A placa de venda de imóvel ainda funciona sim e muito, principalmente, para propagar o nome da sua imobiliária e reforçar a sua autoridade no segmento na região.
Mas, como em toda ação de marketing on e offline, requer alguns cuidados, sobretudo, de análise de perfil de imóvel, de público etc.
Definitivamente, a placa imobiliária não é para todo tipo de imóvel, muito menos para todo tipo de cliente.
Muito corretor de imóveis abriu mão da placa imobiliária, acreditando que ela caiu em desuso e perdeu a sua eficiência com a consolidação do marketing digital e as vendas pela internet.
É verdade que os canais digitais de divulgação de imóveis como os portais imobiliários, sites imobiliárias e, principalmente, as redes sociais são hoje as ferramentas mais potentes para a atração, captação e conversão de clientes.
Mas, as placas de venda de imóveis ainda têm um papel importante e, acredite, estratégico nas ações de divulgação de venda de imóveis.
E é sobre isso que vamos falar por aqui hoje. Puxa a cadeira e senta!
Vem entender melhor isso e voltar a usar as placas imobiliárias que você deixou de lado melhor.
Para que usar placa de venda de imóveis
A resposta para essa pergunta parece óbvia, mas, não é.
A placa de venda de imóveis tem uma série de benefícios que vão muito além do anunciar a venda daquele imóvel.
Com uma placa imobiliária você traz visibilidade não só para o produto, mas também para a sua imobiliária, uma vez que leva as cores e a marca dela.
Se você tem muitos imóveis à venda e para locação em uma determinada região, a placa reforça a sua autoridade como especialistas em compra, venda e locação de imóveis por ali.
As placas espalhadas pelos imóveis à venda e para locação no bairro, vão propagando a sua marca e tornando-a mais popular.
As placas imobiliárias também ajudam na captação de novos imóveis para carteira
Essa popularidade e autoridade que as placas de venda de imóveis geram, acabam atraindo também novos clientes proprietários.
Por exemplo, aqueles que querem vender um imóvel e não têm um corretor de imóveis de confiança, que vêem as mesmas placas imobiliárias por aí e a marca da imobiliária responsável por elas acabou ficando na sua memória.
O quem que ter na placa imobiliária
Uma boa placa de venda de imóvel não precisa ter muita coisa pra ser eficiente.
Aliás, quanto mais clara e objetiva melhor, por isso, utilize placas de venda de imóveis com:
- Nome e Logomarca da imobiliária
- Telefone para contato
- A principal rede social da imobiliária: Instagram, por exemplo
- E, claro, o objetivo da placa: vende-se ou aluga-se
Só isso e o cliente interessado já consegue partir para o próximo passo que é entrar em contato com a imobiliária.
O contato e o objetivo devem estar bem visíveis, por isso, se atente ao tamanho e ao posicionamento da placa imobiliária no imóvel.
QR Code na placa imobiliária?
Claro que sim. Essa opção é super atual e mostra mais uma vez a conexão entre o marketing on e offline.
A tecnologia da modernidade se misturam com o que nunca sai de moda, muito menos perde a eficiência como as placas de venda de imóveis.
Neste caso, aperfeiçoa o comportamento do cliente que, tende a fotografar a placa para entrar em contato posteriormente com o corretor de imóveis ou imobiliária.
Quem passa e tira uma foto da placa pra entrar em contato, já terá a opção de ir direto para o site da imobiliária, para o WhatsApp do corretor de imóveis responsável ou para o anúncio do imóvel em uma landing page, para a captação do lead.
Há infinitas possibilidades com o QR Code, que podem e devem ser alinhadas a uma estratégia de marketing imobiliário digital.
Como eu disse anteriormente, o online e o offline podem caminhar juntos, potencializando ações de marketing eficientes, cada uma dentro das suas possibilidades. Pense nisso!
A placa de imóveis não acabou e eu, particularmente, acredito que nunca acabará.
Assim como a TV se adaptou a internet, tudo pode e deve se adaptar também, fazendo bom uso desta potente ferramenta, compartilhando da sua eficiência.
Nada é tão digital que não precise de uma forcinha offline 😉
Em tempo: nem tudo são flores quando se trata de placa de imóveis à venda
Como em tudo na vida, em toda e qualquer profissão e área de atuação, cuidados precisam ser tomados.
E, com as placas imobiliárias não é diferente. Do contrário, os benefícios se tornam prejudiciais à divulgação do imóvel.
O maior cuidado com o uso da placa de venda de imóvel é ser mais uma em meio a multidão, ou seja, pôr mais uma placa de vende-se junto a 3, 4, 5 e até mais placas de outras imobiliárias e corretores de imóveis que também estão trabalhando na comercialização deste imóvel.
Fatalmente, ao se deparar com um imóvel com muitas placas imobiliárias, o cliente leva a crer que é um imóvel ruim para negócio, que ele tem algum problema difícil de resolver, que o cliente proprietário está desesperado pra vender por algo ruim, enfim, um mundo de especulações geradas pela pelo excesso de placas.
Mas, Marlon, quem decide isso é o cliente proprietário e não eu. Ele tem o direito de por placa de todas as imobiliárias e corretores de imóveis que ela quiser e confiou a venda do seu patrimônio.
Tem mesmo. Mas é você, profissional competente e o mais qualificado para atendê-lo, quem vai orientá-lo sobre isso.
Fatalmente, o cliente só acredita que quanto mais placas, mais rápido alcança o seu objetivo de vender ou alugar o imóvel.
Esquece, inclusive, dos quesitos de segurança e das vantagens da venda com exclusividade.
Um ponto importante que você também pode trazer ao cliente como opção segura de transação imobiliária e orientá-lo sobre os benefícios.
Tem um post falando um pouco mais a respeito disso aqui: Como captar imóveis com exclusividade. Dica de leitura obrigatória do corretor de sucesso 😉
Em resumo, a placa de venda de imóveis segue sendo um bom e eficiente recurso de divulgação de imóveis à venda e para locação.
Quando unida a uma boa estratégia de marketing digital ganha ainda mais força.
Resgate suas placas imobiliárias, reveja o seu layout, se os dados que contêm nelas estão atualizados e ‘bora pendurar!”.
E você, corretor, ainda usa a boa e velha placa imobiliária ou concentrou todos os seus anúncios na internet?
Se você faz a segunda opção, saiba que este é um erro gigante. Repense suas estratégicas e una as ações online e offline.
Com as duas caminhando juntas e de forma estrategicamente organizada, você decola nas vendas!
Bons negócios.
8 respostas
Boa tarde.
As placas ainda funcionam, mas muitos prédios não aceitam. Tem prédios que parece árvore de natal com tantas placas de enfeites. As vezes o proprietário vende seu imóvel direto sem o corretor para não pagar a comissão.
Com o avanço da tecnologia precisamos nos aperfeiçoar para vendermos imóveis, caso contrario vamos ficando para atrás. Eu acho que o Zap funciona e também o Instagram, precisamos de um veículo que nos traga resposta rápida para anunciar os imóveis, pois jornais impressos já não tem mais aquela força.
JAIME JACKSON FREIRE
Olá James, tudo bem? É necessário sempre estarmos atentos onde encontra o nosso público para assim adotarmos a melhor estratégia seja no online e off-line. Agradeçemos que compartilhou conosco a sua opinião e continue acompanhando nossas matérias.
Achei interessante o processo online.
Olá Romildo, tudo bem? Agradecemos pelo seu feedback e continue acompanhando nossas matérias. Sucesso
Faltou alertar que na placa, é necessário o numero do Creci da imobiliaria ou do corretor, pois sem essa identificação estamos sujeitos a multas pelo Creci( como aconteceu comigo uma vez).
Eu particulamente não gosto de colocar placa em imóveis ocupados, pois infelizmente tem alguns clientes que tentam negociar diretamente com o proprietário( quando não uma relação sólida entre as partes) ou até mesmo corretores que batem na porta para captarem o imóvel ao invês de entrar em contato com a imóbiliaria e tentarem a parceria.
Fica a dica
Olá Alessandro, tudo bem?
Agradecemos suas dicas é sempre bom receber esse retorno de vocês. Sucesso em seus negócios.
As placas sempre serão úteis, pois prospectam clientes do entorno, que já conhecem a região e estão dispostos a morar por perto.
Os cuidados são permanentes para o Corretor de imóveis, particularmente não coloco placas onde já existem outras.
Respeito é bom e eu gosto!
Sem dúvidas, Orlando!
As placas físicas sempre terão esse diferencial e é preciso adotar um comportamento ético quando se refere ao seu uso.
Continue nos acompanhando aqui no Blog e nas nossas redes https://www.instagram.com/microsistec.com.br/.
Agradeço o comentário
Abraços