O caução aluguel é o adiantamento de até 3 meses de aluguéis como garantia ao locador em casos de não pagamento e do rompimento do contrato de locação.
Assim como a figura do fiador era muito utilizada antigamente, hoje em dia, com o caução aluguel não é necessário acionar um terceiro para ‘assegurar’ o negócio.
O caução aluguel é um modelo de negócio muito utilizado e, embora pareça bem simples e que basta ter o valor dos 2 ou 3 aluguéis para depositar ao locatário, para ser seguro para ambas as partes, precisa seguir os trâmites corretos.
Como funciona a caução aluguel?
De acordo com a lei do inquilinato, o valor do caução aluguel deve ser depositado em uma conta poupança conjunta do locador e do locatário.
O dinheiro fica nessa conta e toda e qualquer movimentação feita nela deve ser em comum acordo, com a ciência de ambos.
Ao final do contrato, essa quantia e o seu rendimento é devolvido ao locatário.
A lei do inquilinato diz:
§ 2º A caução em dinheiro, que não poderá exceder o equivalente a três meses de aluguel, será depositada em caderneta de poupança, autorizada, pelo Poder Público e por ele regulamentada, revertendo em benefício do locatário todas as vantagens dela decorrentes por ocasião do levantamento da soma respectiva.
Agora, no dia a dia…
Sabemos que essa é uma prática que, no dia a dia da corretagem de imóveis, é algo cada vez mais raro.
Na prática, o locatário deposita essa quantia na conta bancária do locador antes mesmo de assinar o contrato de locação, o que pode ser arriscado para todas as partes.
Sendo assim, anote e compartilhe essas dicas sobre caução aluguel:
Dica 1 – Compra, venda e LOCAÇÃO DE IMÓVEIS SÓ COM O CORRETOR DE IMÓVEIS.
Locação imobiliária é caso sério e precisa ser tratada como a devida importância, por isso, precisa ser conduzida e intermediada por quem entende do assunto.
Não abra mão de um corretor de imóveis para alugar um imóvel, sendo ele seu ou para você, conte sempre com a ajuda a experiência de um corretor de imóveis e evite possíveis transtornos.
Dica 2 – O locatário também precisa de garantias
O inquilino tem sempre que provar que pode pagar e assumir responsabilidades com o cuidado e a preservação do patrimônio alheio etc.
E isso está correto. Perfeito!
Mas, o locatário também precisa de garantias, por exemplo:
- Que não vai ter que sair do imóvel antes do fim do contrato
- Que o imóvel está como anunciado
- Cientes se há algo para ser consertado e quem paga pelo conserto
- Do que inclui o pacote de locação – iptu, condomínio, luz, água, taxas extras…
Por essas e outras que o contrato de locação é tão importante e o procedimento do caução aluguel em depósito bancário em conta poupança conjunta é o mais seguro e, ainda que pareça mais burocrático, é o ideal.
Quando o caução aluguel pode ser utilizado?
O caução aluguel é uma garantia de pagamento não só do aluguel mensal em si, o valor de todo mês, mas também de todo e qualquer prejuízo que o locador tenha no imóvel causado por seu inquilino.
Estragos e avarias por mau uso, por exemplo, podem ter seus consertos e reparos pagos com o valor do caução aluguel, assim como multas de condomínio pelo descumprimento de regras e leis etc.
No caso das avarias, estragos etc., geralmente, elas são identificadas na vistoria de término de contrato, quando o locatário entrega as chaves do imóvel.
Em tempo, esta vistoria deve ser feita também na assinatura do contrato de locação, garantindo que o imóvel está como anunciado, deixando todas as partes cientes de como o imóvel está sendo entregue ao locatário.
Um check list com tudo que deve ser analisado e verificado é o mais recomendado!
Como explicar ao cliente sobre o caução?
Como uma das práticas mais seguras e eficientes para locação de imóveis.
É muito comum o locador pedir o caução aluguel e não se trata de desconfiar ou não do locatário etc., é apenas prática de segurança para ambas as partes.
Segurança para ambas as partes. Este também é um dos principais pontos do caução aluguel e que você pode e deve usar na hora de falar a respeito para o seu cliente.
Como falei acima, assim como ele, o locador precisa de segurança na negociação, o locatário também precisa e esse é um bom e eficiente caminho para isso.
Ah, Marlon, mas tem locador que pede 3 aluguéis e inviabiliza a locação.
Sim, isso é muito comum e é comum também negociar esses valores.
Uma forma de completar ‘a segurança’ ao locador é extrair um histórico de pagamentos, score junto ao Serasa etc.
A sensibilidade também pode ser utilizada. Um locatário que fica anos e anos em um único imível como inquilino parece ser um bom inquilino, não é mesmo?
Óbvio que não é assim que devemos fazer uma análise, mas, você como corretor de imóveis, experiente e com alguma bagagem consegue identificar características importantes nos clientes que podem e devem ser usadas a favor de uma negociação. Pense nisso!
Caução de aluguel é devolvido ao inquilino ou para imobiliária?
Ao inquilino. A quem pagou por ele.
A imobiliária e corretor de imóveis cabe o valor do primeiro aluguel como pagamento dos seus honorários e, se for o caso, um percentual previamente acordado para a administração da locação deste imóvel.
O caução aluguel, ao final do contrato e feita as devidas conferências etc., deve ser devolvido a quem o pagou, o inquilino.
No final do contrato há possibilidade do desconto da caução nas últimas parcelas do aluguel?
Esta é uma prática comum e que fica a critério do locador e locatário e tudo vai depender da relação que foi construída ao longo do tempo de locação, do cenário e da necessidade atual de ambos.
Há outras formas de garantia além do caução aluguel?
Sim. Há outros modelos de seguro aluguel como o tradicional Fiador, Seguro Fiança, Título de Capitalização, Cessão fiduciária, Depósito entre outros.
É preciso conhecer melhor todas as propostas de seguro aluguel e analisar a melhor e mais adequada para o perfil do inquilino.
locação de imóveis é coisa séria.
A propósito, tem um posts bem bacanas sobre locação de imóveis no nosso blog. Vou deixar umas indicações aqui:
- Contrato de locação de imóveis: 3 erros que não podem acontecer
- Aluguel de Temporada para final de ano cresce com a Pandemia
- Locação de imóveis cresce em SP e reafirma seu bom momento no mercado
Tão sério quanto comprar e vender um imóvel, por isso, reforce a importância do intermédio de um profissional competente para essa negociação.
Tão seguro quanto o caução aluguel é ter um corretor de imóveis cuidando disso para locador e locatário.
Enfatize isso também e bons negócios.