Como a sua imobiliária deve se comportar nas redes sociais é a resposta para o: – “Eu posto, posto, posto e vender que é bom? nada!
Então, anota aí: não basta postar, tem que saber o que postar. Tem que saber como a sua imobiliária deve se comportar nas redes sociais.
O assunto de hoje é pra você que já está desacreditado do poder do marketing digital, das redes sociais para vender mais imóveis e que já se convenceu de que o Facebook e o Instagram não são para a sua imobiliária.
Definitivamente, você está fazendo (e pensando!) isso errado!
Eu posso até ser suspeita em falar, mas, tenho como provar 😉 Dados de uma pesquisa recente feita pelo Cuponation, apontam que:
- Nós, brasileiros, somos o 4º país no mundo com mais usuários no FB;
- Somos mais de 120 mi de contas ativas por lá;
- Em abril deste ano, o FB foi a rede social mais acessada do mundo. A frente de Youtube e até mesmo do nosso inseparável WhatsApp;
Resumindo: está todo mundo lá!
Agora pensa comigo: onde você acredita que está o seu potencial cliente?
Online! A resposta é online, nas redes sociais.
Seu cliente está online, navegando pelas redes sociais, mais precisamente no Facebook e no Instagram.
– Ah, mas as pessoas estão lá não para comprar imóvel.
É aí que você se engana, caro corretor!
Hoje em dia, as pessoas estão lá para tudo: rir dos memes, compartilhar momentos, conhecer produtos e pessoas, saber o que as outras pessoas falam de produtos e empresas que elas se interessam – já ouviu falar em reputação nas redes sociais?
Eh, é muito mais amplo do que você imagina.
Entenda de uma vez por todas: as redes sociais são hoje a maior e melhor vitrine que todo e qualquer produto pode ter, inclusive, imóveis.
Acessível ao extremo e muito democrática, trata-se de uma ferramenta de alcance ilimitado que, quando utilizada da maneira certa, leva negócios a patamares inimagináveis.
Em um “cenário ideal”, eu lhe recomendaria passar a bola pra quem entende do assunto, um profissional da área, um Social Media.
Mas, pensando em quem ainda não pode investir na terceirização desta mão de obra, trouxe o tema aqui para batermos um papo e juntos entendermos como a sua imobiliária deve se comportar nas redes sociais.
Já que falamos em reputação, vamos começar a estratégia de marketing digital para as redes sociais da sua imobiliária por aí.
Você já deve ter ouvido falar que a “a Internet é terra de ninguém”. E, a grosso modo (ou longo prazo!) é mesmo.
Pois mesmo que caiba um processo por crime digital ou algo parecido, até ser resolvido, o estrago tá feito!
A velocidade com as coisas andam na web tem seus bônus e ônus. Vale ressaltar!
E a reputação da sua imobiliária, muitas vezes construída ao longo de anos de trabalho, pode ser abalada ou até mesmo destruída com um post negativo ou uma nota ruim.
Para que isso não aconteça, o cuidado deve ser offline.
As pessoas insatisfeitas levam suas queixas de empresas para as redes sociais em situações que aconteceram offline, geralmente, no atendimento ao cliente.
Também por isso, se atente ao atendimento ao cliente e na condução de processos, até mesmo os mais rotineiros.
Costumo dizer que a experiência pode nos colocar no modo automático e nos levar ao erro.
Cuide dos bastidores, do offline, para que falhas não tomem maiores proporções no online.
Agora, vamos para a prática!
Antes, só um adendo importante sobre como a sua imobiliária deve se comportar nas redes sociais:
- Sua imobiliária é uma empresa. Empresas têm Fan Pages, não perfis.
Vamos lá!
A sua imobiliária deve se comportar nas redes sociais como um e-commerce, uma loja virtual.
Como falei anteriormente, as redes sociais são vitrines virtuais e merecem todo o cuidado que um expositor no melhor ponto comercial da cidade recebe.
Antes de preparar a sua vitrine virtual, ou seja, de postar seus produtos, saiba com quem você está se comunicando e com quem quer se comunicar.
Defina a persona da sua imobiliária
Persona é a personificação do cliente ideal, o lead qualificado, o cliente quente, que realmente quer comprar um imóvel naquele momento.
Defina a persona da sua imobiliária e poste, exponha seus produtos na sua vitrine para atrair e dialogar com a sua Persona.
Se ficar com alguma dúvida sobre persona, em “Como criar uma persona no marketing imobiliário” tem mais detalhes. Dá uma olhadinha!
É hora de expor seus produtos/imóveis na maior e melhor vitrine do mundo!
Mais do que nunca invista em fotografia imobiliária
Digo e repito: fotos atraem, são como um imã de cliente. Foto vende!
E o que são boas fotos? Dentre outros pontos, são fotos:
- De resolução boa, nítidas;
- De ambientes claros;
- Que mostrem bem os ambientes;
- Limpas – não poluídas visualmente.
- Que enriqueçam o imóvel.
Descrição completa, rica em detalhes
Descreva bem o imóvel a venda, com uma riqueza de detalhes que fazem dele um produto diferenciado da sua loja/imobiliária.
- Valores;
- Formas de pagamento;
- Metragem;
- Número de cômodos;
- Localização;
- Se fica mobiliado;
- IPTU;
- Condomínio
Enfim, tudo que for relevante na decisão de compra do imóvel deve estar lá.
Atenção: isso não exclui os clientes, isso filtra os clientes e te traz os que, de fato, têm interesse no imóvel.
Tempo de resposta
Tempo de resposta é decisivo na vida, imagina nas redes sociais.
Se atente para isso e, com o aumento do volume de interações nos posts, inbox etc., cabe ter alguém cuidando disso com cuidado e carinho que uma boa estrategia de marketing exige.
Tempo de resposta é decisivo no sucesso das vendas. Não esquece disso nunca!
Constância: poste com frequência
Postar uma vez por semana ou a cada 15 dias não vai te ajudar em muita coisa.
Se organize e post todos os dias, mais de uma vez ao dia se possível.
O Facebook permite o agendamento das postagens. Não tem desculpa.
Para o Instagram, há ferramentas para isso também. Dá uma pesquisada!
Os famosos algoritmos das redes sociais vêem isso com bons olhos. #FicaDica
Por fim, duas dicas extras de como a sua imobiliária deve se comportar nas redes sociais:
Sugestões de conteúdos que não têm erro:
- Imóveis a venda e locação
- Imóveis vendidos e locados – isso traz autoridade para a sua imobiliária
- Frases motivacionais e de humor – as pessoas compartilham, interagem e traz leveza ao feed. Mas não exagere!
- O Time – falar um pouco da sua equipe, o seu time de corretores de imóveis também é bacana e eles adoram esse gesto de carinho. É motivacional!
Conteúdos que você deve evitar:
- Política;
- Religião
- E time do coração.
Regrinha básica pra manter o respeito mútuo e evitar uma crise de imagem, combinado?
Não entre em polêmicas. Foca na venda!
Se fizer sentido pra você, use também no seu perfil profissionais.
Coloca essas dicas em prática e volta aqui pra me dizer se deu certo.
Se ficou com alguma dúvida, navega pelo nosso blog que tem muuuito material sobre marketing digital, ou deixa nos comentários e vamos nos falando.
12 respostas
É muito boa as dicas que postaram
Oi Oromar.
Como vai?
Obrigada pela interação!
Um abraço.
Bom dia Letycia Queiros, estou bem feliz e maravilhado com um conteúdo riquíssimo, muito obrigado!
Que feedback especial.
Fico muito feliz em ajudar com o meu trabalho.
Fique por aqui com a gente que sempre tem conteúdo novo, criado para ajudar vocês de alguma forma.
Um abraço!
Gostei, muito esclarecedor, Vou acompanhar.
Oi Renael.
Continue com a gente.
Sempre tem conteúdo novo!
Um abraço.
Muito bom, gostei!
Oi Antônio.
Que bom que gostou!
Um abraço.
Olá, muito enriquecedora suas dicas, algumas eu já utilizo, outras colocarei em prática.
Depois volto com resultados.
Oi André. Como vai?
Que bom que gostou e vai implementar.
Testa sim e me diz.
Um abraço e bons negócios.