Taxa Selic: risco ou oportunidades para Corretores de Imóveis

taxa selic

Oi Corretor. Como vão as vendas? Sabe a Taxa Selic? Essa mesmo que você pensou!

Hoje ela é o assunto principal do nosso bate papo.

Trouxe o tema direto dos noticiários do mercado imobiliário e das rodas de conversas dos profissionais da área para o nosso blog. 

A ideia, assim como tudo que discutimos por aqui, é ajudar o corretor de imóveis que ouve falar bastante sobre isso, mas, ainda não identificou se isso é um risco ou oportunidade de negócios para ele. 

Se você se identificou com esse cenário, fica por aqui que essa é a hora de você entender, de uma vez por todas, o que essa tal de Taxa Selic tem feito tanto sucesso no seu âmbito profissional.

O que é a Taxa Selic 

“​A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras”. Fonte: Banco Central do Brasil. 

Em resumo, a Taxa Selic é a bússola da economia brasileira

Trazendo isso para o mercado imobiliário, é também o termômetro dos financiamentos imobiliários bancários, uma vez que contra a inflação e impacta diretamente nas taxas de juros praticadas por eles. 

Ou seja: se a Selic sobe, as taxas de juros dos financiamentos imobiliários sobem também. 

Se cai, derruba os juros dos financiamentos e melhora as condições de compra de imóveis financiados pelo banco. 

Por essas e outras que a Taxa Selic é tão importante para o mercado imobiliário, em especial, para a compra e venda de imóveis financiados pelos bancos. 

Como a Taxa Selic influencia no mercado imobiliário?

A Taxa Selic impacta o mercado imobiliário diretamente nos financiamentos bancários. 

Como principal instrumento de controle da inflação pelo Banco Central, é ela quem dita as regras,os percentuais de juros praticados pelas instituições financeiras nas suas linhas de financiamento imobiliário. 

E, como disse anteriormente, se a Selic sobe, os juros dos financiamentos imobiliários bancários sobem também. Se a Selic cai, os juros tendem a cair também.  

E isso é assim desde que o mundo é mundo. 

Agora você deve estar se perguntando: então, porque todo esse auê em torno da Taxa Selic se sempre foi assim? 

Porque a Taxa Selic teve uma queda histórica e fez desses últimos meses o melhor momento para compra de imóveis financiados pelo banco. 

A Taxa Selic foi a grande responsável pelo boom do mercado imobiliário dos últimos meses, mesmo diante das incertezas e inseguranças do consumidor originados dos reflexos da pandemia na economia mundial. 

Ou seja, ainda que com receio do futuro e se recuperando dos ‘estragos’ que o vírus chinês fez nos últimos dois anos, quem deseja comprar um imóvel financiado se viu no melhor momento para isso. 

No Brasil, a maior parte das transações imobiliárias acontece via financiamento bancário e diante do melhor momento para isso, o mercado imobiliário segue bem, abraçando essa oportunidade que é sim momentânea, pontual. 

A Taxa Selic sobe e desce sem aviso prévio e, por isso, é importante fazer esse barulho todo para o momento especial e muito oportuno para o corretor de imóveis e seus clientes precisam desse empurrãozinho do banco para essa conquista. 

Aumentos contínuos da Taxa Selic

Como um termômetro, a Taxa Selic sobe e desce sem aviso prévio e, depois de um bom tempo bem abaixo do que costuma estar, vem subindo constantemente. 

Cabe ao corretor de imóveis se manter atento, acompanhando tudo para orientar da melhor forma o seu cliente de financiamento bancário.  

Nem sempre o cliente entende do assunto ou conta com algum especialista para isso. 

O corretor de imóveis que presta um atendimento consultivo, que entrega além do esperado ao seu cliente, busca essa informação e traz ao seu cliente. 

Isso reforça a sua autoridade como profissional altamente qualificado, proporciona mais segurança ao cliente e, consequentemente, uma melhor experiência de compra. Pense nisso! 

Ah, Marlon, mas eu também não me sinto 100% seguro em falar sobre isso com o meu cliente. Não conheço de economia etc. 

Esse não é um assunto para amadores mesmo e eu sei que a maioria dos corretores de imóveis são bons mesmo na venda, em se relacionar com o cliente e fazer a venda acontecer.

Em paralelo, acredito que este conhecimento, ainda que superficial, é tão necessário quanto saber criar rapport, mexer com documentação e tantas outras tarefas do dia a dia do profissional da área. 

Por isso, assim como para outras inúmeras necessidades do corretor, vale buscar o conhecimento e também o apoio de profissionais parceiros, competentes em áreas complementares à sua. 

Neste caso, os gerentes dos bancos que você trabalha para a venda de imóveis financiados podem ser um canal seguro de informação e orientação sobre os juros, a Selic etc. 

Além disso, em paralelo, você também pode se manter informado pelos veículos de economia e os mais segmentados que trazem tudo sobre o mercado imobiliário nacional. 

Em uma rápida e simples pesquisa na internet você se atualiza e ajuda o seu cliente. 

E o mercado Imobiliário, como fica com esses aumentos?

Ainda que a Taxa Selic venha subindo constantemente, de acordo com um estudo da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, a Abecip, continuamos em um bom momento para a compra de imóveis financiados pelo banco. 

Mas, como mencionei algumas vezes por aqui, não é algo estável e requer um acompanhamento de perto constante, seguido de uma análise para identificar riscos e oportunidades. 

Atualmente, a Selic segue impactando positivamente o mercado, sobretudo, a compra de imóveis financiados pelo banco. 

Prova disso são os resultados do mês de agosto da Caixa Econômica Federal no que diz respeito a financiamentos de imóveis. 

33,3% maior que no mesmo período do ano passado, o banco líder na concessão de crédito no Brasil, bateu o recorde de contratação com cerca de R$ 14 bilhões.

Esses números correspondem a 406 mil novas unidades habitacionais e 1.633 novos empreendimentos financiados pela CEF.

A Taxa Selic e as oportunidades para os corretores de imóveis  

O Brasil é um país com um grande déficit habitacional e onde a maior parte da compra de imóveis é via financiamento bancário. 

Com a Taxa Selic impactando nas taxas de juros dos financiamentos imobiliários dos bancos de forma positiva, em alguns momentos de forma rara na economia nacional, faz deste um cenário oportuno para as transações imobiliárias. 

O corretor de imóveis que identificou isso, abraçou essa oportunidade e está surfando nessa onda que, como falei algumas vezes por aqui, não tem garantia de permanência. 

Por isso, vale ressaltar que o corretor de imóveis atento e bem preparado, mais uma vez, sai na frente. 

Por exemplo, a Caixa Econômica anunciou a redução da sua taxa de 3,35% a.a. para 2,95% a.a. para financiamentos do primeiro imóvel. 

A instituição financeira líder em financiamentos e maior incentivadora do segmento traz esse que é um fomento importante depois de bater recordes de financiamentos imobiliários. 

Tudo isso pode e deve ser do seu conhecimento e o mais importante: compartilhado com o seu cliente, com o seu público. 

Essa é uma das formas do corretor:

  • Reforçar sua autoridade no mercado
  • Incentivar seus clientes a seguirem no processo de compra 
  • Atrair novos contatos
  • Retomar contatos/clientes antigos

Esse ponto me lembrou do que falamos em bate-papos sobre marketing imobiliário, do potencial de conversão que a nutrição de leads com conteúdos relevantes. 

Este é um caminho para isso. Simples, barato e eficiente. 

Por falar nisso, dá uma olhada nesse artigo para você entender melhor do que estou falando: Marketing imobiliário: 6 ideias de conteúdos que atraem contatos quentes

Agora que você já sabe o que é a Taxa Selic e como ela impacta nas suas vendas, me diz: o que você irá fazer para aproveitar melhor essa oportunidade e fomentar suas vendas de imóveis financiados pelo banco? 

Conta com a gente pra todas elas! 

Bons negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.

    Confira nossos materiais gratuitos para te ajudar a vender mais

    Já vai sair?

    Antes confira nossos materiais gratuitos para te ajudar a vender mais

    Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.