carreira de sucesso. 

Lembrando que todas elas são treináveis e há muitos cursos, treinamentos e conteúdos nos mais diversos formatos em livros impressos e materiais online disponíveis e gratuitos na web. Pesquise por eles! 

Desenvolver habilidades é uma das principais iniciativas dos corretores de imóveis bem sucedidos. Inspire-se e, claro, conte com a gente para isso! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.

    Confira nossos materiais gratuitos para te ajudar a vender mais

    Já vai sair?

    Antes confira nossos materiais gratuitos para te ajudar a vender mais

    Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.