Captação de imóveis: 5 maneiras de você dar um up na sua carteira 

captação de imóveis

A captação de imóveis segue sendo um dos grandes desafios do corretor de imóveis.

Por isso, separei aqui algumas boas práticas para você enriquecer a sua carteira de imóveis de verdade. 

Se você é novo no mercado imobiliário e não sabe o que é, de fato, captação de imóveis, vou te explicar. 

O que é captação de imóveis?

Captação de imóveis é procurar imóveis para vender ou alugar. 

Ir em busca de casas, apartamentos, terrenos etc., à venda ou para locação para o corretor de imóveis e a imobiliária trabalharem a sua comercialização.  

Todos os imóveis captados entram para a carteira de imóveis do corretor, onde estão todos os imóveis que ele e/ou a imobiliária estão trabalhando à venda ou locação. 

A captação de imóveis pode ser exclusiva ou não, ou seja, com um único corretor de imóveis trabalhando na comercialização dele ou com outros corretores também.  

Parece simples, mas, esta é uma das tarefas mais desafiadoras do corretor de imóveis. 

Sim, captação de imóveis é algo que o corretor de imóveis não gosta de fazer! 

Claro que estou generalizando, mas a bem da verdade é que a maioria dos corretores de imóveis, por um motivo ou outro, tendem a não praticá-la da maneira ideal. 

E qual a maneira ideal de fazer a captação de imóveis? 

Anota aí! 

  • Fazer a visita ao imóvel pessoalmente
  • Agendar a sessão de fotos com antecedência e alinhando com o proprietário/morador como deixar o imóvel para esse dia
  • Colher todas as informações sobre o imóvel. As boas e as que podem ser objeções para a venda/locação. 
  • Fazer uma análise criteriosa do imóvel e da região. Esse conhecimento vai te ajudar na hora da venda. 
  • Fazer boas fotos para divulgação

Em Captação de imóveis: como criar uma carteira interessante falamos mais a respeito e essa é uma leitura que vale muito a pena ler com atenção. 

Da série de leituras obrigatórias aqui no blog da Microsistec 😉 

Agora vamos ao que te trouxe até aqui: maneiras de você dar um up na sua carteira. 

1 –  Estude regiões estratégicas para captação de imóveis 

Essa dica está relacionada também ao que as pessoas consideram concorrência ou oportunidade. 

Dizem que é no que é difícil que estão as melhores oportunidades, pois lá a concorrência é menor. 

A máxima faz total sentido para esta dica de boas práticas de captação de imóveis. 

Sabe aquela região que poucos corretores de imóveis querem trabalhar, que os clientes têm dificuldade de encontrar algum profissional para trabalharem a venda ou locação do seu imóvel ou de comprar e alugar um imóvel por lá? 

Elas podem ser uma grande oportunidade para você alavancar seus negócios, fazer boas captações e enriquecer a sua carteira. 

Mapeie e explore melhor essas regiões e faça delas o seu nicho de especialidade no mercado.  

2 – Trabalhe o seu marketing também para a captação de imóveis 

Deixe claro nas suas redes sociais e demais canais de comunicação com o seu potencial cliente que você está disponível para ajudar também quem quer vender ou alugar o seu imóvel. 

É muito comum que a maioria dos corretores de imóveis foquem em divulgar os imóveis que já estão na sua carteira e acabam deixando de lado esse outro papel importante no processo que é a captação do imóvel. 

Divulgue o seu potencial de ajudar as pessoas também a venderem seus patrimônios e, quem sabe, ajudá-lo a investir em um outro imóvel. 

Como corretor de imóveis profissional, você é a pessoa ideal para isso, então, espalhe para o mundo todo o seu potencial. 

3 – Fique atento as novidades do mercado

É muito importante saber o que está em alta no mercado imobiliário da sua região. 

Os novos empreendimentos, os empreendimentos com muitos imóveis à venda ou para locação, os lançamentos etc. 

Assim como o que está rolando nos bairros onde você atua e fomentar o interesse pela região. 

Depois disso, você pode e deve atrelar as boas novas daquela região aos imóveis da sua carteira por lá! 

Esse trabalho pode ser muito bem feito através de uma boa estratégia de marketing de conteúdo nos seus canais digitais de comunicação com o potencial cliente. 

  1. Blog
  2. Redes Sociais
  3. Email Marketing

3 ótimos canais para fazer um bom trabalho neste sentido, reforçar a sua marca, vender e captar imóveis.  

4 – Network – Relacionamento é tudo! 

Em tempos de pandemia e isolamento social, se relacionar online foi uma saída que veio e ficou. 

As redes sociais e o WhatsApp seguem firmes e fortes como as melhores ferramentas para comunicação com o mundo, de uma forma geral. 

Mas, não se esqueça do bom e velho cafezinho, do happy hours e dos encontros aleatórios que podem sempre ser uma boa oportunidade de negócio. 

E, sempre que possível, divulgar seu trabalho, contar para os outros com o que você trabalha. 

Divulgar seu trabalho no grupo do prédio, da escola dos filhos etc. Pode ser que neles alguém esteja buscando um novo endereço ou vender um imóvel há tempos e não sabia que você poderia ajudá-lo com isso. 

Ou que conheça alguém que precise do seu trabalho, enfim, se comunicar é preciso e toda oportunidade para isso deve ser bem aproveitada. 

5 – Use e abuse da tecnologia

O mercado imobiliário é um dos grandes prestigiados pela tecnologia e, no que diz respeito à captação de imóveis, há bons aplicativos, ferramentas e demais caminhos que podem te ajudar com isso. 

Em uma rápida pesquisa na internet você consegue encontrar opções que vão alavancar suas captações e te ajudar a dar um up na sua carteira de imóveis. 

Assim com a internet. Os portais imobiliários e grupos nas redes sociais também podem e devem ser utilizados para a captação de imóveis. 

Publique suas necessidades por lá também: 

Preciso de casa com X dorms, garagem etc., no bairro X, Y, Z de até tantos mil reais. 

Dá muito certo! 

Lembre-se que para isso você precisa estar aberta a vendas em parceria, uma prática milenar no mercado imobiliário e muito positiva para quem quer vender mais e em menos tempo. Pense nisso! 

Essas foram as 5 formas de você melhorar as suas captações de imóveis e enriquecer a sua carteira. 

Simples e totalmente possíveis, independente do seu estilo de trabalho, porte ou modelo de negócio. 

É só por em prática e bons negócios. 

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