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A principal ferramenta de venda do corretor de imóveis

tela de um note book sobre a mesa

Oi Corretor(a) de imóveis, tudo bem? Me diz uma coisa: você tem site imobiliário? 

Pelo sim ou pelo não, seja franco: você dá a devida importância a isso? 

Os últimos acontecimentos envolvendo um dos portais imobiliários mais importantes do mercado nacional trouxe uma reflexão que há tempos tratamos por aqui: a importância do site imobiliário para o corretor de imóveis

Os portais imobiliários têm um papel importante na venda de imóveis e isso é inegável. 

Não seria justo da nossa parte e isso inclui você, corretor, negar isso, não é mesmo?

Acontece que muitos corretores de imóveis fizeram dos portais imobiliários seus principais ou até mesmo o único canal de divulgação da sua carteira, ou seja, sua única vitrine e fonte de captação de clientes.

E com absoluto respeito, isso não é nada inteligente, muito menos estratégico! 

Assim como para os economistas concentrar todos o seu dinheiro em um único modelo de investimento é um grande erro, para os especialistas em marketing imobiliário focar todos os seus esforços de divulgação da sua carteira em um único canal é um equívoco. E isso pode custar caro, literalmente. 

Falando nisso: quanto você investe em pacotes de anúncios em portais? 

Ter um site imobiliário hoje em dia custa zero reais e com uma boa estratégia de marketing, pode te trazer resultados incríveis em vendas. 

Foi se o tempo em que ter um bom site imobiliário era caro, para poucos e grandes corretores de imóveis e imobiliárias. 

Em uma rápida pesquisa na internet, você encontra dezenas de caminhos para criar o seu próprio site imobiliário sem custo. 

Aqui mesmo no blog da Microsistec já falamos sobre isso e até com um passo a passo. 

Está tudo aqui: Como criar um site imobiliário . Passa lá depois! 

Se você ainda não está convencido de que um site imobiliário pode e deve ser a sua principal ferramenta de vendas, eu trouxe aqui alguns bons motivos pra isso. 

Os principais, eu diria. Leia e reflita comigo  😉 

Meu site imobiliário, minhas regras 

Seu site imobiliário é a sua casa, a sua imobiliária virtual e, assim como na ‘vida real’, quem dita as regras é você. 

Autonomia desde o nome do site imobiliário até a parte estética, de cores, logomarca etc. 

Mas tudo isso vira um detalhe pequeno perto da importância de ter a sua própria casa na internet. 

Você já deve ter ouvido o dito popular ‘não construa sua casa no terreno dos outros!”. 

Fazendo um paralelo a esse ditado, construir toda a sua audiência em portais imobiliários é como construir a sua casa no terreno dos outros. 

As regras são do verdadeiro dono e você, como inquilino, precisa acatar, inclusive, se ele pedir a casa de volta, não quiser mais alugar pra você etc. 

Ou, como aconteceu recentemente e você descobre que a parceria não tem sido tão leal como você imaginava que era. 

Menor investimento com eficiência igual ou maior

Um bom site imobiliário pode ser tão bom ou melhor em captação de contatos e clientes quanto um portal imobiliário. 

E o melhor: muito mais barato! 

Para isso, é preciso uma boa estratégia de marketing imobiliário digital que envolve diretrizes de SEO para posicionamento orgânico nos sites de buscas – Google – e investimentos assertivos em mídias pagas, que vão desde Google Ads até as redes sociais. 

Para o corretor e imobiliária que não está no momento de investir em anúncios pagos, as redes sociais são ótimos canais para captação de clientes e a custo zero. 

Uma boa estratégia para isso é fazer parte de grupos e comunidades de vendas e classificados dos bairros da sua área de atuação no Facebook. 

Vale lembrar que isso exige tempo e dedicação para que os anúncios feitos nesses canais tenham o acompanhamento correto, sobretudo, por conta do tempo de resposta às interações. 

Sabemos o quanto tempo de resposta é importante para o resultado das vendas de imóveis. 

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Intelclif demonstrou que 78% dos consumidores compram produtos ou serviços das empresas que dão a resposta primeiro.

Em outra pesquisa, feita pela Forrester, 73% dos consumidores consideram um diferencial as empresas que valorizam o seu tempo e 53% dos clientes tendem a desistir da compra quando não têm respostas rápidas para as suas dúvidas.

Por essas e outras que toda ação de marketing nas redes sociais deve ser acompanhada de perto para que o efeito não seja o contrário, combinado? 

Falamos mais sobre isso em muitos artigos aqui no Blog da Microsistec. 

Vale dar uma pesquisada e consumi-los com atenção antes de pôr as ideias em prática. 

Agora que você já sabe que pode e deve ter um bom site imobiliário como principal ferramenta de vendas, que ele pode ser infinitamente mais barato e tão eficiente quanto outros canais de divulgação de imóveis e captação de contatos e clientes, antes de partir em busca de um site imobiliário pra chamar de seu, vale muito a pena entender o que ele precisa para ser, de fato, uma ferramenta potente de vendas.  

4 Dicas essenciais para ter sucesso no seu site

Anote essas dicas e comece a aplicar hoje mesmo!

1 – Site Imobiliário responsivo 

site imobiliário

Seu site imobiliário precisa ser responsivo, que nada mais é do que um site imobiliário que funciona da mesma forma em notebooks, smartphones, computadores, tablets etc. 

A maioria das pessoas acessam a internet pelo celular e esse é um dado que merece atenção especial da sua parte. 

Principalmente, porque é algo que o Google se importa também e faz disso uma das suas diretrizes para melhor posicionamento nos resultados de buscas por lá, então, não abra mão disso no seu site. 

2 – Boa usabilidade

A palavra usabilidade pode não ser tão familiar pra algumas pessoas mas, não é nada complexo, não. 

Um site com boa usabilidade é aquele fácil de usar, onde o usuário navega com tranquilidade, encontra de forma rápida e simples o que procura, no caso, imóveis a venda, para locação etc. 

Filtros para o tipo de imóvel e localização são os que mais podem contribuir para uma boa experiência do usuário no seu site imobiliário. 

Além disso, os botões para o contato direto para atendimento imediato. O Whatsapp é o mais utilizado. 

Em tempo, se atente para os Chats Online que não tem ninguém online, viu? 

Quando você oferece a opção de um chat online incentiva o usuário a uma conversa imediata, ali e naquele momento. 

Quando isso não acontece, frustra o usuário e impacta negativamente na sua experiência. 

Sendo assim, a dica é: só tenha um Chat Online se, de fato, tiver alguém cuidando disso de perto. O que só faz sentido dependendo da demanda. Pense nisso com carinho! 

3 – Anúncios de Imóveis completos

Não tem nada pior do que uma vitrine incompleta, aquele que não informa tudo o que você precisa saber sobre o produto ou serviço, principalmente, os valores. 

Quem nunca se viu tendo que pedir o preço inbox de algo em um anúncio nas redes sociais. 

Há quem defenda a prática como estratégica, mas, quando se trata da compra e venda de imóveis, quanto mais completo e informativo o anúncio for, mais você otimiza o seu tempo e o do cliente. 

Isso vale também para a polêmica de por ou não o endereço completo do imóvel e correr o risco do cliente ir sozinho ao proprietário ou até mesmo de outros corretores captarem esse imóvel também. 

Como eu disse, é polêmico e a decisão é sempre do corretor. 

E mais: tem artigo aqui no blog só sobre isso, então, passa lá depois pra gente bater um papo a respeito e, claro, todo ponto de vista é bem vindo e respeitado.  

Agora, falando dos anúncios que vendem, boas fotos e descrições atraentes são fundamentais e isso todo corretor concorda. 

Então, capriche nas imagens, informe o máximo que puder no anúncio, focando nos pontos fortes do imóvel e se atentando ao que pode ser uma objeção. 

Foto atrai, foto vende. Não se esqueça disso! 

4 – Vídeos dos imóveis à venda e para locação

fotografia imobiliária com o celular

Vídeos conversam bem com as pessoas. Curtos e objetivos, com boa qualidade, podem ser também uma ótima ferramenta para a conversão de contato em cliente. 

Algo no estilo Tour Virtual é uma ótima opção de apresentação de imóveis, principalmente, nos sites imobiliários. 

E, olha só: não precisa ser nada muito profissional, não. 

Se você puder ter alguém, um profissional para isso, maravilha. Mas, se este ainda não é o seu melhor momento o investimento, faça você mesmo. 

Hoje em dia, os celulares nos permite colocar a mão na massa e fazer vídeos que podem sim trazer bons resultados. 

A dica não é minha, mas vale muito: o feito é melhor que o perfeito! 

Faça o seu melhor com os recursos que você tem. Não se limite em busca do resultado perfeito. 

A internet permite essa coisa mais informal, menos ,e tem dado muito certo. Pense nisso e mãos à obra! 

Bom, certo da importância de ter um site imobiliário e o que ele deve ter para ser, de fato, uma ferramenta potente de vendas, é só ir em busca dele! 

Antes de qualquer coisa, analise e entenda bem o seu momento no mercado, se é hora de criar o seu site imobiliário sozinho ou de terceirizar essa tarefa. 

Uma coisa é certa: você precisa de um site imobiliário para vender mais. 

Não abra mão disso e, se precisar de ajuda, conte com a gente. 

O sistema para imobiliárias e corretores de imóveis da Microsistec oferece um site imobiliário totalmente otimizado, personalizado e sem custos. 

Ele já está incluso nos planos mensais e anuais dos serviços. 

É a garantia de alta qualidade na gestão do seu negócio e de uma parte importante e estratégica do seu marketing imobiliário. 

Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais e começar imediatamente a construir a sua audiência em terreno próprio, sem depender de qualquer portal imobiliário para gerar novas oportunidades de vendas. 

Bons negócios.  

2 respostas para “A principal ferramenta de venda do corretor de imóveis”

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