Guia completo para começar com o Marketing Imobiliário

marketing imobiliario

Oi Corretor. Tudo bem por aí? Hoje o papo por aqui é marketing imobiliário, mas, em especial, com quem ainda não começou a investir nisso na sua imobiliária.

Sim. Tem muito corretor de imóveis e imobiliárias que ainda não fazem marketing imobiliário e por uma série de motivos: medo, falta de conhecimento, tempo etc.

E todos eles têm razão nisso! O marketing imobiliário é muito eficiente sim, mas, é preciso ser feito da forma correta.

Dividimos o caminho para você começar a fazer marketing digital na sua imobiliária em 4 pilares. São eles:

1 – O Produto

Qual o nicho de imóvel, o nicho de mercado que a sua imobiliária deseja atuar fortemente?

Defina um nicho mercado para, então, criar uma audiência direta com o seu público e traçar uma estratégia de marketing imobiliário assertiva.

Essa informação é a base para traçar sua estratégia de conteúdo e comunicação com sua audiência.

Conheço diversos corretores que atiram para todos os lados, comercial, rural, locação, lançamento e dessa forma nunca conseguem uma comunicação direta e assertiva com sua audiência.

2 – O Público Alvo e a Persona

Depois de definir o seu nicho de mercado, você deve entender melhor quem é o público alvo e a persona dele, ou seja, com quem você vai se comunicar!

Aliás, você sabe a diferença entre Público Alvo e Persona?

Falamos sobre isso em “Como criar uma persona no Marketing Imobiliário“. Vale a pena ler e entender a fundo esta etapa do processo.

De um modo geral, Público Alvo é um grupo de pessoas, de potenciais clientes e, a Persona, a personificação do seu cliente ideal, algo com características bem definidas mesmo, no detalhe, como falamos no conteúdo que indicamos acima.

3 – A estratégia: hora de planejar as ações de marketing imobiliário

Com estes dois pilares definidos, Nicho de Mercado e Público Alvo e Persona, é hora pensar na sua estratégia de marketing imobiliário.

Você precisará definir estratégias em diversos âmbitos, mas de um modo geral podemos citar

Conteúdo

Estratégia de conteúdo: tudo o que você vai comunicar ao seu cliente. Qual o tipo de conteúdo, onde você vai publicar e qual a frequência.

  • Canais: Facebook, Instagram, Blog, Email, Feed/Stories
  • Tipo de conteúdo: Videos, Posts, Matérias, Dicas, Carrosséis, Imóveis
  • Frequência: Diário, 2x semana, 3x por dia.. (aqui você vai montar seu calendário de postagem)

São muitos os formatos e canais. Cada um deles tem o modelo ideal de acordo com o que falamos na etapa 2: a persona e o público alvo.

Entendeu a importância de ter isso bem pré definido? Maravilha!

Investimento

Defina também a estratégia de investimento: quanto você deve investir em marketing imobiliário, com, por exemplo:

Mão de obra: o time de marketing tem um custo: o designer, redator, o profissional de mídias pagas entre outros.

Aqui é o momento em que você vai definir como vai fracionar e onde vai aplicar seu investimento em marketing, incluindo quanto vai investir em mídias pagas.

Mídias pagas

Aqui merece sua atenção, afinal investir por investir não funciona, é preciso ter uma estratégia, que poderão ser:

  • Campanhas de engajamento
  • Campanhas de geração de Leads
  • Distribuição de conteúdo para criação de audiência

4 – Métricas: analise suas ações de marketing imobiliário

Marketing imobiliário sem acompanhamento não faz sentido. É preciso medir, metrificar todas as ações realizadas do seu plano de marketing imobiliário.

Só assim você conseguirá entender o que está dando certo e o que precisa mudar dentro dele.

Há ferramentas gratuitas para isso, como o Google Analytics e, todos os canais também contam com relatórios de métricas para análise de resultados.

E isso é o mais bacana do marketing digital, tudo pode e deve ser acompanhado de perto e alterado sempre que houver necessidade.

Este é o plano base para você começar a fazer marketing imobiliário para a sua imobiliária.

Então, não tem desculpa! Fez, acompanha, mede e analisa. Refaz a estratégia, coloca em ação, mede e assim por diante. Cíclico!

Então, está pensando em entrar no jogo e fazer marketing imobiliário da sua imobiliária? Defina esses 4 pilares e siga rumo ao sucesso de vendas.

Bons negócios.

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