4 Formas de aumentar as vendas da sua imobiliária

aumentar as vendas da sua imobiliária

Aumentar as vendas na sua imobiliária não é tarefa fácil, muito menos um objetivo alcançável do dia para noite, meu amigo corretor. 

Mas, como dizem por aí: para tudo tem um jeito e para aumentar as vendas da sua imobiliárias existem inúmeras estratégias. 

Tudo depende muito da sua estratégia, do seu time, das suas competências e de uma série de outras variáveis que influenciam nesse plano de ação para isso, mas, reforço: é algo perfeitamente possível. 

Vender mais. Essa é a grande fixação de todo corretor de imóveis e também um dos maiores desafios do mercado, afinal, a compra e venda de um imóvel vai muito além do dinheiro, do poder aquisitivo do cliente. 

Além disso, estamos falando de uma profissão que recebe mensalmente mais de 2 mil novos profissionais em todo o país, ou seja, a concorrência é grande. 

Por essas e outras, ter diferentes estratégias para aumentar as vendas da sua imobiliária é a melhor e mais eficiente estratégia 😉 

Como dizem os economistas: diversificar é preciso. 

E no mercado imobiliário damos o mesmo conselho quando o assunto é aumentar as vendas da sua imobiliária: diversifique as ferramentas e os caminhos para captação de leads. 

E sabe o que é mais bacana dessa orientação: ela é democrática e serve para todo tipo e porte de imobiliária, todo e qualquer momento do seu negócio. 

Investir – tempo, dinheiro e energia – em diferentes canais de captação de leads é algo acessível para todos os profissionais do mercado, basta ter essa visão estratégica e atuar nelas. 

Esta é, sem dúvidas, a melhor e mais eficiente estratégia para aumentar as vendas da sua imobiliária. 

Por isso, listamos aqui 4 caminhos para você diversificar seus canais de captação de leads imobiliários e melhorar sua conversão de leads, com isso, alavancar seus negócios e fechar mais vendas. São eles: 

aumentar as vendas da sua imobiliária

1) Anúncios Portais

Dificuldade: Fácil
Investimento: Gratuito/Pago

Essa é uma das principais práticas do corretor de imóveis que deseja aumentar as vendas da sua imobiliária. 

Há dezenas de portais imobiliários que fazem um bom trabalho Brasil afora, mas, a grande sacada desta ferramenta é saber qual deles performa melhor na sua praça. 

Por isso vale a pena testar, avaliar as métricas de geração de leads e saber se faz sentido Portal A ou Portal B

Antes de mais nada, anota aí: o melhor portal imobiliário para a sua imobiliária não é, necessariamente, o portal imobiliário mais famoso, caro ou robusto do mercado. 

O melhor portal imobiliário para o seu negócio precisa atender algumas particularidades da sua imobiliária para ser considerado a sua verdadeira ferramenta de trabalho e, claro, de vendas. 

Há portais imobiliários que performam muito bem em São Paulo e nem tanto no Rio de Janeiro, por exemplo. 

Lembre-se, apesar do portal ser a entrada do lead, o que conta é você ter um bom imóvel, com um ótimo cadastro e fotos de cair o queixo.

E isso é algo que você deve estar atento no ato da contratação, ok? 

Entre os diferenciais, um portal imobiliário com integração automática com o sistema de gestão imobiliária que você utiliza ou pretende utilizar também é importante, pois, otimiza imensuravelmente seu tempo e energia de trabalho com os anúncios. 

Agora, falando dos anúncios propriamente ditos, é muito importante entender que nem mesmo o melhor portal imobiliário consegue te ajudar a vender mais se você, corretor, não fizer a sua parte corretamente. 

Com os anúncios nos portais imobiliários não é diferente. De verdade! 

Tem que se dedicar aos anúncios nos portais imobiliários e isso demanda tempo, energia e um olhar minucioso e bastante criterioso, que começa lá na captação do imóvel para venda ao tirar as fotos e termina na descrição dele no anúncio. 

Dicas para conseguir um bom anúncio

  1. Um título claro, objetivo e atraente 
  2. Boas fotos do imóvel, principalmente a foto de capa 
  3. Descrição completa, com o máximo de informação útil sobre o imóvel (essa informação é super importante, existem portais que definem o ranking do seu anúncio pela quantidade de informações concedidas)
  4. Contatos do corretor responsável. Pelo menos 2.  

A dica aqui é pensar na experiência do seu potencial cliente navegando pelo Portal, em busca de um imóvel para comprar ou alugar e visualizando dezenas de anúncios. 

Como chamar a atenção deste lead para que ele note seu anúncio, se interesse em “VER MAIS” etc.? 

Nossas dicas de como avaliar a qualidade do portal e do seu anúncio no portal

Anúncio: Quantidade de cliques (visualizações) e quantidade de contatos. Chamaríamos isso de taxa de conversão do anúncios. Exemplo, teve 100 visualizações e 5 contatos – Uma taxa de conversão de contatos de 5%. Entendeu?

No portal é interessante você avaliar (o interessante é avaliar essa métrica em um período de 30 dias)

  • Quantidade de leads que chegaram x valor investido, teremos o CPL (Custo por Lead). Se você investiu R$ 2.000 reais e teve 200 leads, teremos um custo por lead de 10 reais.
  • Lead qualificados: Isso vai mostrar a qualidade dos leads que estão vindo do portal, por isso que é muito importante você ter um método de atendimento utilizando o funil de vendas na sua imobiliária, isso vai trazer muitos benefícios.
  • Negócios fechados: Por fim saber quanto

Não é fácil, mas, sem o básico fica ainda mais difícil. Portanto, dedique-se aos anúncios dos portais. 

2) Tráfego Orgânico (website)

Dificuldade: Médio
Investimento: Médio
Retorno: Longo prazo

Tráfego Orgânico nada mais é do que o fluxo de acessos no seu site imobiliário sem investimentos para isso, ou seja, de graça. 

  • Ué, mas tem que pagar para que as pessoas vejam e acessem meu site? 

Há essa possibilidade, claro, mas ela pode custar caro e, como também podemos ter esse resultado sem custos/de forma orgânica, é esse o caminho que vamos enfatizar por aqui. 

Esse caminho é também o mais amigável para o Google, que reconhece algumas boas práticas de SEO e conteúdo para posicionar melhor o seu site nos resultados de pesquisas por lá. 

De um modo geral os principais pilares para se conseguir resultados com tráfego orgânico é:

  • SEO – Ter um site bem otimizado para os buscadores, além das práticas, ter uma abertura rápida, tenha boa usabilidade, pois no fim das contas o que os buscadores desejam, é entregar uma boa experiência ao usuários.
  • Conteúdo – Além de todo trabalho acima de SEO, a criação de conteúdo, atualizado e de excelente qualidade, vai garantir ao seu site, mais alguns pontos na busca de um bom posicionamento orgânico. Para nós do ramo imobiliário, nada melhor o bom e velho blog para gerar conteúdo e atrair usuários ao seu site.

Há uma série de diretrizes e boas práticas de SEO e conteúdo que envolvem assuntos mais técnicos e que exigem um nível de conhecimento mais aprofundado. 

Nossa dica é: Comece montando uma boa descrição dos seus imóveis, crie um blog com conteúdo relevante para seus clientes, contrate um bom site para te dar relevância.

Esse já é um ótimo começo! 

Feito isso, vamos falar agora de outras maneiras de atrair tráfego orgânico para o seu site imobiliário. 

E um dos caminhos mais eficientes e sem custos são as redes sociais. 

Você pode e deve anunciar os imóveis da sua carteira em publicações nas redes sociais através do link dos anúncios do seu site imobiliário. 

Nestes moldes, você vai precisar da mesma dedicação que os anúncios dos portais imobiliários pedem com títulos atraentes, claros e objetivos, descrições completas e boas fotos nos anúncios do seu site e, uma parte disso nos posts das redes sociais. 

Essa dica vale para a sua Fan Page e também nos grupos e comunidades do Facebook. 

No Instagram, o link da bio pode ser do seu site imobiliário e o do WhatsApp pode ficar no botão contato 😉

3) Tráfego Pago (Campanhas pagas)

Se de graça conseguimos fazer tudo isso, imagine pagando? 

É isso mesmo! Dá pra ter um alcance ainda maior e mais assertivo investindo em Tráfego Pago, que nada mais é do que pagar para que as plataformas (Marketplaces, Redes Sociais etc) entreguem o seu conteúdo/anúncio para mais pessoas e para quem você deseja que te note. 

Esse é um caminho que, como falamos anteriormente, pode custar caro, mas o que determina isso é o momento do seu negócio/a sua estratégia de marketing. 

Uma vez decidido em investir em Tráfego Pago, há dois caminhos para isso:

1 – Fazer sozinho

2 – Contratar um profissional para isso 

Essa é também uma decisão que deve ser tomada com base no momento do seu negócio e da sua estratégia. 

As ferramentas são sempre muito intuitivas e de fácil usabilidade, mas, definitivamente, impulsionar posts nas redes sociais filtrando de forma rasa o público não é a maneira mais assertiva de investir em Tráfego Pago. 

Há caminhos que exigem conhecimento mais aprofundado do assunto e requer a ajuda de um especialista da área, como por exemplo, criar segmentações, testes e medir os resultados de acordo com cada tipo de campanha.

Além de saber criar os anúncios, é preciso acompanhar full time as suas performances para que eles atinjam o seu melhor. 

Aqui, a dica é: “Terceirizar também é estratégico!”. 

Pense nisso, entenda o seu momento e bons negócios.  

4) Gestão de Leads

O 4º e último caminho para aumentar as vendas da sua imobiliária é, sem dúvidas, a gestão de leads. 

Não tem nada mais impactante negativamente nos seus resultados do que fazer todo esse movimento para atração de leads imobiliários e não saber geri-los. 

Isso é o mesmo que jogar dinheiro no ralo! 

Todos os caminhos anteriores trazem mais leads e ao captá-los é imprescindível uma boa gestão deles para que os próximos passos sejam assertivos e a jornada desse lead com você os levem ao objetivo final: negócio fechado com sucesso! 

Aqui, a dica é a boa e vital tecnologia imobiliária. 

Um bom software de gestão imobiliária é a ferramenta de vendas da imobiliária que busca alavancar seus negócios de forma sustentável. 

Com a quantidade de recursos que o mercado nos oferece hoje em dia, os diversos caminhos que tomamos para geração de leads, fica humanamente impossível gerir isso tudo com eficiência sem o apoio da tecnologia. 

Neste sentido, um sistema para imobiliárias resolve tudo da melhor forma possível, organizando todos os processos, o time de corretores de imóveis, o atendimento que eles estão desenvolvendo junto ao cliente, a carteira de imóveis e, claro, gerir os leads que chegam. 

De onde eles vêm, como, quem vai atender, se já atendeu e tudo mais. 

A propósito, tempo de resposta é um dos pontos mais importantes para a conversão de um lead imobiliário, sabia? 

Com um sistema para imobiliária é possível uma análise profunda e minuciosa da imobiliária e suas áreas, e atuar corretamente nelas, ajustando o que for preciso, sempre com foco no sucesso de vendas. 

Essas são os 4 caminhos para aumentar as vendas da sua imobiliária. 

São boas práticas que você pode inserir ou aperfeiçoar na sua rotina ou na rotina do seu time de corretores de imóveis, 3 delas sem qualquer custo extra , apenas com um bom investimento de tempo e dedicação. 

Vale ressaltar que todas elas são ações testadas e aprovadas por corretores de sucesso, que não abrem mão de nenhuma delas na hora de elaborar seus planos de marketing com foco em vendas. 

Em tempo, vale ressaltar a importância de analisar e entender o momento do seu negócio e, então,  startar cada uma delas.  

Pense nisso e bons negócios.  

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