Período de baixa nas vendas: 3 caminhos para mudar este cenário

marketing imobiliario


Toda imobiliária passa por um período de baixa nas vendas, infelizmente.

Isso é comum e muito natural em um mercado como o imobiliário, onde a concorrência é acirrada e uma série de fatores externos influenciam diretamente no seu cenário.

Da economia ao calendário nacional, tudo pode impactar a venda de um imóvel.
O que dizer de uma Pandemia, então?

Embora o mercado tenha reagido bem aos impactos negativos que o vírus chinês nos trouxe, de imediato, como todo e qualquer segmento o medo e as incertezas contribuíram sim para um período de baixa nas vendas de imóveis.

Mas, o susto passou e a retomada foi rápida, mostrando uma reação surpreendente do mercado imobiliário em combate a uma possível crise no segmento.

Passado o período de retração, o mercado seguiu as mudanças do mundo no que diz respeito a morar e se reinventou.

Podemos dizer que fizemos do limão uma limonada. Entendendo o que essa mudança de comportamento da sociedade trouxe consigo, se adequando a tudo isso e criando oportunidades.

Falamos exatamente sobre isso em “O mercado imobiliário na Pandemia”. Vale a pena dar um pulo lá depois.

Espero que faça sentido pra você também, assim como fez para dezenas dos nossos leitores!

Hoje, estamos caminhando para um “novo normal” e muitas lições aprendidas lá no comecinho da Pandemia podem ser úteis para toda vida, sobretudo, a importância de estar aberto ao novo e de se adaptar sempre que for necessário.

Assim são os tempos de crise, como os de baixa nas vendas de imóveis, um momento em que é necessário parar, analisar e estudar novos caminhos rumo a mudança de cenário.

Período de baixa nas vendas: 3 caminhos para mudar este cenário

Já comentei com vocês aqui no Blog algumas vezes sobre “entrar no automático”, lembra?

Períodos de baixa nas vendas de imóveis merecem esse estalo para que você e seu time de reavaliem e estudem no que e onde podem estar errando, fazendo com as vendas não aconteçam.

Pode não ter nada de errado e ser somente uma fase mesmo.

Mas pode ter uma ou mais coisas sendo feitas de forma equivocada e impactando diretamente nos seus resultados. Pensa nisso!

Vamos as dicas!

1- Gestão de equipe e de processos – como você tem acompanhado o seu time de corretores de imóveis e o trabalho que eles desenvolvem?

Não me diga que você só para pra ver isso quando chega a esse ponto, onde a queda no volume de vendas fica nítida no financeiro da imobiliária?

Este é um erro que pode ser fatal. Você precisa contar com um bom software para imobiliárias que te auxilie na gestão da imobiliária, do seu time etc.

Só assim você poderá fazer uma análise de onde podem estar errando e como agir para reverter esse quadro.

Do contrário, sua imobiliária vai ficar sempre contando com a sorte da maré ruim passar.
Eu até acredito que a fé move montanhas e pode te ajudar e muito, mas, é preciso fazer a nossa parte, não é mesmo?

2 – Parcerias imobiliárias – Recentemente fiz um post falando sobre o quanto as parcerias imobiliárias têm contribuído para o mercado e nos resultados de corretores de imóveis.

Você tem o imóvel e o seu colega de outra imobiliária o cliente, por que não se unirem e fecharem essa venda?

Todo mundo sai ganhando, mesmo que menos que em uma venda sozinho, é válido!

Tem muita gente se dando bem com parcerias imobiliária e contei mais sobre isso aqui.
Vem dar uma olhadinha nos números que eu trago nesse post sobre parcerias imobiliárias em plena Pandemia. Surpreendente!

As parcerias imobiliárias têm uma série de vantagens e devem ser levadas em conta sempre, não apenas em períodos de baixa nas vendas dos imóveis.

3 – Intensifique as ações de marketing imobiliário – como estão as suas divulgações, o marketing digital da sua imobiliária?

Ainda “é a mocinha do Facebook” que mexe com isso ou você está encarando e investindo nisso com o mesmo profissionalismo que você encara a venda e compra de um imóvel?

Não dá mais para tratar o marketing digital da sua imobiliária como “postizinhos” nas redes sociais. Ele precisa ser estratégico, sobretudo, em tempos de crises.

Cuide ou invista em alguém que entenda do assunto para te ajuda com isso. Invista, a palavra que ilustra perfeitamente o que eu quero dizer.

Encare/entenda isso como um investimento no seu negócio. Nunca como um custo a mais com algo que qualquer um pode fazer.

Anota aí: NÃO É SÓ UM POSTZINHO!

Assim como eu abri o post de hoje, tempos de crise existem e em dado momento toda empresa passa por isso.

Só não pode ficar de braços cruzados esperando a nuvem cinza passar, pois, se tiver algum problema que atrai essa nuvem, os períodos de crise serão mais constantes e a saúde financeira da sua imobiliária vai embora.

Sem falar no clima, na saúde mental e em uma série de outros fatores que os momentos difíceis nos trazem, não é mesmo?
Então, é o seguinte:

Poxa, faz um tempão que eu não vendo nada. O que será que está acontecendo?

Pare, pense, analise, refaça os caminhos com olhar criterioso, encontre algo para melhorar e reaja.

Potencialize suas divulgações dos imóveis e procure por parceiros, esteja aberta ao novo ou pouco provável.

Como estão as vendas por aí? Espero que em alta, muito em alta!

Compartilha com os colegas este post, pode ser que algum deles estejam precisando!

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