Tem muito corretor de imóveis que faz o seu próprio marketing imobiliário e isso é ótimo.
Ele estuda, entende as melhores práticas e, por ainda não estar no momento de terceirizar essa etapa do processo, coloca a mão na massa.
É isso aí, corretor! Fazendo o melhor com o melhor que você tem, em busca dos melhores resultados sempre. Apoiado!
Acontece que é vendedor e marketeiro todo mundo tem um pouco, não é mesmo?
E essa máxima traz consigo chances enormes de erros fatais, por exemplo, no marketing imobiliário.
O que é extremamente comum, mas cabe a nós identificar e aprender com os erros para não cometê-los novamente.
Afinal, a sua expertise é vender imóveis e fazer o seu próprio marketing imobiliário é uma estratégia pontual que, com o tempo, será entregue a um profissional da área.
Pensei neste corretor de imóveis, aquele que faz o seu marketing imobiliário e, naturalmente, pode estar cometendo erros fatais e não os identificando, separei aqui uma lista de práticas ruins de marketing imobiliário.
Uma lista com erros fatais no marketing imobiliário que podem estar impedindo a conquista de melhores resultados.
1º erro fatal no marketing imobiliário – excesso de comunicação
Como diria a minha mãe: tudo que é demais, sobra!
E isso vale até para as ações de marketing imobiliário, sabia?
Quando mandamos e-mail demais, mensagens via whatsapp, SMS e push notification demais, ligamos demais, enfim, quando acionamos demais o cliente, fatalmente, acabamos o incomodando e correndo sérios riscos de sermos encarados de uma forma equivocada, como, por exemplo, inconvenientes e desesperados por vender.
Vender é uma consequência. Saber qual o momento do cliente na jornada de compra e respeitar isso é fundamental, sobretudo, para uma boa e eficiente comunicação com ele.
Mas, Marlon, qual a periodicidade ideal para o envio de e-mail, para mandar um alô no Whatsapp etc?
Não há uma regra e ciência exata para isso, o ideal mesmo é ter tato e bom senso, principalmente, em canais de comunicação tão ‘particulares’ (todos são!) como o Whatsapp.
Mas, para o uso do Whatsapp ficam algumas dicas extras:
- Envie uma mensagem antes de ligar
- Visualizou e não respondeu, mantenha a calma e entenda se vale ou não e quando vale acioná-lo novamente. Nem sempre uma ignorada significa o fim, mas, fique atento.
- Transmissão: comunicação em massa tem que ser estratégica e oportunidade. Do contrário, só gasta cartucho e incomoda. A pessoa recebe e ignora por completo. Nem lê!
- Áudios que mais parecem podcasts. Nem acelerando o cliente atura!
- Textão não funciona mais nem em homenagens, viu? Seja sucinto, claro e objetivo.
2º erro fatal no marketing imobiliário – comunicação não segmentada
Quem fala a mesma coisa com todo mundo, não fala com ninguém. E isso vale para transmissão via Whatsapp, SMS ou e-mail marketing.
Segmente a sua comunicação, o seu conteúdo. Dê a Paulo o que é de Paulo, como dizem por aí!
Aos clientes que buscam por imóveis na planta, divulgue suas oportunidades de negócios de imóveis na planta.
Aos clientes que buscam por imóveis Casa Verde Amarela, antiga minha Casa Minha Vida, apresente boas oportunidades dentro destas características.
Segmentar é ser assertivo, otimizar tempo, trabalho e demonstrar que você realmente ouviu e entendeu as necessidades do seu cliente.
Mas, Marlon, às vezes o cliente aceita propostas diferentes.
Sim, aceita. Mas, converse com ele se ele está realmente disposto a estudar propostas um pouco além do que ele, de fato, tem interesse, combinado?
3º erro fatal no marketing imobiliário – focar só em um canal
Em time que está ganhando se mexe sim, ou seja, mesmo que o seu marketing imobiliário via redes sociais esteja excelente, não é o ideal você focar e concentrar todo o seu tempo e investimentos só nele.
Diversificar é palavra de ordem na economia e no marketing.
Teste, mude, alterne suas ações de marketing em outros canais de comunicação com o potencial cliente.
Tudo bem manter a maior parte no que está te trazendo resultados, mas fechar os olhos para outras iniciativas é um erro que pode ser fatal.
Aquela antiga frase “Eu sempre vendi assim!” não pode fazer parte do seu repertório, ok?
Esteja aberto ao novo, ao desconhecido e assim estará aberto também a novas oportunidades de bons negócios. Pense nisso!
4º erro fatal no marketing imobiliário – não trabalhar o marketing pessoal
Recentemente falamos por aqui da importância do marketing pessoal como ferramenta de sucesso, ganho e reforço de autoridade e tudo mais.
Muitos corretores de imóveis restringem as suas iniciativas de marketing imobiliário a divulgação da sua carteira de imóveis.
Um erro que pode ser fatal sim, afinal, pessoas compram de pessoas, lembra disso?
Não há marca mais poderosa que a sua imagem. Trabalhe ela e potencialize os seus resultados em vendas.
Em tempo, o post sobre esse assunto é esse aqui: Marketing pessoal para corretores de imóveis: invista nisso! . Leitura obrigatória depois daqui 😉
Será que você está cometendo algum desses 4 erros fatais no marketing imobiliário?
Ou algum outro que não citamos aqui, mas você já identificou como um erro?
Compartilha com a gente e vamos enriquecer essa lista de dicas do que não fazer juntos.
A rotina pode ser também armadilha para os processos repetitivos como os do marketing imobiliário.
É comum entrarmos no modo automático e seguirmos praticando ações que já não dão mais resultado e não percebemos.
Por isso, sempre vale trazer aqui dicas como essas para despertar em você insights, reflexões e análises que fazem sentido e te conduzem a mudança de comportamento.
Por essas e outras, compartilhe esse conteúdo com seu time e outros colegas de profissão, isso pode fazer total sentido para eles e mudar os seus resultados em vendas.
Bons negócios!