E-mail Marketing: maneiras de usar melhor essa ferramenta de vendas 

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Oi Corretor de Imóveis. Como estão as vendas por aí? 

Hoje eu quero bater um papo com você sobre uma ferramenta antiga de vendas: o e-mail marketing. 

Com o boom das redes sociais, o tráfego pago e tantos outros recursos muito eficientes que o marketing digital popularizou, algumas iniciativas simples e também muito competentes perderam espaço na rotina do corretor de imóveis. 

Um grande equívoco, afinal, como eu sempre falo por aqui, diversificar as ações de marketing é o melhor caminho para bons resultados. 

Assim como toda e qualquer estratégia de marketing digital, o uso do e-mail marketing requer alguns cuidados para que não seja uma perda de tempo, energia e o pior: um incômodo para quem os recebe, o levando ao pedido de exclusão da lista de contatos etc.  

Não tem nada mais frustrante que receber um pedido para retirada da lista de emails. 

Sei que isso acontece por N motivos, mas, definitivamente, esse é, praticamente, o fim da linha na comunicação com o lead. 

Para que as ações de marketing digital via email marketing sejam, de fato, eficientes, antes de tudo é preciso ter uma boa lista de contatos. 

E vale ressaltar que uma boa lista de contatos não tem absolutamente nada a ver com uma lista de contatos com muitos e-mails. 

Quanto mais emails nessa lista melhor ela é? Jamais. 

Os e-mails precisam ser válidos e, acima de tudo, de pessoas que autorizaram o recebimento de comunicações suas via e-mail – a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais está aí e pode te punir caso isso não aconteça e, claro, de pessoas realmente interessadas em comprar um imóvel como os que você e a sua imobiliária trabalham. 

Por essas e outras que a compra de mailings tem tudo para dar errado. Fica a dica! 

Com uma boa lista de emails em mãos  e uma carteira de imóveis bacana, você já tem meio caminho andado para uma estratégia eficiente de email marketing. 

E-mail marketing para vender mais imóveis! 

O email marketing pode e deve ser utilizado para uma série de finalidades pelo corretor de imóveis e em uma imobiliária, mas, os principais são: 

1 – Nutrição de lead – O e-mail marketing como ferramenta de comunicação para manter a sua relação com potencial cliente e o conduzindo na jornada de compra até a conversão.

Aqui, você pode utilizar os mais diversos tipos de conteúdo e a dica é SEMPRE respeitar o estágio do lead no funil de vendas, por exemplo: 

  • Financiamento imobiliário – documentação
  • Localização – dados sobre o bairro X, Y e Z
  • Economia – Taxa Selic, Juros etc

2 – Divulgação de Imóveis – Compartilhando os imóveis da sua carteira, com todas as informações sobre eles, boas fotos e os principais canais de contato com o corretor responsável. 

Mais do que nunca, para esta estratégia o ideal é dividir a lista por tipo de imóvel, garantindo que quem está em busca de um imóvel de 3 dormitórios só receba anúncios de imóveis dentro deste perfil. 

Assim como quem busca por um imóvel Casa Verde Amarela, um imóvel na planta, um terreno, um ponto comercial e por aí vai.  

Quanto mais assertivos somos na comunicação, maior a chance de bons resultados. 

Não desperdice tempo, energia e a paciência dos seus contatos com algo que não o interessa. 

E como conseguir esses contatos? 

Existe uma série de ações de captação de lead, algumas delas são: 

1 – O preenchimento de um cadastro com nome, telefone e email para ver mais fotos de um determinado imóvel no seu site imobiliário

2 – Com as famosas iscas digitais (ebook, paper, relatório, infográfico etc) que, para obter o material gratuito é preciso preencher um formulário 

3 – Stand de Vendas – preenchimento de formulário

4 – Redes Sociais, com ações voltadas a captura do email 

A dica aqui é que, seja qual for o caminho e a estratégia utilizada para a captação de leads, seja sempre muito objetivo. 

Ninguém gosta de ficar preenchendo formulários extensos e que pedem  muita informação pessoal. 

Nome, email e telefone são os dados suficientes para você dar continuidade a essa atendimento posteriormente, mantendo uma comunicação sadia e respeitosa com o potencial cliente.  

E por falar com comunicação respeitosa e saudável com o cliente, vale ressaltar as principais dicas para o sucesso do email marketing nas suas vendas. Anota aí! 

1 – Segmente sempre sua lista de envio

Trabalhe com seus próprios contatos, sabe aqueles clientes que enviaram e-mail perguntando sobre um imóvel através dos portais ou do seu site imobiliário, eles são os consumidores que já conhecem sua empresa.

Foque nesses contatos, você já fez um investimento anterior para atraí-los, nada mais justo mantê-los com você.

Mantenha o relacionamento com esses clientes, separe os contatos por interesse, tipo de imóveis que estão procurando, por idade, renda, cidade e demais configurações que possa interessar e ser relevante ao conteúdo que deseja enviar, o importante aqui, é enviar o conteúdo certo para o cliente certo para ter retorno eficiente.

Você pode se aprofundar mais, lendo um outro post sobre e-mail marketing Porque a maioria das campanhas de E-mail Marketing Imobiliário não funcionam.

2 – Não encha a caixa de e-mail do seu cliente

Você não quer ser aquele amigo chato que aparece todo dia na sua casa sem avisar, não é?

Então, para o envio de e-mail marketing a situação é bem parecida, não encha a caixa de e-mail dos seus clientes todos os dias, independente da oportunidade, lançamentos e valores de imóveis.

Respeite uma frequência de envio, a curiosidade faz parte do negócio.

3 – Envie o conteúdo certo para seus clientes

É importante variar as informações enviadas para seus clientes, foque em outros assuntos além da propaganda de imóveis, ofereça informações úteis para que seus clientes gostem de receber seus e-mails e estreite o relacionamento de amizade, é bom sempre ser lembrado.

4 – Análise os resultados de envio

Geralmente um bom programa que permite fazer o disparo de e-mail marketing, possui ferramentas para ajudar você a mensurar os resultados de cada envio.

Elas identificam os contatos que visualizaram, abriram e clicaram no anuncio do e-mail marketing, possibilitando que você entre em contato e consiga negociar o imóvel visualizado pelo cliente.

Uma ferramenta interessante e muito utilizada é o Mailchimp, com ela é possível enviar e-mail marketing gratuitamente para até 2 mil contatos, para incluir esses contatos no programa basta subir através de uma lista de  Excel.

O Mailchimp também possui modelos prontos de layouts configurados para serem utilizados no envio do e-mail marketing imobiliário, abrindo a possibilidade de personalizar do jeito que desejar.

Outras formas de trabalhar com e-mails assertivos

Existem outras ferramentas no mercado muito eficientes que você pode utilizar.

No Sistema Imobiliário SCI o envio de e-mail para o cliente não é a mesma configuração de uma ferramenta de disparo de e-mail marketing, porém o sistema possui uma função específica para facilitar o envio de e-mail.

O Microsistec Mail cruza as informações dos imóveis cadastrados no sistema imobiliário junto com o perfil dos interessados e automaticamente faz uma pré-seleção.

Assim, com apenas alguns cliques o corretor de imóveis seleciona rapidamente os clientes e diversos imóveis para enviar para o cliente.

Tudo isso em um layout pronto e profissional no formato adequado para visualizar no computador, tablets ou celular.

É uma boa ferramenta de e-mail marketing para o corretor de imóveis manter o relacionamento e negociações com os clientes. 

Saiba mais sobre o Microsistec Mail. Registre o seu interesse aqui nos comentários e o nosso time entra em contato com você. 

Não perca mais tempo, nem vendas, ignorando todo o potencial do email marketing para vender mais imóveis. 

Leia também: E-mail marketing Imobiliário: 3 ótimas oportunidades para usá-lo

Bons negócios!

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