4 estratégias de vendas de imóveis que corretores aprovam

estratégias de vendas de imóveis

Buscando novas estratégias de vendas de imóveis, corretor(a) de imóveis?

Fica por aqui que esse é o assunto de hoje e adianto: não se trata de estratégias de vendas de imóveis novinhas em folha, inéditas e exclusivas para todos os corretores que aqui vêm. 

São estratégias de vendas de imóveis que outros corretores de sucesso praticam e recomendam

Nem sempre é preciso reinventar a roda.

Às vezes (muitas vezes!) vale mais um novo olhar para o antigo, o bom e velho arroz com feijão bem feito que uma avalanche de inovação. Pense nisso! 

E mais: pode ser até que algumas ou todas as dicas dadas aqui, você já conheça e pratique também e, por um motivo ou outro, não tenha o mesmo resultado que eles. 

Nesse caso, a dica vem com um toque extra que vale pra tudo, viu? Anota aí: 

Senta aqui, aberto a ouvir o que levantei e vou compartilhar com você. 

O que fizer sentido pro seu negócio, use. 

O que não fizer, reserve, guarde na sua gaveta de conhecimentos extras.  

Uma coisa eu te garanto: conhecimento nunca é demais e, fatalmente, em dado momento eles serão úteis pra você ou pra alguém que precisa da sua ajuda. 

Vamos lá? 

Estratégias de vendas de imóveis

Passo 1 : Conheça (para dominar) o seu mercado 

A segurança que vem do domínio, conhecimento avançado do que estamos fazendo, falando etc., é um dos fatores fundamentais para o sucesso. 

Quando não temos esse conhecimento, fatalmente, nos sentimos inseguros e isso, em muitos casos, é transferido ao cliente. 

Por isso, domine o seu mercado

Seja o melhor corretor de imóveis da sua praça de atuação, do seu nicho. 

Seja referência, o primeiro corretor de imóveis que vem a mente das pessoas quando pensam em comprar, vender ou alugar um imóvel na região onde você atua. 

Dedique a estudar, pesquisar, analisar com calma e de forma mais profunda:

  • Estude o seu potencial cliente
  • Se aprofunde no seu nicho de mercado e as lacunas que você pode preencher 
  • Os imóveis que entram e saem da sua carteira
  • Os seus atendimento e o da sua equipe de corretores 
  • Todas as fases da jornada de compra do cliente
  • Entenda o que levou o cliente a não efetuar a compra
  • Identifique oportunidades e pontos de melhoria. 
  • Estude o seu mercado todos os dias
  • E estude também as áreas correlatas. Eles têm muito a contribuir com o seu negócio. 

Passo 2: Divulgue o seu trabalho 

Todo mundo sabe o que você faz? Com o que você trabalha e como pode ajudar as pessoas?

O marketing pessoal é uma das estratégias mais eficientes dos corretores de sucesso. 

Tão eficientes quanto o marketing imobiliário feito por profissionais de alta performance. 

A sua rede de contatos deve ser nutrida desse tipo de informação a seu respeito, tanto quanto qualquer outra ação de divulgação da sua carteira. 

Os amigos, amigos de amigos etc., precisam saber que você é corretor de imóveis e mais: a pessoa mais competente pra ajudar alguém a realizar o sonho da casa própria, a encontrar o ponto comercial ideal para alguém empreender, a alugar um imóvel melhor etc. 

Desde que o mundo é mundo, o marketing boca a boca sempre foi o mais competente, então, não deixe de divulgar o seu trabalho. 

Dica Extra: o Status do WhatsApp é um ótimo canal pra isso 😉 

Além deste canal, as redes sociais podem e devem ser trabalhadas para isso

Existem inúmeros caminhos eficientes praticados por corretores de imóveis sucesso em vendas, que reforçam sua autoridade no mercado em atuam trabalhando fortemente a sua a divulgação da sua carteira e, em paralelo, a sua imagem. 

Ressalto: o marketing boca a boca foi e sempre será o mais competente. 

No melhor estilo “na boca do povo’, não deixe dúvidas de com o que você trabalha e como pode ajudar pessoas. 

Pense nisso! 

Passo 3: Siga estudando, se capacitando 

homem pensando na profissão corretor de imóveis

Estudar é preciso e isso independe do tamanho da sua bagagem e experiência profissional. 

Em um mundo globalizado como o de hoje, tudo muda o tempo todo e em uma velocidade, muitas vezes, difícil de acompanhar. 

Uma verdadeira armadilha para aqueles que acreditam que já sabem o suficiente, afinal, “eles sempre trabalham sem isso ou aquilo e vendem bem”. 

Essa é uma frase que não entra no vocabulário do corretor de imóveis de sucesso. Definitivamente! 

E, por mais clichê que seja, a máxima ‘não há ninguém que saiba tão pouco que não possa ensinar, nem alguém que saiba tanto que não tenha o que aprender’, segue dominante em meio aos bem sucedidos. 

Além da humildade em reconhecer esses dois pontos, o cenário diário reforça isso, uma vez que as mudanças são contínuas. Desde o comportamento do consumidor, aos processos e práticas do mercado. 

Por essas e outras que é tão importante se manter antenado e se capacitando ininterruptamente.

Ah, Marlon, mas eu não tenho tempo nem dinheiro para isso! 

Essa ‘desculpa’ você pode guardar em gaveta qualquer, trancar e jogar a chave fora. 

Tem um artigo aqui no blog da Microsistec que fala sobre produtividade.

É esse aqui: 6 Hábitos dos corretores de sucesso. Vale muito a leitura com atenção especial. 

De qualquer forma, aproveito a oportunidade pra te dar umas dicas rápidas sobre essa “muleta”  que muitos usam. Em toda e qualquer área de atuação. 

Tempo –  Faça uma melhor gestão do seu tempo, uma commodity que, realmente, é rara e de alto valor agregado. 

Sabe aquelas horas que você passa nas redes sociais ou nos grupos de WhatsApp que não te trazem qualquer retorno? Então, você pode começar por aqui. 

Dinheiro: A internet democratizou o acesso ao conhecimento e isso vale também para o mercado imobiliário. 

Em uma rápida pesquisa, você encontra cursos e muito conteúdo rico em ebook, vídeos, podcasts etc. disponíveis gratuitamente para quem tiver interesse. 

Além dos Webinars, Lives e cursos online com certificado digital de e tudo mais. Tudo de graça ao a valores irrisórios que valem o investimento. Quem procura, acha! 

Passo 4: A tecnologia é o grande craque do seu time 

Não dá pra pensar em ser estratégico sem ser amigo da tecnologia. 

E eu não estou falando da necessidade de ser um especialista no assunto ao aquele profissional totalmente high tech. 

Mas, em 2021, com quase dois anos de transformações originadas pela pandemia, ser pouco digital ou totalmente alheio a isso fatalmente está impactando negativamente nas suas vendas. 

Ah, Marlon, mas eu sempre vendi sem esse negócio todo! 

Imagine o quanto não estaria vendendo se estivesse acompanhando as transformações do mercado e as exigências do consumidor de hoje em dia! 

Fugir disso é um erro, é andar na contra mão só esperando um acidente fatal acontecer. 

Anota aí: não abra mão da tecnologia imobiliária como estratégia de venda de imóveis. 

  • Use um bom sistema para imobiliárias: para se organizar melhor e gerir o seu negócio com competência e de forma realmente estratégica. 

Se precisar de ajuda com isso, conte comigo e leia também Como escolher um sistema imobiliário

Escolha aplicativos para corretores de imóveis que são verdadeiras ferramentas e otimizam seu tempo, mão de obra e qualificam ainda mais o seu trabalho.

Tem post sobre isso por aqui também. Um deles é esse aqui: 7 aplicativos para corretor de imóveis: essenciais!

Eu poderia escrever um ebook sobre as estratégias de venda de imóveis que dão certo pra muitos corretores e que eles super recomendam. 

Mas começo por essas 4, bem básicas, que eu elegi como um ponta pé inicial para o sucesso de vendas. 

Vale ressaltar que cada cenário é um cenário e as particularidades de cada um devem ser respeitadas, ou seja, há variáveis que podem impedir que o que deu tão certo para alguns, não traga o mesmo resultado para outros. 

Por isso, trago essas estratégias como dicas, sugestões de quem faz e recomenda e, claro, que valem muito serem testadas e analisadas. 

Sempre na busca do sucesso de vendas, o nosso grande objetivo. 

Tem alguma boa prática que dá muito certo com você e você queria dividir com a gente?

Não pense duas vezes. Lembre-se que juntos estamos construindo o mercado imobiliário que tanto desejamos. 

Conto com você. 

Bons negócios.  

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