House Flipping e a pergunta que não quer calar é: o que é House Flipping?
House Flipping nada mais é do que comprar um imóvel antigo, cheio de coisas para fazer, reformá-lo e vendê-lo a um bom valor.
Há imóveis que passam por House Flipping que triplicam o seu valor de mercado, sabia?
O House Flipping é uma prática muito comum nos EUA e vem ganhando cada vez mais adeptos aqui no Brasil.
Há pesquisas que mostram que a busca por imóveis mais antigos para reforma e venda aumentou cerca de 70%.
E onde você estava que não se deu conta disso, corretor?
No plantão de vendas? Publicando seus imóveis nas dezenas de portais imobiliários, marketplaces…?
Brincadeiras à parte, essa também é uma etapa muito importante do processo de compra e venda de um imóvel, que demanda muito tempo, energia e dedicação do corretor de imóveis que, fatalmente, corre o risco de perder notícias do mercado, se manter atualizado e tudo mais.
E, embora isso seja assunto para outro bate papo, cabe aqui uma dica de carreira, de vendas, performance etc.: terceirizar é estratégico. Pense nisso!
Se manter atualizado sobre o nosso mercado de atuação é muito importante para o sucesso. Uma das dicas para vender mais que sempre damos por aqui.
Deixo aqui 2 sugestões de conteúdos sobre o tema. Passa lá depois:
1 – 6 Hábitos dos corretores de sucesso
2 – 4 estratégias de vendas de imóveis que corretores aprovam
Agora, vamos ao que interessa: House Flipping.
Mas, Marlon, House Flipping é só um nome gringo que deram para essa prática que não é novidade alguma, não é mesmo?
Mais ou menos.
O House Flipping tem um nome gringo porque veio de lá e tornou importante: pode e deve ser algo feito estrategicamente pensando em rentabilidade e alta liquidez. Duas das principais características de investidores.
Por isso, o meu papo aqui é com todos os corretores de imóveis, como sempre, mas, em especial com aqueles que trabalham com investidores do mercado imobiliário.
Se este é a sua persona ou o seu principal público, potencial cliente, o House Flipping é uma ótima proposta e um nicho muito interessante para ser explorado.
Pensando em tudo isso, trouxe aqui algumas orientações sobre o House Flipping para você colocar em prática. Anos aí:
3 fatos sobre o House Flipping para que ele valha a pena:
1 – Avalie bem os custos do investimento para a reforma: Tem imóvel que fica muito custoso deixar pronto para revenda e isso acaba impactando na sua competitividade de mercado. Cada imóvel é único.
Realize sempre uma ampla pesquisa incluindo prazos de entrega, mão de obra para a reforma, valor dos materiais etc. O custo ideal para reforma deve ser algo entre 10% e 15% do valor do imóvel.
2 – Documentação também entra no custo – Avalie sempre as condições do imóvel também no que diz respeito a sua documentação.
Há imóveis que estão abandonados em todos os aspectos, inclusive, judicialmente, com dívidas de água, luz, IPTU etc.
As pesquisas de custos não podem deixar essa parte de fora, sem falar na dor de cabeça que imóveis com documentação irregular podem trazer.
3 – É na compra que se ganha o dinheiro: segundo especialistas, no House Flipping a contagem está em comprar imóveis bem abaixo do preço.
É aí que se vê o lucro, por isso, os imóveis de leilão são os mais recomendados.
IBuyer: a tecnologia que potencializa a garantia de lucratividade e liquidez do House Flipping.
E já que estamos falando em dois idiomas por aqui, trouxe mais uma palavra gringa para o seu vocabulário, corretor.
Quando falamos em House Flipping, podemos falar também sobre o IBuyer.
Os IBuyers são empresas que utilizam a tecnologia e ciência de dados para avaliar e tornar viável a compra e venda de um imóvel.
A grosso modo, o IBuyer é uma avaliação imobiliária através da alta tecnologia aplicada ao mercado imobiliário.
Quem faz isso muito bem – tendo em vista o seu crescimento no mercado nos últimos anos – é a Loft. Ela ilustra muito bem o que estamos falando por aqui.
Como funciona o IBuyer?
No IBuyer, durante o processo de compra de um imóvel, são avaliados itens pré-estabelecidos que garantem os resultados eficientes das análises e estudos aprofundados que devem ser feitos antes do investimento em um imóvel pensando em House Flipping.
Com essa etapa automatizada, o processo ganha velocidade e eficiência, pois mitiga a precificação por especulações, graças ao algoritmo criado para a metodologia.
Eh, meu amigo corretor, a tecnologia é realmente surpreendente, não é mesmo?
Mas, Marlon, se cada imóvel é único, como avaliá-los de forma diferente com a mesma ferramenta?
O IBuyer foi feito para isso e o modelo de algoritmo fixo avalia itens que, de fato, conseguem ser avaliados dessa forma e nunca algo que pode ter variáveis em um imóvel pensado para o House Flipping.
É seguro, prático e muito eficiente. Um modelo de avaliação imobiliária moderno que ganha cada vez mais adeptos no mercado. Tanto por profissionais da área, quanto por proprietários, investidores, etc.
Então, a avaliação imobiliária ‘tradicional’ vai morrer?
Nunca. Assim como a profissão de corretor de imóveis e o seu imprescindível papel de profissional mais adequado e competente para uma transação imobiliária segura.
A tecnologia chega sempre para agregar valor ao seu trabalho, corretor.
Para dar agilidade, performance e tudo mais, bem como um bom sistema para imobiliárias e corretores de imóveis.
Acredito que toda, absolutamente toda tecnologia pode ser ainda melhor quando humanizada, ou seja, o resultado de avaliação imobiliária via IBuyer pode sim ser discutido e, de acordo com as partes envolvidas ser negociado.
A única coisa que não pode ser negociada em uma transação imobiliária é a comissão do corretor, não é mesmo?
No mais, tudo é negociável e um bom negócio é aquele que é bom para todo mundo.
Bom, agora que você já sabe o que é IBuyer e entendeu – ou relembrou – o House Flipping, é hora de olhar de forma mais criteriosa essa oportunidade de mercado.
O House Flipping é mais que uma tendência dos EUA que está ganhando força no Brasil nos últimos tempos.
O House Flipping pode se tornar o seu nicho de atuação, sua especialidade e um caminho para você se destacar no mercado e vender mais.
Pensem em House Flipping como uma boa oportunidade de negócio.
O que acha disso? Me conta quais são as suas expectativas aqui nos comentários e vamos enriquecer esse bate papo juntos.