Fala Corretor de Imóveis. Hoje eu te pergunto: como está o aluguel de imóveis por aí?
Recentemente, saiu na imprensa os números do aumento do aluguel de imóveis em São Paulo.
São dados do Índice Quinto Andar que apontam um ano de alta do aluguel de imóveis em 75% da cidade de São Paulo.
Segundo a pesquisa, em agosto deste ano, a capital registrou o 12º mês consecutivo de alta dos preços.
Quando comparado ao mês anterior, a alta foi de 0,9%, atingindo a média de R$ 40,58 por metro quadrado. Em 12 meses, o valor médio do metro quadrado subiu 16,1%.
O Índice QuintoAndar analisou 61 bairros e, destes, 46 apontaram uma alta histórica no mercado de aluguel de imóveis paulista.
Sei que você ficou curioso para saber quais são esses bairros, então, lá vai:
- Água Fria (19,7%)
- Bom Retiro (19,5%)
- Pinheiros (13,6%)
- Jardim Marajoara (12,6%)
- E Ipiranga (12,2%)
Esses foram os cinco bairros com a maior alta no preço do aluguel de imóveis, segundo o Índice QuintoAndar.
E isso é um cenário isolado do mercado imobiliário de aluguel de imóveis?
Fatalmente, não.
Com o aumento da inflação e tantos outros índices, comprar ou alugar um imóvel ficou mais caro, sim.
E você deve estar se questionando: e o que isso tem de oportunidade, Marlon?
E eu te respondo com propriedade: Infinitas.
Assim como falamos recentemente no nosso bate papo sobre a valorização dos imóveis acima da inflação, em Valorização do imóvel acima da inflação: aproveite para vender mais!, identificando este cenário da alta do aluguel de imóveis como oportuno para o corretor de imóveis também.
Isso porque pode surgir aí clientes:
- Em busca de um aluguel mais barato;
- Em busca de imóvel que atenda melhor a sua família no mesmo valor;
- A procura de um imóvel em outro bairro, região;
- E, o melhor cliente: querendo, enfim, sair do aluguel.
E como você e a sua imobiliária podem se preparar para trabalhar bem essas oportunidades?
Antes de mais nada, vale ressaltar a importância de estar atento, antenado ao mercado para, então, conseguir identificar e criar novas e boas oportunidades de negócios.
Este é, sem dúvidas, um ótimo caminho para isso!
Vamos às sugestões de ações que têm tudo para você captar essa fatia de mercado!
1 – Feirões de Imóveis
Essa palavra se popularizou com a Caixa Econômica Federal há anos e até hoje é um verdadeiro ímã de clientes que estão em busca da casa própria, de sair do aluguel e tudo mais.
Você pode e deve criar eventos do gênero para atrair seus potenciais clientes, divulgar sua marca, começar uma relação comercial e inserir esses leads no seu funil de vendas etc.
Assim como a Black Friday e tantas outras datas comerciais que o varejo aproveita super bem, o mercado imobiliário pode e deve enxergar as boas oportunidades de gerar novos negócios.
2 – Marketing agressivo
Calma. Não vai bater em ninguém, por favor!
Muito menos ser grosseiro, indelicado, insensível e tantos outros ‘adjetivos’ do gênero.
Quando falamos em marketing agressivo falamos de uma estratégia mais intensa, com uma comunicação mais direta, objetiva, por exemplo:
- Saia do aluguel
- Pague mais barato no seu aluguel
- Pague o valor do aluguel no que é seu
- Semana Saia do Aluguel!
- Mês do financiamento imobiliário
Sem rodeios, mas sem ofender, é claro!
E, acima de tudo: sem propagação enganosa. Se você não tem como proporcionar isso ao seu cliente, não oferte, ok?
As pessoas estão cada vez mais imediatistas, sobretudo, na internet.
Se você ‘enrola’ muito pra falar a que veio, para ir ao que interessa… se é do time “preço inbox”, você inevitavelmente está perdendo cliente.
Seja claro e objetivo. E, como dizem por aí, “desembucha!”.
O seu potencial cliente está vendo imóveis com você e com outros corretores simultaneamente.
Por essas e outras que o tempo de resposta é importante e, claro, tão importante quanto é o conteúdo dessa resposta.
Ele sabe o que quer e você, então, de novo: seja claro e objeto.
- E-mail Marketing imobiliário
- SMS – sim, ainda vai bem 😉
- Telegram
- Redes Sociais
- Portais Imobiliários
- Site Imobiliário
- Telefone (entenda se o cliente ainda gosta desse canal para se comunicar)
Esses são alguns canais online que você pode e deve explorar bem em uma campanha de marketing agressivo, em uma estratégia focada na atração e conversão de um nicho específico de clientes.
Em tempo, vale lembrar que um dos grandes segredos do sucesso de uma comunicação é segmentado da base.
Persona definida, comunicação alinhada e ação.
Então, para concluirmos o nosso bate papo de hoje, relembramos a importância de estar por dentro do mercado para enxergarmos novas e boas oportunidades de gerar negócios.
E, o que parece ser de todo um mal, precisa ser visto de outros ângulos para que possamos reagir e fazer de todo cenário ruim, um aprendizado.
Como dizem por aí: enquanto uns choram, outros vendem lenços!
Crise ou oportunidade? Bora vender lenço!
Pense nisso, reaja e boas vendas.