Ter um Instagram imobiliário é mais que postar fotos dos imóveis da sua carteira, sabia?
Tem muito corretor de imóveis e imobiliária não conseguindo extrair os melhores resultados do seu Instagram imobiliário pelo mau uso da ferramenta que é, sem dúvidas, uma das melhores vitrines digitais da atualidade.
Para você ter uma ideia do quanto o Instagram imobiliário pode ser eficiente para muitas personas, inclusive a sua, dá uma olhada nos números da rede social de acordo com uma pesquisa do Spotify:
- Em 2022, o Brasil atingiu a marca de mais 124 milhões de usuários no Instagram
- 31% destes usuários têm entre 25 e 34 anos.
- Brasileiros gastam cerca de 3 horas e 30 minutos por dia nas redes sociais
- A taxa de engajamento do Instagram é 4 vezes maior do que a taxa de engajamento do Facebook.
- O Instagram é considerado uma das melhores plataformas para descobrir novas marcas.
- 81% dos brasileiros usam o Instagram para procurar novos produtos e serviços.
Como costumo dizer por aqui: contra dados, não há argumentos.
Acontece que, como disse no início do nosso bate papo, para fazer parte destas estatísticas de forma eficiente e não somente em números, ou seja, para ter um Instagram imobiliário que funciona é preciso ir além dos posts dia sim, dia não com fotos de imóveis que você decide anunciar por lá.
O Instagram imobiliário pode e deve ser mais estratégico!
E digo mais: você não precisa ser nenhum especialista em marketing imobiliário digital para isso, ok?
Trouxe aqui 5 dicas de boas práticas para você implementar imediatamente no seu instagram imobiliário para que ele performe melhor e te traga melhores resultados. Anota aí!
Em tempo, estou considerando aqui que você já sabe e tem bem definida a sua persona, e que ela realmente está no Instagram, ok?
Mas, se você ainda não sabe quem é a sue persona ou até mesmo o que é persona e a diferença entre ela e o público alvo, volte duas casas e leia este artigo aqui:
Como criar uma persona no Marketing Imobiliário.
Agora, vamos às dicas que vão te ajudar a ter um instagram imobiliário mais eficiente.
Dica 1 – O conteúdo do seu Instagram imobiliário pode ser mais rico
Nem só de imóvel bonito a sua persona vive, ou seja, dependendo da etapa em que ela se encontra no funil de vendas e na jornada de compra e venda de um imóvel, informação de qualidade é muito bem vida e o melhor: mais assertivo.
Sendo assim, vale muito compartilhar com os seus seguidores conteúdos que reforcem a sua autoridade no assunto, seu nível de conhecimento e domínio do mercado imobiliário.
Por essas e outras, compartilhe conteúdos educacionais e esclarecedores como:
- Financiamento imobiliário
- Localização – foque nas regiões onde você atua
- Documentação e parte burocrática
- Entre outros.
A dica aqui é procurar responder às principais perguntas e sanar as dúvidas mais rotineiras que surgem nos seus atendimentos.
Um conteúdo rico e que diversifica o seu feed, dando mais dinamismo e o principal: reforça a sua marca pessoal como especialista no assunto.
Dica 2 – Prova Social
Vendeu mais um? Compartilha também!
Este é um dos conteúdos que mais engaja e traz reforço a sua credibilidade no mercado.
Ainda que seja você falando de você ou da sua imobiliária, é uma prova do seu trabalho e isso é muito importante quando se trata de “venda pela internet”.
Vale ressaltar que no instagram imobiliário não vende diretamente como as lojas de varejo, mas, atrai e nutre o lead conduzindo-o para os seus outros canais de comunicação, sendo mais que uma vitrine virtual, mas também um imã de captação de leads mais qualificados.
Dica 3 -Explore mais e melhor as ferramentas do Instagram
Reels, gifs temáticos, destaques e tudo o que o instagram oferece para produção de conteúdo, o seu perfil deve usar e abusar.
O instagram procura sempre inovar e, de tempos em tempos, traz novos recursos para a rede.
Isso movimenta muito o algoritmo e quem os explora é notado por ele e ganha mais alcance orgânico, tudo o que todo perfil mais busca!
Por isso, não se limite a publicar fotos no feed e story do seu instagram imobiliário.
Faça Reels, use os gifs temáticos, vídeos curtos e mais longos, galeria de imagens e todos os recursos que o Instagram disponibiliza ao seu usuário.
Diversifique, traga mais dinamismo a sua @ e, claro, seja mais “querido” pelos algoritmos do Instagram.
Dica 4 – Surfe na rede e interaja com outros perfis
Essa é uma prática que dá muito resultado e poucas pessoas conseguem fazer, pois leva tempo e dedicação.
Comentar, curtir, compartilhar, marcar outros perfis, salvar conteúdos, tudo isso tem peso para o nosso querido e temido algoritmo do Instagram, portanto, faça!
Quando você comenta em um post é notado, o perfil curte seu comentário, pode ir até o seu perfil saber mais sobre ele, ver o que rola por lá e por aí vai.
É um movimento lento, eu sei, mas necessário e muito eficiente. Vale a pena dedicar uns minutos do dia pra isso.
Dica 5 – Arrume a casa antes de chamar a visita
E, por último e não menos importante, aliás, o mais importante é: arrume o seu instagram imobiliário.
Aquelas dicas fundamentais que sempre damos por aqui e que seguem sendo primordiais e válidas de um reforço:
- Perfil comercial – seu instagram imobiliário é um negócio, não esqueça disso!
- Bio bem feitinha, com link pro seu principal canal de comunicação, geralmente, whatsapp
- Nada de conteúdo pessoal. Separe bem as coisas
- Definitivamente, nada de conteúdo duvidoso: religião, política e time do coração são assuntos que você deve evitar no seu instagram imobiliário
- Periodicidade: mantenha o ritmo de postagens, o algoritmo curte isso 😉 Um cronograma de postagens te ajuda com isso. Tem milhares na internet disponíveis gratuitamente.
- Qualidade de imagens. Seu instagram imobiliário é uma vitrine, não esquece que foto atrai, foto vende 😉
- Tempo de resposta: postou, acompanhou. Não demora a responder às interações.
- Sem preciosismo: faça o melhor com o melhor que você tem no momento. E digo mais: no Instagram, quanto mais natural, melhor. Aperta o play e simbora!
- Sempre que puder, apareça, mostre o seu rosto, a sua figura por lá. E não esqueça: Blogueirinho não, um profissional atento ao seu mercado.
Com essas dicas práticas você consegue dar um up no seu instagram imobiliário e fazer ele performar melhor.
Vale ressaltar que os resultados orgânicos em redes sociais levam tempo. rata-se de um trabalho de formiguinha, feito dia a dia, moroso, com resultados a médio e longo prazos.
Por isso, não desanime nas primeiras semanas de trabalho árduo e muita dedicação ao seu instagram imobiliário para colher meia dúzia de likes, nenhum comentário, tão pouco um contato no seu whatsapp.
Os frutos levam tempo para serem colhidos sem investimento financeiro por lá, mas eles chegam. Disciplina e dedicação ao bom trabalho e eles chegam. Pode apostar!
Agora me conta: como está o seu instagram imobiliário? Tem bons resultados ou você posta, posta, posta e não vê nenhuma diferença no seu dia a dia?
Conta pra mim aqui nos comentários e vamos nos ajudando com isso também, ok?
Conta comigo e bons negócios.
4 respostas
Muito obrigado pelas dicas, mensagens de esperança e perseverança.
Agradecemos o seu feedback Wanderley, a Microsistec está aqui para ajudá-lo no que for preciso. Pode contar conosco! Aliás em nossas redes sociais e demais artigos no blog você encontra dicas e informações relevante para seu dia a dia, como esta. Valeu Wanderley, continue nos acompanhando!
Obrigado pelas dicas e mensagem de esperança e perseverança.
Olá Wanderley, tudo bem? Magina! A Microsistec está aqui para ajudá-lo no que for preciso, pode contar conosco! Aliás em nossas redes sociais e demais artigos no blog você encontra dicas e informações relevante para seu dia a dia, como esta.