Oi Corretor. Como vai?
Sempre que falo em foto de imóveis reforço que foto vende. Foto é o que atrai a atenção de imediato do cliente, como um imã.
As fotos são a representação do seu produto na sua vitrine. Nos dias de hoje, com o mundo digital a todo vapor e as redes sociais como a principal vitrine das imobiliárias é preciso investir pesado nisso.
E quando eu falo em investir não me refiro única e exclusivamente a dinheiro.
Claro que se você puder ter fotos profissionais dos imóveis da sua carteira, maravilha. Este é mundo ideal e eu te garanto que você vai vender mais com isso.
Acontece que a grande maioria não pode contar com um fotógrafo profissional e acabam eles mesmos fazendo as fotos do imóvel na hora da captação.
Tem um post recente aqui no blog sobre como captar imóveis em meio a Pandemia, onde eu abordo algumas dicas importantes que refletem no resultado da foto do imóvel, como agendar previamente essa sessão em imóveis que tem moradores.
Chegar de surpresa para fazer as fotos do imóvel é desagradável e pode não render boas fotos. A casa pode estar desarrumada, o dia ruim, com visitas etc.
São muitos os motivos pelo qual se deve preparar o cenário/o imóvel para ter bons resultados. Saindo daqui, passa nesse post. Tem mais dicas sobre isso por lá!
Agora, eu separei 4 dicas sobre fotos de móveis para você colocar em prática e vender mais.
Boas fotos de imóveis >> Anúncios mais atrativos >> mais clientes >> mais vendas.
Esse é o caminho. Então, vamos as dicas:
1.Agende as fotos do imóvel com antecedência
Já chegou em uma casa ou apartamento para captar e deu de cara com um imóvel todo bagunçado, sujo e no meio da rotina da família, já pedindo desculpas por atrapalhar?
Quem nunca, não é mesmo?
Não tem por que você passar por isso, mesmo querendo somente fazer o seu papel de corretor de imóveis que vai ajudar a vender aquele imóvel.
O clima é constrangedor e as fotos do imóvel não saem boas.
Agende com antecedência e, se possível, tenha um documento de orientação sobre este dia, para que você não precise dizer ao cliente: – arrume a sua casa!
Não seja indelicado. Tenha um documento explicando gentilmente a importância da sua ida ao imóvel para fazer estas fotos e que precisa da ajuda deles neste sentido.
Uma dica para este documento de orientação ao cliente sobre as fotos do imóvel é que nele tenha imagens de ambientes arrumados e bagunçados fazendo um comparativo.
Nem sempre dá certo e caso não dê, se atente para:
- Roupas e calçados no chão, no sofá, na cama.
- Banheiros com peças íntimas.
- Vassouras, rodos etc.
- Louça na pia, na mesa.
- Pessoas nos ambientes. Já vi foto de imóveis com pessoas sentadas no sofá ou passando pelo ambiente. Não fica bom!
Não é uma questão de chatice, mas de exigência com a qualidade do trabalho.
2.Faça fotos de imóveis de dia
Luz, iluminação, claridade. Não estou te pedindo pra levar uma iluminação extra como os fotógrafos profissionais, não.
Estou te orientando para agendar as fotos de dia, com a luz do sol e buscar essa iluminação nos seus registros: abra as janelas, as cortinas e procure o melhor ângulo do ambiente.
3.Invista em bons equipamentos
Não precisa sair correndo agora em uma loja e comprar uma câmera fotográfica semi profissional de R$5 mil. Mas, se planeje para ter um bom equipamento para isso.
Sei que os celulares hoje em dia cumprem bem esse papel e são, sem dúvidas, a principal ferramenta para as fotos de imóveis, mas, não são o ideal e já que estamos falando de dicas para melhores fotos de imóveis… invista em uma máquina fotográfica de manuseio simples e com resultados bacanas para você fazer boas imagens dos imóveis.
4.Quando o cliente manda as fotos
É muito comum que o cliente lhe envie fotos do imóvel dele e tem muita gente que faz um trabalho bacana neste sentido. Arruma a casa e com o seu celular faz fotos legais.
Ou ainda aqueles que relutam pela sua visita “só” para fazer as fotos. Então, não se indisponha com o cliente, apenas o oriente sobre como tirar as fotos.
Aqui também cabe aquele documento de orientação sobre as fotos do imóvel e você reforçando sobre a luz, o enquadramento e os ângulos dos ambientes que precisam ser registrados etc.
Aguarde os resultados e, se necessário, peça novas fotos ou mais uma vez, se coloque à disposição para fazer estes registros. Quem sabe rola, não é mesmo?
Corretor de imóveis não é fotógrafo e nem precisa se tornar um, mas, quando sabemos desenvolver habilidades que podem contribuir com o nosso dia a dia e o melhor, com os resultados finais do nosso trabalho, faz muito sentido, concorda?
Dedique as fotos do imóvel como parte fundamental no processo de venda. Elas são mesmo!
Tem alguma dica extra ou vivência interessante sobre o assunto para compartilhar com a gente? Tenho certeza que sim. Divide com a gente nos comentários!
Até a próxima.
26 respostas
concordo com o que vocês falaram, mas muitas vezes, tenho certeza o próprio cliente não ajuda e depois reclama da demora da venda. Claro que, tem varias razões, mas umas fotos bem tiradas até com um celular bom, ficam ótimas. melhores que mandadas pelos clientes. Pois, eles mostram coisas que as vezes nem ficam no imóvel. E MAS UMA COISA, NOSSE CRECI, NEM DÁ UMA MÃO PARA UM CURSO DE FOTOGRAFIAS COM O CELULAR.
Oi Cesar. Tudo bem?
Vale um email para o seu CRECI perguntando a respeito. Quem sabe, não é mesmo?
Um abraço.
Excelente artigo! Preciso providenciar o documento orientando o proprietário a preparar o imóvel para as fotos. Eu fiz um curso de Fotografia Imobiliária na plataforma EaD do Creci com email .org, mas é bom sempre se atializar.
Muito inrteressante, gostei!
Valeu, Rose. Abraço.
gostaria de receber sempre informações sobre fotografias sou corretor de imoveis e gostaria de aprender a bater fotos de imoveis
Oi Paulo. Temos alguns artigos por aqui no nosso blog que podem te ajudar. Dá uma navegada e qualquer coisa, chama a gente no chat e batemos um papo.
Um abraço.
gostaria de receber sempre informações sobre fotografias sou corretor de imoveis e gostaria de aprender a bater fotos
Oi Paulo.
Fica por aqui que falamos de tudo um pouco, sempre com foco em ajudar o corretor de imóveis a vender mais.
Conte com a gente para o que for preciso.
Um abraço.
Muito boa as suas dicas. Obrigada
Valeu, Rita.
Um abraço.
Olá, Gostei muito das dicas e vou aplicar e reforçar esses posicionamentos tanto nos ambientes como com os clientes.
Agradeço e certamente vou melhorar muito com essas atitudes.
Obrigado Fernando Paiva
Isso aí, Fernando.
Um abraço e bons negócios.
Bom dia Marlon!
Muito obrigado pelas dicas, este processo de fotos de imóveis, tenho procurado buscar os melhores ângulos, como também orientado aos proprietários seguir este padrão.
Oi José!
Nós que agradecemos você por aqui.
Um abraço.
Se for tirar fotos de áreas comuns de condomínios, além das dicas sobre claridade, etc, atente para não sair imagens de moradores, prestadores de serviços na foto. além de não ser adequado, corre-se o risco de alguém questionar ou até processar por uso indevido de imagem.
Bem lembrado, Nivaldo.
Obrigada por complementar.
Um abraço.
Muito bom artigo. Boas dicas para captação e divulgação da venda do imóvel. Parabéns e grato pelas dicas.
Obrigada, Ademir.
Um abraço.
Muito boa as dicas, hoje ja fazemos fotos com mais qualidade
Oi Carlos. Como vai?
Que bom que gostou das dicas.
Feliz em saber que você se dedica as fotos de imóveis. É disso que o mercado precisa!
Um abraço.
bom, boas dicas mesmo, em meus 10 anos de trabalho ja ví tanta coisa.
Oi Otoniel. Tudo bem?
Que bom que gostou das dicas.
Também vemos muitas práticas ruins… vale sempre compartilhar ajuda para melhorar o mercado.
Um abraço.
Bons pontos. Se me permitirem, uma dica adicional: saio do costume de tirar a foto na posição em pé….se abaixe, deite ou suba em algo…ângulos diferentes trazem resultados diferentes e interessantes.
Boas dicas, Aires.
Valeu!
Volte sempre por aqui, hein?!?!
Abraço.
Excelente artigo! Preciso providenciar o documento orientando o proprietário a preparar o imóvel para as fotos. Eu fiz um curso de Fotografia Imobiliária na plataforma EaD do Creci com email .org, mas é bom sempre se atializar.