Salas comerciais. Você atua bem com esse tipo de imóvel ou só quando aparece?
As salas comerciais foram as que mais sofreram com a pandemia, não é mesmo?
A necessidade de flexibilidade, de se reinventar e de readaptar foi gigantesca tanto para os corretores de imóveis, que precisam encontrar saídas para a crise, quanto para os proprietários, em especial, os de locação.
Mas, como dizem por aí, depois da chuva vem a bonança e quase 3 anos depois da pandemia, o mundo corporativo, agora em novos formatos como tudo e todos no mundo, vem retomando seu novo normal e, com isso, movimentando o mercado de salas comerciais novamente.
Há empresas que estão buscando um espaço menor, pois, com o regime híbrido de trabalho, conseguem reduzir esses custos e comportar seus funcionários de forma confortável em salas comerciais mais enxutas.
Há quem não tenha uma sala comercial e agora que a tempestade passou, está retomando os planos de expansão e precisa de um endereço comercial para os seus negócios.
E, acredite, há também uma galera que vendeu lenço enquanto uns choravam e cresceu muito e, agora, busca uma nova e maior sala comercial.
Enfim, existe um universo de possibilidades de você, corretor que trabalha fortemente com salas comerciais ou pretende dar mais foco nisso, dar um gás nesse tipo de imóvel da sua carteira.
Em tempo, vale ressaltar que existe um diferencial bacana na locação e administração das salas comerciais.
Por serem endereços de empresas, eles tendem a ser inquilinos fiéis, por muitos e muitos anos e isso é extremamente positivo economicamente falando.
No mais, eu trouxe aqui algumas dicas valiosas para você, corretor, que trabalha com imóveis e salas comerciais em geral movimentar mais e melhor a sua carteira de imóveis.
Anota aí:
1 – Estude bem o potencial econômico da sua praça de atuação
Vizinhança, movimento, segurança, transporte etc. Estude com um olhar criterioso os pontos mais relevantes da localização das salas comerciais da sua carteira.
Este é um conhecimento que enriquece o seu atendimento ao cliente e te prepara para ser mais assertivo tanto na hora de ofertar uma sala comercial, quanto para combater as possíveis objeções do cliente.
As leis municipais também precisam estar na cabeça. Há certos tipos de negócios que não são permitidos em determinadas salas comerciais e com essa informação você evita frustrações.
Aliás, toda essa bagagem te ajuda em todo o processo de compra e locação de um imóvel ou salas comerciais.
Desde a captação, passando pela divulgação até a conclusão do negócio com sucesso.
Uma dica extra sobre esses estudos é caminhar pelo comércio local, entender com os próprios olhos o movimento, tomar um café e bater um papo com o pessoal de lá sobre as vendas, o movimento etc.
Essa é uma dica que vale para todo o tipo de imóvel, afinal, quando você conhece bem e acredita no produto que está vendendo, passa mais segurança e confiança ao potencial cliente.
2 – Não tente empurrar uma sala comercial que não é bem o que o cliente queira
Lembra o que falei há pouco sobre uma das maiores vantagens da locação de salas comerciais que é o tempo que ela dura?
Pois bem, os imóveis e salas comerciais em geral são, como o nome já diz, endereços comerciais e, por isso, tendem a ser contratos longos e fiéis.
Quando você tenta empurrar uma sala comercial que não é bem o que o empresário gostaria, você, fatalmente não vai conseguir, pois se tem um cliente que sabe o que procura é o cliente de sala comercial.
E o pior: você vai perder a credibilidade, o encanto e, claro, o cliente.
O locatário de imóveis e salas comerciais sabe exatamente o que procura como endereço para sua empresa.
Estamos falando do seu negócio e ninguém entende melhor a sua necessidade do que ele, então, siga o que ele diz e apresente imóveis e salas comerciais dentro do que ele almeja como endereço e o local de trabalho.
Acredito que este é um cliente com, no máximo, 5% de flexibilidade neste sentido.
3 – Estude também sobre os segmentos que têm perfil para os imóveis e salas comerciais da sua carteira
De forma bem simples e objetiva é: se você tem um ponto comercial perfeito para ser uma farmácia, por exemplo, estude mais sobre o ramo e entenda as particularidades dele.
Pode ter algo ali que derrube essa “certeza” que você tinha sobre as possibilidades que este imóvel tinha como espaço comercial.
Isso te ajudará em todo o processo,lembra? Dos anúncios ao atendimento ao cliente, até a conclusão do negócio.
Há negócios que precisam ter um estacionamento no local.
Você tem imóveis com espaço para estacionamento ou perto de um estacionamento que pode ser conveniado com a empresa?
Esses são estudos – de localização e de área de atuação e segmento – que você que deseja ser um corretor especialista em imóveis e salas comerciais precisa fazer em todos os imóveis deste tipo da sua carteira.
São informações que precisam estar no cadastro do imóvel no seu sistema para que o seu atendimento seja, logo no início, o mais assertivo e cativante possível.
Essas são 3 dicas que podem te ajudar a performar melhor na venda e locação de imóveis e salas comerciais.
Se você já atua bem com esse tipo de imóvel, comente suas experiências com a gente. Deixe nos comentários como você tem sentido o mercado aí na sua praça.
E, se você gosta desse assunto, vou deixar aqui mais alguns materiais sobre salas comerciais como dica de leitura.
1 – Locação de sala comercial: a retomada para bons negócios
2 – Aluguel de imóveis comerciais: como trabalhar?
Vamos, juntos, fazer um mercado imobiliário cada vez melhor para todos.
Bons negócios.