Oi Corretor. Tudo bem por aí?
Que o WhtaApp é hoje o meio de comunicação mais utilizado por todo o mundo, não é novidade.
O que pode ser novo pra você é o quanto esse aplicativo pode fazer por você e pelas suas vendas.
E é isso que eu quero dividir com vocês no nosso bate papo de hoje.
Listei 5 dicas que melhor aproveitamento do WhatsApp nas suas ações de comunicação e marketing imobiliário. Dá uma olhada!
Dica 1 – Utilize o WhatsApp Business
Baixe e utilize a versão Business do WhatsApp.
Feito para atender melhor as necessidades de pequenas é médias empresas, esta versão oferece funcionalidades que a versão básica não tem, como as Listas de Transmissão e Catálogos, uma vitrine virtual que fica na sua biografia e mais um espeço para você divulgar os seus imóveis.
Assim como a versão “normal” é gratuito, atende os Smartphones Android e IOs.
Dica 2 – Faça Listas de Transmissões
Você precisa organizar melhor a sua agenda de contatos para criar boas listas de transmissão pelo WhatsApp.
Assim como no e-mail marketing imobiliário, para uma maior assertividade na comunicação com o seu potencial cliente, é preciso segmentar/personalizar ao máximo as suas comunicações, ações de marketing.
Salve os contatos dos seus clientes e potenciais clientes com alguma informação, dado que o identifique facilmente, por exemplo:
- Carlos 2 dorm praia
- Maria kitnet Moema
- Antônio MCMV
E por aí vai!
Na hora de criar a lista de transmissão você consegue segmentar melhor e, consequentemente, ser mais assertivo na comunicação.
Desta forma, você evita “incomodar o seu cliente” com anúncios muito fora do que ele procura e parecer alheio a tudo o que vocês já conversaram anteriormente.
Outra coisa: só da pra montar a lista com os contatos salvos.
Isso dá um trabalhinho, eu sei, mas é só uma vez… os prós fazem valer a pena 😉
Em tempo, uma dica extra pra esta boa prática: não exagere nas comunicações via Lista de Transmissão.
Não há uma regra aqui no número de vezes, nem um número ideal, sugiro sempre o bom senso, ok? Tato na hora de comunicar. Na dúvida: não!
Ser incômodo pode te gerar um bloqueio na lista de contatos do seu cliente e aí é, praticamente, o fim da relação entre vocês.
É nadar, nadar e morrer na praia, dependendo do estágio em que esse cliente estiver na jornada.
Dica 3 – Status do WhatsApp
Os stories do Instagram estão diferente!!!
Sim, o Status do WhatsApp é como os Stories do Instagram só que mais segmentado quando se trata de alcance, de quem tem acesso a sua publicação.
Quem vê o seu status do WhatsApp: quem tem o seu contato salvo.
Então, sempre que trocar contatos com um potencial cliente, o incentive a salvar o seu contato na agenda dele. Com aquela simpatia e sensibilidade que eu sei que você tem, claro.
E o que publicar no status do seu WhatsApp?
- Bastidores
- Anúncios
- Vendas realizadas
- Enquetes
- Frases motivacionais
Eu proponho encarar o Status do WhatsApp como o story do IG, então, em uma versão profissional, se atente para não misturar o pessoal com o profissional e focar na venda.
Sendo assim, incluo ainda como boa prática por lá, evitar assuntos polêmicos e que possam te causar algum conflito: política, religião e time do coração!
Sempre vale lembrar a regrinha do bom senso: na dúvida, não! 😉
Dia 4 – Botão para o seu WhatsApp no seu site imobiliário
Essa é básica e eu espero que você já tenha, hein?
O seu site imobiliário precisa ter um botão que leve o usuário direto para o seu WhatsAppp, ok?
Por N motivos, mas, em absoluto porque otimiza o atendimento.
O potencial cliente chegou no seu site, viu seus anúncios e se interessou por alguns imóveis, vai buscar como entrar em cantato e saber mais informações onde?
- ( ) Por e-mail
- ( ) Corretor Online
- (X) Pelo WhatsApp
Todas as outras alternativas são eficientes se foram utilizadas da forma correta como, por exemplo, o chat com o Corretor Online que, se caso não tenha alguém para tender prontamente ou em pouco tempo, tem o efeito contrário e gera insatisfação ao cliente.
O e-mail também. Quanto tempo você leva pra responder um e-mail?
Se você estiver em um dia de muitas visitas, o cliente fica te esperando responder por 24 horas ou mais. Isso para a internet é uma eternidade!
Tempo de resposta é tudo quando se trata de conversão, então, TENHA UM BOTÃO PARA CONTATO DIRETO COM VOCÊ PELO WHATSAPP.
5- Link direto para o seu WhatsApp nas redes sociais
O Facebook tem um botão que você pode mandar o cliente direto para o seu WhatsApp, mas o Instagram não permite links nas legendas.
Então, crie um link direto para o seu WhatsApp e coloque na sua Bio do Instagram, que também deve ser uma versão comercial.
Falamos sobre isso no post anterior, volte uma casa ou clique aqui para ler o post completo sobre O poder do Instagram para vender mais imóveis.
Para criar o link recomendo o Convertte. Simples, prático e… gratuito!
Acho que com essas 5 dicas o seu WhatsApp vai bombar de contatos.
Já faz alguma ou todas elas? Conta pra gente!
Boas vendas.
5 respostas
Valeu!
Obrigado!]
Muito bom!
Continue enviando estes conteúdos pois acrescenta em nosso dia a dia!
Obrigado !
Antônio Zerbinatti
Foi muito boa a explicação!
continue enviando estas dicas esclarece muito !
atenciosamente
Walmiro Cândido
Boa tarde Walmiro, tudo bem?! Obrigado pelo seu comentário e continue nos acompanhando pois toda semana temos conteúdo novo. Abraços!
Utilizo o WhatsApp Business com frequência na Imobiliária e comprovo sua eficácia e eficiência.
O Sistema Microsistec, cumpre com bastante propriedade essa integração.
A observação que faço a seguir, tem o objetivo de agilizar o contato do Corretor com o Prospect e otimizar o relacionamento.
Trata-se do seguinte:
Na Lista de Imóveis do Sistema, ao clicar na seta ao lado do Imóvel, aparece vários botões de envio, dentre eles, o do WhatsApp, ao clicar, somos remetidos a ele e a tela é abre a janela de Clientes Cadastrados, o que é muito bom, porém no caso de Prospect, o ideal para nós, Corretores é que não precisasse passar pelo Cadastro de Clientes e sim diretamente para o número de telefone do Prospect, já adicionado ao WhatsApp. Após interação com o Prospect, aí sim, este seria inserido na Lista de Clientes do Sistema.
Para prospecção a partir de Mailling pelo Sistema será forma ágil e bastante assertiva.
Esse método, encontro no Anapro e em poucos CRMs de Incorporadoras.
Caso você Marlon, adicione essa forma de comunicação com o Prospect ao Sistema, será de grande valia para nós Corretores e também para a Microsistec.
Aguardo sua Manifestação.