Oi Corretor. Tudo bem por aí? Hoje o papo por aqui é marketing imobiliário, mas, em especial, com quem ainda não começou a investir nisso na sua imobiliária.
Sim. Tem muito corretor de imóveis e imobiliárias que ainda não fazem marketing imobiliário e por uma série de motivos: medo, falta de conhecimento, tempo etc.
E todos eles têm razão nisso! O marketing imobiliário é muito eficiente sim, mas, é preciso ser feito da forma correta.
Dividimos o caminho para você começar a fazer marketing digital na sua imobiliária em 4 pilares. São eles:
1 – O Produto
Qual o nicho de imóvel, o nicho de mercado que a sua imobiliária deseja atuar fortemente?
- Alto padrão
- Rural/sitios
- Comercial
- Minha Casa, Minha Vida
- Usados
- Lançamentos
- Entre outros.
Defina um nicho mercado para, então, criar uma audiência direta com o seu público e traçar uma estratégia de marketing imobiliário assertiva.
Essa informação é a base para traçar sua estratégia de conteúdo e comunicação com sua audiência.
Conheço diversos corretores que atiram para todos os lados, comercial, rural, locação, lançamento e dessa forma nunca conseguem uma comunicação direta e assertiva com sua audiência.
2 – O Público Alvo e a Persona
Depois de definir o seu nicho de mercado, você deve entender melhor quem é o público alvo e a persona dele, ou seja, com quem você vai se comunicar!
Aliás, você sabe a diferença entre Público Alvo e Persona?
Falamos sobre isso em “Como criar uma persona no Marketing Imobiliário“. Vale a pena ler e entender a fundo esta etapa do processo.
De um modo geral, Público Alvo é um grupo de pessoas, de potenciais clientes e, a Persona, a personificação do seu cliente ideal, algo com características bem definidas mesmo, no detalhe, como falamos no conteúdo que indicamos acima.
3 – A estratégia: hora de planejar as ações de marketing imobiliário
Com estes dois pilares definidos, Nicho de Mercado e Público Alvo e Persona, é hora pensar na sua estratégia de marketing imobiliário.
Você precisará definir estratégias em diversos âmbitos, mas de um modo geral podemos citar
Conteúdo
Estratégia de conteúdo: tudo o que você vai comunicar ao seu cliente. Qual o tipo de conteúdo, onde você vai publicar e qual a frequência.
- Canais: Facebook, Instagram, Blog, Email, Feed/Stories
- Tipo de conteúdo: Videos, Posts, Matérias, Dicas, Carrosséis, Imóveis
- Frequência: Diário, 2x semana, 3x por dia.. (aqui você vai montar seu calendário de postagem)
São muitos os formatos e canais. Cada um deles tem o modelo ideal de acordo com o que falamos na etapa 2: a persona e o público alvo.
Entendeu a importância de ter isso bem pré definido? Maravilha!
Investimento
Defina também a estratégia de investimento: quanto você deve investir em marketing imobiliário, com, por exemplo:
Mão de obra: o time de marketing tem um custo: o designer, redator, o profissional de mídias pagas entre outros.
Aqui é o momento em que você vai definir como vai fracionar e onde vai aplicar seu investimento em marketing, incluindo quanto vai investir em mídias pagas.
Mídias pagas
Aqui merece sua atenção, afinal investir por investir não funciona, é preciso ter uma estratégia, que poderão ser:
- Campanhas de engajamento
- Campanhas de geração de Leads
- Distribuição de conteúdo para criação de audiência
4 – Métricas: analise suas ações de marketing imobiliário
Marketing imobiliário sem acompanhamento não faz sentido. É preciso medir, metrificar todas as ações realizadas do seu plano de marketing imobiliário.
Só assim você conseguirá entender o que está dando certo e o que precisa mudar dentro dele.
Há ferramentas gratuitas para isso, como o Google Analytics e, todos os canais também contam com relatórios de métricas para análise de resultados.
E isso é o mais bacana do marketing digital, tudo pode e deve ser acompanhado de perto e alterado sempre que houver necessidade.
Este é o plano base para você começar a fazer marketing imobiliário para a sua imobiliária.
Então, não tem desculpa! Fez, acompanha, mede e analisa. Refaz a estratégia, coloca em ação, mede e assim por diante. Cíclico!
Então, está pensando em entrar no jogo e fazer marketing imobiliário da sua imobiliária? Defina esses 4 pilares e siga rumo ao sucesso de vendas.
Bons negócios.
2 respostas
Muito boa suas explanações sobre o assunto.
Obrigado José! Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais, diariamente temos novos conteúdos. Abraços e sucesso!