Marketing Imobiliário: como anunciar imóveis no Facebook

O Facebook é um excelente canal de comunicação e de negócios com o seu público alvo.


Quando bem feita, é tão competente quanto as campanhas de e-mail marketing imobiliário, uma das mais eficientes ferramentas de vendas no mercado imobiliário.

E isso não é papo de profissional de marketing, não.

Estas informações são comprovadas em pesquisas de mercado feitas por quem entende do assunto.

Em 6 principais erros ao fazer e-mail marketing imobiliário falei mais a respeito, inclusive, sobre o porquê o seu e-mail marketing imobiliário não traz os resultados que você espera e como reverter este quadro.

Atentos a isso e em meio a um cenário cada vez mais competitivo como o de corretagem de imóveis, os corretores estão reagindo de forma estratégica, fazendo da rede social mais uma importante ferramenta de vendas.

Muitas Imobiliárias e corretores de imóveis estão anunciando imóveis no Facebook.

É indiscutível toda a potencialidade da rede social que encantou os brasileiros.

Por lá, segundo próprio Facebook Brasil, somos mais 102 milhões de usuários ativos.

De Fan Pages, a página corporativa das empresas no Facebook, são cerca de 3 milhões de pequenas e médias empresas brasileiras marcando presença.

Isso inclui Imobiliárias e Corretores de Imóveis Autônomos.

Acontece que, equivocadamente, muitos administradores de páginas no Facebook, acreditam que basta impulsionar uma publicação para que ela seja um sucesso e, consequentemente, traga mais retorno.

Outro erro bem comum é concluir que os investimentos são irrisórios e, por isso, tudo bem se der errado.

Você não imagina o quanto pode dar certo com este mesmo investimento “irrisório”.

Pode ser por isso que os seus anúncios de imóveis no Facebook não lhe tragam o retorno esperado.

É verdade que em alguns casos tem dado certo. Mas, não dá pra contar com a sorte quando o assunto é investimento.

E eu não estou falando somente de dinheiro. O tempo e a energia de trabalho do corretor de imóveis têm valor imensuráveis.

Corretores de alta performance não contam com a sorte. Eles são estratégicos e criam oportunidades.

Toda ação de marketing imobiliário só tem eficiência quando bem-feita.

Parece óbvio, mas não é.

Anunciar imóveis no Facebook vai muito além de impulsionar publicações. É preciso ser assertivo na segmentação, nos filtros. Em resumo: é preciso ser estratégico.

No post de hoje, vou falar como anunciar imóveis no Facebook, ou melhor, como anunciar corretamente no Facebook.

Não é só impulsionar a publicação!

Vamos lá!

Como falei anteriormente, para que os anúncios de imóveis no Facebook tenham sucesso, não basta impulsionar a publicação se atentando aos valores e datas.

É preciso explorar com estratégia e assertividade todos os filtros de segmentação que a ferramenta oferece.

Mas, antes de nos falarmos sobre isso, é importante falar da publicação em si, do cuidado necessário que as suas publicações precisam ter como formato, conteúdo, periodicidade.

A sua Fan Page é um canal de comunicação com o seu público alvo e, como tal, requer alguns cuidados básicos para cumprir seu papel e trazer relevância para os seus resultados.

É de extrema importância que você saiba as medidas ideias das imagens que irá publicar, assim como a imagem de Capa da sua Fan Page – que também pode ser impulsionada – e da foto do seu perfil.

A imagem do anúncio do imóvel no Facebook

Nunca é demais falar da importância da qualidade da imagem para anúncios de imóveis em sites e portais imobiliários.

Nos anúncios de imóveis no Facebook não é diferente. É importante que a imagem seja de qualidade e atrativa, transmitindo todo o potencial que imóvel tem.

Seja criterioso na escolha da imagem do anúncio também no Facebook!

Conteúdo escrito na imagem: 20% de texto

Outro ponto a ser tratado com cuidado nos seus anúncios de imóveis no Facebook é a parte escrita inserida na imagem.

De acordo com o Facebook, o ideal é que a imagem tenha, no máximo, 20% de texto.

Algo além disso, compromete a sua entrega, ou seja, o desempenho do anúncio, a sua entrega.

Veja um modelo de imagem ideal para impulsionamento no Facebook:

Uma conta rápida e fácil para saber se o texto na imagem ocupa mais de 20% é dividir a imagem em 25 quadrados.

20% corresponde a 5 quadrados. Limite-se a usar o espaço de 5 quadrados para o texto.

 

Ah, não se esqueça das medidas recomendadas para ela, que são de 1200 X 630, no formato PNG ou JPG.

Em Como criar anúncios de venda e locação de imóveis muito atrativos tem dicas práticas de como fazer anúncios de qualidade no seu site, portais imobiliários e também no Facebook. Dá uma olhada!

Agora que você já sabe como fazer um post bacana na sua Timeline, e hora de dar força a ele, é hora de impulsioná-lo e fazer dele um potente anúncio no Facebook.

Como anunciar imóveis no Facebook corretamente

Anunciar imóveis no Facebook é sim um bom negócio e, por isso, faço questão de te dizer como fazê-lo de uma forma mais assertiva e, consequentemente, gerando melhores resultados.

Antes de mais nada, a pergunta que não quer calar:  quanto devo investir nos anúncios do Facebook?

Dúvidas como esta são muito comuns e fique tranquilo: não há uma resposta concreta, exata para esta pergunta.

O valor de investimento está relacionado a uma série de fatores que vão desde o quanto você está disposto a investir até o tipo de imóvel que irá anunciar.

Portanto, este é mais um quesito que deve fazer parte da sua estratégia de marketing imobiliário.

Sem receitas prontas, ok?

Quantidade X Qualidade

Esta é uma rivalidade antiga e saudável por aqui. É muito bom ela existir para dar equilíbrio as suas estratégias de marketing imobiliário.

A chave do negócio é saber quando uma é mais importante que a outra e … atacar! J

No nosso caso aqui, com os anúncios de imóveis no Facebook, vamos adotar a Qualidade como primordial.

Anúncios de imóveis no Facebook buscam leads qualificados para o seu negócio.

Por isso, mais valem ‘poucos’ contatos com potencial de compra real, ou seja, realmente interessados em um imóvel, do que um grande volume e-mails e dados que, a grosso modo, estão ocasionalmente especulando o mercado.

Isso vale também para o número de interação com os posts. Curtidas, compartilhamentos e comentários são importantes, claro, mas não representam, necessariamente, o sucesso de um anúncio.

Um exemplo muito corriqueiro que conduz ao insucesso dos anúncios de imóveis no Facebook é não segmentar o público e o limite geográfico de alcance dele.

Por exemplo, colocar o alcance para todo o Brasil e para um público com idade de 18 a 70 anos, em um anúncio de uma casa, Minha Casa Minha Vida, em Jundiaí.

A estimativa de pessoas alcançadas com este anúncio para todo o Brasil te seduz, mas, me diga uma coisa: porque anunciar um imóvel em Jundiaí para uma pessoa de João Pessoa, PE?

Daí, mais uma vez, a segmentação se faz presente e de suma importância para a maior assertividade das ações de marketing imobiliário.

Segmentar o anúncio de acordo com o perfil do imóvel e ao seu público é fundamental.

Filtrar o anúncio para a cidade de Jundiaí e região e público com a idade favorável para o Programa Minha Casa Minha Vida, a estimativa de alcance de pessoas fica bem menor, mas, por outro lado, mais direcionada e com chances maiores de resultados.

O menos é mais, mais qualidade aos seus leads 😉

Dados Demográficos

Em Dados Demográficos você dá início a segmentação do anúncio. Não ignore estes filtros.

Deixá-los em aberto, é desperdiçar oportunidade de colher bons frutos.

São eles que darão direcionamento ao seu anúncio, ok?

É nesta aba ‘Dados Demográficos’ que você encontra alguns outros diversos filtros que te auxiliaram na segmentação do seu anúncio.

Aqui, vou ressaltar o ‘Financeiro’ -> ‘Renda’ -> ‘Renda Familiar’.

Evidentemente, trata-se de uma estimativa feita pelo Google/Facebook com base no estilo de vida do usuário, nas informações que ele expõe na internet etc, mas, é um direcionamento importante para o seu anúncio.

O mesmo vale para ‘Classificação do Consumidor’.

Atente-se a isso também!

Acontecimentos

Você ignora este filtro? Não faça isso!

O ditado popular diz que ‘Quem casa quer casa’, então, porque não se comunicar com casais que acabaram de noivar? Fica a dica!

Ter a casa própria é um sonho que tem se tornado realidade cada vez mais cedo.

Os jovens estão cada vez mais conscientes da importância de se organizar economicamente em busca deste ideal.

Análise e mensuração de resultados:

É hora de colher os frutos. Analisar e mensurar os resultados obtidos com o anúncio.

Este é um processo imprescindível do marketing imobiliário estratégico.

Só com uma análise podemos entender melhor todo o processo e ser ainda mais assertivo nas próximas iniciativas de marketing.

Mas, antes de fazer este balanço para identificar o que deu certo ou não, você deve acompanhar o seu anúncio.

É um grande erro não acompanhar seus anúncios de imóveis no Facebook. Nunca se esqueça que o Facebook é um canal de comunicação com o seu público alvo e como tal exige que haja um diálogo entre você e o seu público.

Fazer o anúncio de imóveis no Facebook e não acompanhar os resultados é um dos maiores erros de estratégia – ou da falta de – no marketing imobiliário.

Atente-se ao tempo de resposta aos clientes. Inbox ou nos comentários do post, é importante que o cliente receba atenção especial e rápida.

Os negócios imobiliários acontecem na velocidade da internet, demorar mais de 1 hora para atender a solicitação de um cliente é tempo mais que suficiente do seu concorrente se fazer presente e de forma mais eficiente.

Anunciou? Acompanhe de perto o desempenho do seu anúncio. 

Instale o pixel do Facebook

Pixel? Oi? O quê?

Ações de Marketing Imobiliário feitas para corretores de imóveis de alta performance têm o pixel do Facebook.

O Pixel do Facebook é o código para gerar relatórios de conversões, criar públicos e obter informações importantes sobre como as pessoas usam seu site.

Instalar o pixel no Facebook não é simples, mas, faz muita diferença na análise e mensuração de resultados.

O Facebook garante: com o pixel do Facebook você pode:

  • Medir conversões entre dispositivos e ver como seus clientes transitam entre dispositivos antes da conversão;
  • Otimizar a veiculação para pessoas mais propensas a agirem e garantir que seus anúncios estejam sendo vistos pelas pessoas mais propensas a executarem a ação desejada, como comprar ou preencher um formulário;
  • Criar automaticamente públicos para visitantes de sites para redirecionar;
  • Criar Públicos Personalizados para as pessoas que executam ações específicas em seu site, como visitar uma página do produto, adicionar ao carrinho ou comprar um produto;
  • Crie Públicos Semelhantes. Encontre mais pessoas parecidas com seus melhores clientes.
  • Execute anúncios de produtos dinâmicos. Crie anúncios relevantes e oportunos no Facebook com base nos produtos que as pessoas acessaram no seu site.

Ferramentas de Análise e Mensuração de Resultados

O próprio Facebook te dá um balanço geral com dados do desempenho do seu anúncio, mas, se você quiser algo mais completo e entender melhor o seu ROI – Retorno sobre o investimento – sugiro o Google Analytics.

Trata-se de um gerenciador de ações de marketing gratuito e mais completo.

Ela gera uma infinidade de dados que te auxiliam na formulação dos seus futuros anúncios de imóveis no Facebook.

De onde vem, a que horas, por quanto tempo navega e interage com a sua publicação e mais uma série de informações importantes sobre as suas ações.

Lhe adianto que, diferente do Facebook, não é uma ferramenta tão intuitiva e amigável, mas, vale muito a pena ter acesso às informações geradas pela ferramenta.

É ela que lhe dará um norte para as estratégias das suas futuras iniciativas de marketing imobiliário.

A diferença do sucesso entre um anúncio de imóveis no Facebook e outro está no plano estratégico utilizado para alcançar um objetivo.

As ferramentas para alavancar os seus negócios estão ao seu alcance. Dedique-se ao conhecimento e coloque em prática.

Ah, depois volta pra me contar como estão as coisas por aí, combinado?

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