Site imobiliário é a sua carteira de imóveis digital, onde o cliente consegue ver todos os imóveis que você tem disponível para venda, locação, permuta etc.
Como uma vitrine online, um site imobiliário precisa de público (e não é qualquer público!), para que alcance o seu objetivo final que é vender.
Um site imobiliário é uma ótima ferramenta de vendas, mas, para isso precisa ser criado e utilizado da forma certa e estratégica.
E é sobre isso que vamos bater um papo por aqui hoje, no blog da Microsistec.
Puxa a cadeira e vem aprender mais sobre site imobiliário e, claro, vender mais.
Site imobiliário ou redes sociais?
Tem muito corretor de imóveis e imobiliária que abriu mão do seu site imobiliário pelas redes sociais.
Este é um equívoco muito grande e nada estratégico quando se trata de vendas, simplesmente porque um não substitui o outro.
É legítimo todo o potencial das redes sociais para as marcas e a geração de novos negócios, inclusive, no mercado imobiliário.
Alguns corretores de imóveis são tão potentes no Instagram, por exemplo, com milhares de seguidores que se tornaram também micro influenciadores.
Mas, como diria o outro: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
O site imobiliário é uma ferramenta e as redes sociais são outras, complementares, ou seja, dentro de uma estratégia de marketing digital imobiliário, caminham juntas, fortalecendo uma a outra.
As funcionalidades de cada uma delas reforçam a distinção entre elas e dos seus objetivos, por exemplo, a interatividade de um canal e outro é completamente diferente.
Não se comenta ou curte uma publicação em um site imobiliário
No Instagram, por exemplo, não dá pra utilizar links
No Facebook os grupos são recursos exclusivos da rede e muito eficientes
São muitas as particularidades de cada um deles e, por isso, um site imobiliário não substitui as redes sociais e vice-versa.
Esse é um ponto importante que eu não queria deixar pra depois 😉
Agora, vamos às práticas para fazer do seu site imobiliário uma ferramenta de vendas e não só uma carteira de imóveis digital.
Atração de clientes para o meu site imobiliário – Passo 1
Como falamos no início da nossa conversa, um site imobiliário é a versão digital da sua carteira de imóveis.
Se você não apresentar essa sua carteira para ninguém, ela não é nada além disso, logo, não serve pra muita coisa.
Sendo assim, o primeiro passo para a atração de clientes para o seu site imobiliário é divulgá-lo.
Ah, Marlon, mas eu divulgo meu site. Tem o link dele nas minhas comunicações, em tudo o que eu faço eu coloco ‘acesse www.”. Isso eu já faço!
Está errado!
Ninguém vai acessar o seu site porquê você menciona ele nas suas assinaturas de email e nas demais comunicações que faz.
As pessoas devem ser estimuladas a encontrar o que procuram no seu site imobiliário.
Você não vai ao supermercado sem motivo. Você vai lá buscar algo que você precisa e descobre que tem lá.
Assim é a atração de clientes para um site imobiliário. Eles precisam ser estimulados para isso.
E como estimular o potencial cliente a ir ao site imobiliário? Com marketing digital!
Atração de clientes para o meu site via Facebook – Passo 2
Quando eu digo que é um equívoco escolher entre um site imobiliário e as redes sociais é porque, em uma boa estratégia de vendas com ações de marketing digital, elas são ferramentas complementares.
E é bem simples fazer disso uma ação onde uma contribui para a performance da outra, olha só:
No Facebook isso é muito simples e o melhor: eficiente.
1º – Faça parte dos grupos de classificados da região onde você atua
2º – Divulgue os imóveis da sua carteira através do link do imóvel no seu site
3º – Na publicação, use 1 boa foto do imóvel e link do anúncio dele no seu site, informando que é lá que estão mais fotos do imóvel.
ATENÇÃO: Nunca faça isso no Facebook:
1 – Publicar todas as fotos e informações do imóvel no post do Facebook, sem o link para mais informações
2 – Colocar link dos seus anúncios nos Portais Imobiliários que você divulga sua carteira
Marlon, porque não posso fazer isso se o objetivo é vender o imóvel?
Motivo 1
Quando você entrega tudo sem nenhum estímulo para que o potencial cliente entre no seu site ou em contato com você, corretor, se ele for embora, as chances de voltas são mais difíceis.
Motivo 2
Você atraiu o potencial cliente para um canal que não é o site imobiliário com outros atrativos – imóveis semelhantes ao que ele procura – que não são seus. As chances de ele sumir de você por lá são imensuráveis.
Quando você estimula o cliente a sair do seu anúncio tem que ser assertivo e o ideal é que ele seja conduzido para o seu WhatsApp ou para o seu site imobiliário, onde ele pode conhecer outros imóveis da sua carteira.
Atração de clientes para o meu site via e-mail Marketing Imobiliário – Passo 3
Faça uma seleção de imóveis no seu site imobiliário e envie para sua lista de contatos de potenciais clientes.
Se você não tiver essa listagem dividida por tipologia de imóvel que o cliente buscou, crie sessões neste email. Isso irá melhorar a experiência do leitor com as suas comunicações, por exemplo:
Imóveis de 2 dorms até R$ 450 mil.
Apartamentos na Planta – Oportunidade – Pagamento Facilitado
Casas com área de lazer – até R$1.500,000,00
Dá pra segmentar por região, preço e tipologia. Um cuidado que exige um pouco mais, mas torna a ação mais eficiente.
Atração de clientes para o meu site – Passo 4
Verifique como está o seu site imobiliário tecnicamente e verifique se ele atende as diretrizes de SEO, Search Engine Optimization, para otimização de mecanismos de busca
Estar seguindo essas diretrizes é como estar seguindo as leis do Google e atendendo as orientações deles para estar bem posicionado por lá.
E isso, em resumo, significa, aparecer nos primeiros resultados de pesquisas nos sites de buscas.
Não sei se você já se atentou a isso, mas quando fazemos uma pesquisa no Google clicamos sempre nos primeiros links que aparecem como resultado e, por isso, é tão vantajoso estar bem posicionado por lá.
Pagando você também consegue esse resultado, mas, isso é assunto para um outro post, um outro bate papo.
Falamos sobre isso em Anunciar imóveis no Google, no Instagram ou Facebook?. Vale dar uma lida nele saindo daqui 😉
E quais são essas diretrizes de SEO para o seu site imobiliário ser bem visto lá no Google?
Anota aí:
Responsivo
Sabe quando você abre um site no celular e ele desconfigura todinho e você não encontra nada direito por lá? O texto fica torto, as imagens enormes, não dá pra ler etc. Você, fatalmente, acaba saindo dele, não é mesmo?
Esse site não é responsivo e não está preparado para ser acessado com a mesma qualidade de navegação em todos os meios de acesso: smartphones, tablets, notes, Desktop, entre outros.
Isso é uma falha gravíssima para o Google, sobretudo, porque os dispositivos móveis são os meios de acesso a internet mais utilizados em todo o mundo. Falta grave, cartão vermelho do Google que coloca o seu site imobiliário direto no banco de reservas 😉
Usabilidade
Nada mais é do que ser um site imobiliário de fácil navegação, simples, claro e objetivo.
Sabe aquele ditado do “menos é mais”? É sobre isso!
Sites imobiliários poluídos e que não são de usabilidade intuitiva, ou seja, que já no primeiro acesso você já identifica onde está cada informação que você busca, são considerados de usabilidade ruim.
Além do tempo de abertura. Você sabia que sites que levam mais de 3 segundos para abrir são considerados ruins neste quesito?
Viu só como eles são exigentes?!?!
Canais de comunicação com o corretor responsável – botão direto pro Whatsapp e resposta rápida.
Agilidade e eficiência é um combo competente para quem quer vender mais. Fique atento a isso. Muito atento!
Em tempo, o chat convidando para conversar agora mesmo com um corretor precisa ser real, do contrário, é melhor não tê-lo!
Falamos muito sobre isso aqui: Atendimento ao cliente imobiliário: pontos de atenção para vender mais.
Dica Extra e Preciosa sobre site imobiliário:
O passo 4 deveria ser o passo 1 de toda ação de marketing imobiliário que tem o site como ferramenta de vendas.
Costumo dizer que é importante arrumar a casa antes de convidar as visitas 😉
Feito isso, é só colocar em prática as ações de divulgação do seu site imobiliário e boas vendas!