Corretora de Imóveis: a mulher no mercado imobiliário

Oi Corretora de Imóveis, como vai?

Hoje o nosso papo é especialmente sobre você e a mulher no mercado imobiliário. 

E claro que é também um conteúdo para os homens, pois, as mulheres inspiram e um dos pontos que vamos trazer nessa conversa são as características femininas que contribuem com a venda.

Falou em como vender mais imóveis, interessa a todo mundo, não é mesmo? 

Como tudo começou

Você sabia que a mulher só pode ser corretora de imóveis depois de 1958? 

Assim como em todo e qualquer segmento, a mulher teve que lutar muito pelo seu espaço e o direito de atuar profissionalmente, de igual para igual com os homens e só depois disso elas conquistaram o direito de trabalharem como corretoras de imóveis. 

Hoje, mais de 60 anos depois, esse espaço ainda não é igual entre os gêneros e segundo o Conselho Federal de Corretores de Imóveis, o COFECI, mesmo com um aumento de mais de 144% da presença feminina no mercado imobiliário, elas representam um pouco mais de 30% dos profissionais da área. 

Esses dados podem ser vistos de dois ângulos: 

cropped view of smiling girl holding glass of water in the morning

1 – Trata-se de um mercado desafiador para mulheres

2 – E também muito promissor, com muito campo para corretoras de imóveis. 

Como na Teoria do copo meio cheio ou meio vazio, acho válido refletir os dois pontos de vista. 

E, se você é uma mulher querendo se tornar uma corretora de imóveis, encoraje-se com a metade meio cheia deste copo e suas oportunidades 😉

Estude para se tornar uma corretora de imóveis

Quando falamos em profissionalização não há distinção de gênero e o caminho é o mesmo para homens e mulheres. 

A única forma de se tornar uma corretora de imóveis profissional é estudando para conquistar o registro do CRECI através dos seguintes cursos:  

  • Técnico de Transações Imobiliárias, o TTI;
  • Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários;
  • Curso Superior de Gestão em Negócios Imobiliários. 

Se você já tem uma outra formação em nível superior, aconselho a se especializar na área com uma pós-graduação em Negócios Imobiliários.

Ainda unificando homens e mulheres, aconselho também a leitura de um artigo aqui no blog que explica melhor esses caminhos para a profissionalização do corretor de imóveis, homens e mulheres. 

Em Corretor de Imóveis autônomo: como montar uma carreira de sucesso você encontra dicas valiosas para sua carreira, independente se você é um corretor ou uma corretora de imóveis. 

Os desafios da mulher no mercado imobiliário 

Conciliar a vida profissional e a pessoal é também um dos grandes desafios de uma corretora de imóveis, assim como toda mulher em qualquer área de atuação. 

A dupla jornada é sempre muito desafiadora e este é o ponto mais alto e desafiador por aqui também. 

Por outro lado, trata-se de uma profissão com características como alta flexibilidade de horário e autonomia, que podem favorecer esse cenário. 

Talvez por isso nos últimos dez anos as mulheres tenham se interessado tanto pela profissão. 

Poder fazer o seu horário, a sua rotina, trabalhar sozinha e em home office, são pontos que atraem cada vez mais profissionais que querem conciliar vida pessoal e profissional, algo que o mercado imobiliário oferece. 

Dividindo entre ônus e bônus da profissão, esses seriam os bônus, a metade do copo meio cheio e que favorecem homens e mulheres 😉

Os ônus da profissão desafiam muito mais as mulheres, que é o fato do corretor de imóveis profissional não ter qualquer vínculo empregatício, mesmo trabalhando em uma imobiliária. 

Logo, não tem qualquer benefício que uma contratação em regime CLT traz, em especial a Licença Maternidade. 

– Então a corretora de imóveis não pode ter filhos? 

Claro que sim, mas, deve ficar ainda mais atenta e se organizar, sobretudo, financeiramente para o período pós parto. 

Profissionais autônomos devem garantir seus direitos trabalhistas garantidos pelo governo, como INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, por conta própria. 

Vale procurar saber mais sobre isso e não abrir  mão disso para um futuro próximo, como no caso da gravidez e, para futuros mais longos, como a aposentadoria. 

Pontos fortes da corretora de imóveis 

Falei pra você  lá no início do nosso bate papo que este era um papo de interesse total, para corretores e corretoras de imóveis, pois, há pontos fortes na profissional mulher que inspiram e merecem ser ‘copiados’. 

Isso porque, embora sejam características predominantemente femininas, tudo é treinável e sempre dá pra melhorar, certo? 

A mulher profissional do mercado imobiliário tende a se destacar em: 

Organização

Essa é uma característica muito exigida do corretor de imóveis e as mulheres tendem a ser mais e melhor organizadas. 

Rotina, Processos, documentação etc precisam de organização para fluírem melhor e com mais competência e as mulheres se destacam nisso.   

Detalhistas 

Mulheres se atentam aos detalhes de forma assustadora e isso é muito benéfico para a profissão. 

No atendimento ao cliente, na captação de um imóvel ou uma visita, os destaques capturados por elas fazem muita diferença na condução da jornada de compra e venda de um imóvel. 

Comunicação

A comunicação da mulher também é uma característica peculiar e muito positiva. São muito boas em negociação, ponto fortíssimo para a área.

Uma boa comunicação ajuda e muito em todo o processo, desde o primeiro contato com o cliente, até no fechamento do negócio. 

Contribui também para networking. Aproveite esse ponto forte para gerar mais parcerias e negócios. 

Sensibilidade

Captar sentimentos, climas e cenários é algo muito do perfil feminino e necessário em uma transação imobiliária. 

Talvez esta seja a característica e o ponto mais alto da mulher e favorável para as que desejam ser ou já são corretoras de imóveis. 

Desafios do corretor e da corretora de imóveis 

Apenas 30% dos corretores de imóveis são mulheres, ou seja, mesmo sendo otimista e vendo a metade do copo cheio, ainda há muito pra mulher crescer e conquistar no mercado imobiliário. 

E, para isso, a luta é diária e os caminhos são os mesmos para homens e mulheres, especialmente, quando se trata de qualificação profissional. 

Não importa o seu gênero, se você quer ser um corretor ou corretora de imóveis de sucesso, não basta ter o CRECI. 

O CRECI é o primeiro e mais importante passo da sua carreira, há muitos outros na sequência e se qualificar são alguns deles. 

Por isso, trouxe algumas dicas de cursos para corretores de imóveis.

A ideia é que você possa entender a necessidade de desenvolver competências que contribuem com o seu dia a dia como profissional do mercado de compra e venda de imóveis. Anota aí! 

Marketing Imobiliário

Não precisa virar um expert no assunto, mas, se você não é ou não está no momento de terceirizar este trabalho que é fundamental para as vendas, é importante saber cuidar disso sozinho. 

Na internet você encontra uma infinidade de cursos pagos e gratuitos sobre como gerir redes sociais, por exemplo. Não deixe isso passar batido 😉 

Administração Imobiliária 

Uma imobiliária é uma empresa como qualquer outra e, como tal, requer uma gestão competente para ser bem sucedida. 

Conhecimentos em gestão financeira, de processos e pessoas ajudam e muito nessa jornada empreendedora. Fica a super dica pra você que quer abrir ou já tem a sua própria imobiliária. 

Finanças para corretores de imóveis 

Não é tarefa fácil manter a nossa saúde financeira, não é mesmo? 

São tantos impactos diretos e indiretos, e uma pandemia no meio do caminho. 

Resiste ou se mantém saudável quem está mais organizado. 

Vale se atentar a isso para colocar a vida financeira em ordem e estar melhor preparado para grandes imprevistos como os que passamos nos últimos meses.  

E mais: 

  • Leia livros sobre esses assuntos
  • Notícias de mercado e áreas correlatas 
  • Converse com outros profissionais da área
  • Acompanhe profissionais renomados do mercado 
  • E de outros mercados também. 

Tem tudo online e gratuito na internet. Faça bom uso do seu pacote de dados e do WiFi compartilhado. 

A internet é uma avalanche de conhecimento, é só saber usar, certo?

Por fim, voltando ao nosso tema principal, parabéns a todas as corretoras de imóveis por cumprirem com maestria a sua profissão

Seguimos por aqui incentivando e apoiando a mulher no mercado imobiliário. 

Inspirados por uma série de competências e características muito particulares e que fazem a diferença em um mercado cada vez mais desafiador. 

Aos homens, corretores de imóveis, façam o mesmo: inspirem-se, apoiem e juntos construam o melhor mercado para vocês atuarem. 

E contem com a gente pra isso. 

Bons negócios. 

2 respostas

    1. Olá Walter! tudo bem? Isso mesmo, tem espaço para todos no mercado imobiliário! Continue acompanhando nossos conteúdos e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos para corretores e Imobiliárias

Clique no banner abaixo e faço o download gratuitamente

Para testar nosso sistema preencha o formulário abaixo e aguarde as instruções no seu e-mail.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.