• Sem categoria
  • Caução aluguel: tire suas dúvidas e reforce a garantia para ambas as partes

Caução aluguel: tire suas dúvidas e reforce a garantia para ambas as partes

caução aluguel

O caução aluguel é o adiantamento de até 3 meses de aluguéis como garantia ao locador em casos de não pagamento e do rompimento do contrato de locação. 

Assim como a figura do fiador era muito utilizada antigamente, hoje em dia, com o caução aluguel não é necessário acionar um terceiro para ‘assegurar’ o negócio. 

O caução aluguel é um modelo de negócio muito utilizado e, embora pareça bem simples e que basta ter o valor dos 2 ou 3 aluguéis para depositar ao locatário, para ser seguro para ambas as partes, precisa seguir os trâmites corretos. 

Como funciona a caução aluguel?

De acordo com a lei do inquilinato, o valor do caução aluguel deve ser depositado em uma conta poupança conjunta do locador e do locatário.

O dinheiro fica nessa conta e toda e qualquer movimentação feita nela deve ser em comum acordo, com a ciência de ambos. 

Ao final do contrato, essa quantia e o seu rendimento é devolvido ao locatário. 

A lei do inquilinato diz: 

§ 2º A caução em dinheiro, que não poderá exceder o equivalente a três meses de aluguel, será depositada em caderneta de poupança, autorizada, pelo Poder Público e por ele regulamentada, revertendo em benefício do locatário todas as vantagens dela decorrentes por ocasião do levantamento da soma respectiva.

Agora, no dia a dia… 

Sabemos que essa é uma prática que, no dia a dia da corretagem de imóveis, é algo cada vez mais raro. 

Na prática, o locatário deposita essa quantia na conta bancária do locador antes mesmo de assinar o contrato de locação, o que pode ser arriscado para todas as partes. 

Sendo assim, anote e compartilhe essas dicas sobre caução aluguel: 

Dica 1 – Compra, venda  e LOCAÇÃO DE IMÓVEIS SÓ COM O CORRETOR DE IMÓVEIS. 

Locação imobiliária é caso sério e precisa ser tratada como a devida importância, por isso, precisa ser conduzida e intermediada por quem entende do assunto. 

Não abra mão de um corretor de imóveis para alugar um imóvel, sendo ele seu ou para você, conte sempre com a ajuda a experiência de um corretor de imóveis e evite possíveis transtornos. 

Dica 2 – O locatário também precisa de garantias 

O inquilino tem sempre que provar que pode pagar e assumir responsabilidades com o cuidado e a preservação do patrimônio alheio etc.

E isso está correto. Perfeito! 

Mas, o locatário também precisa de garantias, por exemplo: 

  • Que não vai ter que sair do imóvel antes do fim do contrato
  • Que o imóvel está como anunciado
  • Cientes se há algo para ser consertado e quem paga pelo conserto
  • Do que inclui o pacote de locação – iptu, condomínio, luz, água, taxas extras… 

Por essas e outras que o contrato de locação é tão importante e o procedimento do caução aluguel em depósito bancário em conta poupança conjunta é o mais seguro e, ainda que pareça mais burocrático, é o ideal. 

Quando o caução aluguel pode ser utilizado?

O caução aluguel é uma garantia de pagamento não só do aluguel mensal em si, o valor de todo mês, mas também de todo e qualquer prejuízo que o locador tenha no imóvel causado por seu inquilino.

Estragos e avarias por mau uso, por exemplo, podem ter seus consertos e reparos pagos com o valor do caução aluguel, assim como multas de condomínio pelo descumprimento de regras e leis etc.   

No caso das avarias, estragos etc., geralmente, elas são identificadas na vistoria de término de contrato, quando o locatário entrega as chaves do imóvel. 

Em tempo, esta vistoria deve ser feita também na assinatura do contrato de locação, garantindo que o imóvel está como anunciado, deixando todas as partes cientes de como o imóvel está sendo entregue ao locatário. 

Um check list com tudo que deve ser analisado e verificado é o mais recomendado!

locacao imobiliria seguro calcao

Como explicar ao cliente sobre o caução?

Como uma das práticas mais seguras e eficientes para locação de imóveis. 

É muito comum o locador pedir o caução aluguel e não se trata de desconfiar ou não do locatário etc., é apenas prática de segurança para ambas as partes. 

Segurança para ambas as partes. Este também é um dos principais pontos do caução aluguel e que você pode e deve usar na hora de falar a respeito para o seu cliente. 

Como falei acima, assim como ele, o locador precisa de segurança na negociação, o locatário também precisa e esse é um bom e eficiente caminho para isso. 

Ah, Marlon, mas tem locador que pede 3 aluguéis e inviabiliza a locação.

Sim, isso é muito comum e é comum também negociar esses valores. 

Uma forma de completar ‘a segurança’ ao locador é extrair um histórico de pagamentos, score junto ao Serasa etc. 

A sensibilidade também pode ser utilizada. Um locatário que fica anos e anos em um único imível como inquilino parece ser um bom inquilino, não é mesmo? 

Óbvio que não é assim que devemos fazer uma análise, mas, você como corretor de imóveis, experiente e com alguma bagagem consegue identificar características importantes nos clientes que podem e devem ser usadas a favor de uma negociação. Pense nisso! 

Caução de aluguel é devolvido ao inquilino ou para imobiliária?

Ao inquilino. A quem pagou por ele. 

A imobiliária e corretor de imóveis cabe o valor do primeiro aluguel como pagamento dos seus honorários e, se for o caso, um percentual previamente acordado para a administração da locação deste imóvel. 

O caução aluguel, ao final do contrato e feita as devidas conferências etc., deve ser devolvido a quem o pagou, o inquilino. 

No final do contrato há possibilidade do desconto da caução nas últimas parcelas do aluguel?

Esta é uma prática comum e que fica a critério do locador e locatário e tudo vai depender da relação que foi construída ao longo do tempo de locação, do cenário e da necessidade atual de ambos. 

Há outras formas de garantia além do caução aluguel? 

Sim. Há outros modelos de seguro aluguel como o tradicional Fiador, Seguro Fiança, Título de Capitalização, Cessão fiduciária, Depósito entre outros. 

É preciso conhecer melhor todas as propostas de seguro aluguel e analisar a melhor e mais adequada para o perfil do inquilino.

locação de imóveis é coisa séria.

A propósito, tem um posts bem bacanas sobre locação de imóveis no nosso blog. Vou deixar umas indicações aqui:

Tão sério quanto comprar e vender um imóvel, por isso, reforce a importância do intermédio de um profissional competente para essa negociação. 

Tão seguro quanto o caução aluguel é ter um corretor de imóveis cuidando disso para locador e locatário. 

Enfatize isso também e bons negócios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.

    Confira nossos materiais gratuitos para te ajudar a vender mais

    Já vai sair?

    Antes confira nossos materiais gratuitos para te ajudar a vender mais

    Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.