Consultor Imobiliário e Corretor de Imóveis é a mesma coisa? 

consultor imobiliário

Oi Corretor de imóveis, como vão as vendas por aí? Ou você prefere que eu te chame de Consultor Imobiliário? 

Tem muito corretor de imóveis se intitulando consultor imobiliário e vice versa por engano. 

Sim, as duas profissões são muito semelhantes, mas, com atuações diferentes importantes que esclarecem melhor o papel de cada um deles no mercado imobiliário.  

Por essas e outras que esse é o tema do nosso bate papo de hoje aqui, no Blog da Microsistec, a nossa mesa redonda digital de assuntos do mercado imobiliário, economia e tudo que direta ou indiretamente impacta a vida do corretor de imóveis.  

Então, o que faz um corretor de imóveis? 

O corretor de imóveis é o profissional responsável e qualificado para realizar com competência uma transação imobiliária: compra, venda, locação etc de imóveis residenciais, comerciais, terrenos, entre outros. 

Este é um processo longo, moroso e que exige conhecimento técnico para que seja feito de forma segura e bom para todos os envolvidos. 

Afinal, foi-se o tempo em que uma palavra valia um escrito, então, tudo tem que estar escrito e registrado em cartório mesmo! 

O corretor de imóveis trabalha tanto para quem vende um imóvel, quanto para quem compra. 

Por isso, faz parte da sua rotina: 

  • Captação de imóveis a venda;
  • Divulgação de imóveis da sua carteira;
  • Captação de leads – potenciais clientes para os imóveis a venda 
  • Agendamento e apresentação do imóvel ao cliente interessado
  • Levantamento e análise de documentação do imóvel 
  • Análise da documentação dos proprietários 
  • Análise da documentação dos interessados em comprar o imóvel
  • Captação de assinaturas e registros dos documentos
  • Acompanhamento do processo de financiamento bancário
  • Feedback com status do processo de compra e venda aos envolvidos
  • E inúmeras outras tarefas. 

Em resumo, o corretor de imóveis cuida de todo o processo de compra de venda de um imóvel, de ponta a ponta, a captação do imóvel a venda até a entrega de chaves deste imóvel para o seu novo proprietário. 

E, vale ressaltar que, nesse “meio tempo”, tem muita coisa a ser feita e só um profissional qualificado pode realizar de forma segura e eficiente, aplicando o conhecimento que ele obteve ao se profissionalizar, tirando o seu CRECI, junto a experiência desenvolvida no dia a dia de trabalho, atuando no mercado. 

Por isso, compra e venda de imóveis só com o corretor de imóveis. 

  • Tem porteiro que faz esse papel? Tem. 
  • Tem síndico que faz esse papel? Tem.
  • Tem quem trabalhe como corretor de imóveis sem o CRECI? Tem. 

Essa é uma luta da categoria que merece atenção das autoridades e entidades de classe competentes, e a você, profissional, evidenciando sempre o valor do seu conhecimento, da sua experiência e competência exercendo um trabalho eficiente. 

Se você ainda não tem o CRECI e quer ser um corretor de imóveis profissional, veja em Como tirar o CRECI  da forma correta, como tirar o seu registro profissional e atuar de forma legal e competente em um dos mercados que mais cresce no país, o segmento que expandiu em meio a crise mundial e segue até os dias de hoje colhendo bons frutos. 

De acordo com o COFECI, mensalmente, mais de 2 mil novos corretores de imóveis ingressam no mercado imobiliário Brasil afora, ou seja, tão atrativo quanto o mercado é a concorrência! Fica a dica. 

Em tempo, vale lembrar que o mercado imobiliário deve encerrar o ano com o crescimento entre  4,5% e 5%, de acordo com uma projeção do FGV Ibre, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.

Vale lembrar ainda que estamos em ano de eleições presidenciais e um cenário de insegurança econômica oriundo deste momento e, mesmo assim, o mercado segue evoluindo. 

E qual o papel do consultor imobiliário? 

O consultor imobiliário é quem estuda o mercado imobiliário, o seu cenário e dá as melhores orientações ao seu cliente investidor, indicando o melhor momento de compra, o potencial do produto em questão etc. 

Em resumo, seria como se o Consultor Imobiliário preparasse o terreno para o corretor de imóveis atuar, um trabalho que pode ser feito em parceria e também pela mesma pessoa, basta que ela tenha os conhecimentos para tal. 

Um corretor de imóveis pode ser um consultor imobiliário também? 

A resposta ideal seria: deve. 

É muito bacana quando vamos a uma loja, por exemplo, e quem nos atende conhece do produto que estamos interessados, de outros produtos semelhantes, que procura entender a nossa necessidade e ofertar produtos o mais dentro das nossas expectativas possível, não é mesmo? 

Ainda que você não compre naquele momento, você sai da loja satisfeito e com aquela experiência na memória, o que fatalmente vai te levar lá novamente no futuro. 

No mercado imobiliário é a mesma coisa, salva as devidas proporções.  

Nada impede que um corretor de imóveis antenado, que lê muito sobre o mercado, está sempre por dentro dos indicadores, sobretudo, de economia, e conheça bem a sua praça etc, oriente bem o seu cliente neste sentido. 

Aliás, é isso que o cliente espera do seu corretor de imóveis: um atendimento consultivo, esclarecedor sobre tudo que envolve o tipo de imóvel que ele procura, o investimento que ele deseja fazer etc.  

E este pode ser sim o seu grande diferencial de mercado, mostrando para o seu cliente, através de uma atendimento consultivo, que você não tem apenas o desejo de vender, mas, acima de tudo, vender melhor, com um atendimento de excelência que passa segurança, esclarece dúvidas e o deixa à vontade para decidir o que é melhor para ele na ocasião. 

Mas, tudo isso não faz de um corretor de imóveis um consultor imobiliário profissional. 

Para se intitular um consultor imobiliário profissional é preciso ser um especialista na área, estudar economia e áreas correlatas que garantam o conhecimento aprofundado no mercado. 

Sendo assim, corretor de imóveis, você pode e deve ser um corretor de imóveis com atendimento consultivo, proporcionando a melhor experiência de compra possível ao seu cliente. 

Este é o caminho que recomendamos, inclusive, temos uma série no nosso canal do Youtube exatamente sobre isso. 

Vou deixar um dos episódios aqui para você começar os estudos a respeito! 

Agora que você já sabe a diferença entre os dois profissionais, me diga, quem é você no mercado imobiliário? 

Boas vendas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos para corretores e Imobiliárias

Clique no banner abaixo e faço o download gratuitamente

Para testar nosso sistema preencha o formulário abaixo e aguarde as instruções no seu e-mail.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.