LinkedIn para Corretores de Imóveis: tudo e mais um pouco sobre a rede

linkedin para corretores de imóveis

Quando falamos em LinkedIn para corretores de imóveis, em um resumo bem prático dividimos o mercado imobiliário em dois grupos:

Grupo 1 – Os corretores de imóveis que já ouviram falar sobre LinkedIn, mas o ignoram como ferramenta profissional ou algo do gênero. 

Grupo 2 – Os que já estão por lá porque disseram que era legal, mas não sabem muito bem como utilizar a rede e, também por isso, a deixaram lá, abandonada. 

E como dizem por aí: – É sobre isso e está tudo bem! 

A popularidade do LinkedIn é relativamente nova no Brasil, se comparada às outras redes sociais como o Instagram e o Facebook e, se o assunto foi LinkedIn para corretores de imóveis, acredito que ainda seja algo pouco ou mal explorado pelos profissionais do segmento.  

Acontece que o LinkedIn tem um potencial interessante para o corretor de imóveis e imobiliárias como ferramenta de trabalho, não para vender diretamente, mas contribuir efetivamente com o processo de venda. 

E essa é a pauta de hoje por aqui. Se animou? Eu tinha certeza disso! 

Então, seja lá qual for o seu grupo – 1 ou 2 (ou 3, 4 …) – pega um café e senta aqui, vamos conversar sobre LinkedIn para corretores de imóveis e como ele pode te ajudar a vender mais. 

O que é LinkedIn? 

linkedin corretor de imóveis

LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. 100% gratuita, é uma rede social para profissionais e empresas se relacionarem com o seu mercado. 

Fundado em maio de 2003, nos EUA, por Reid Hoffman, hoje tem mais de 774 milhões de usuários, explados em mais de 200 países mundo afora. 

E você ainda se questiona sobre LinkedIn para corretores de imóveis! 

No LinkedIn estão empresas e profissionais das mais distintas áreas de atuação se relacionando com os mais diferentes objetivos, por exemplo:

  • Buscando um nova oportunidade de emprego
  • Divulgando vagas em aberto nas empresas 
  • Divulgando a marca – da empresa ou pessoal 
  • Estudando – tem cursos gratuitos incríveis no LinkedIn, sabia?
  • Entre outras iniciativas voltadas ao âmbito profissional. 

Sim. No LinkedIn tem tudo isso e muito mais!

Para ilustrar melhor o potencial do LinkedIn para corretores de imóveis e todos os profissionais do mundo, compilei alguns números sobre a maior rede profissional do mundo. Olha só! 

  • São 774 milhões de usuários no mundo.
  • O Brasil tem 50 milhões de usuários e é o 4º país com o maior número de usuários ativos em todo o mundo.
  • Cerca de 80% dos profissionais de marketing aprovam o LinkedIn como uma fonte muito boa de leads.
  • 43% dos marqueteiros afirmam que obtêm pelo menos um cliente via LinkedIn. 
  • E mais: de acordo com um estudo da Hubspot, plataforma competente de marketing e outros – o LinkedIn é 277% mais eficaz na geração de leads do que o Facebook e o Twitter.
  • Tem mais de 20 milhões de empresas cadastradas na rede, divulgando, em média, 14 milhões de oportunidades de emprego.  

Repito: e você aí, se questionando se o LinkedIn para corretores de imóveis vale a pena, se dá resultado etc. 

Agora que você já entendeu o tamanho e a potência do LinkedIn no Brasil e no mundo, quer saber mesmo como os corretores de imóveis podem utilizá-lo, certo? 

Então, vamos as nossas tão queridas e esperadas dicas práticas. 

Continua aqui com a gente que chegou a hora de você aprender:

Como corretores de imóveis podem usar o LinkedIn no seu negócio

Marketing Imobiliário é um assunto recorrente por aqui e, recentemente, eu dei uma dica que também faz todo sentido no nosso bate papo de hoje que é a seguinte: 

Vá além do Facebook e Instagram nas suas ações de marketing imobiliário. 

Redes Sociais para corretores autônomos

Com a força e a popularidade das outras redes sociais como ferramenta de vendas, o mercado imobiliário “viciou” em Instagram, grupos no Facebook etc e, fatalmente, vem ignorando outras ações de marketing imobiliário importantes e tão eficientes quanto. 

Falei mais e melhor sobre isso em “O poder do e-mail marketing imobiliário para vender mais” e vou reforçar aqui, incluindo o LinkedIn para corretores de imóveis como uma ação a ser mais e melhor explorada pelos profissionais do mercado. 

Como disse no início da nossa conversa, o LinkedIn para corretores de imóveis não é uma ferramenta de venda direta, mas de contribuição efetiva na jornada de compra e venda de um imóvel. 

O LinkedIn para corretores de imóveis é estrategicamente eficiente para: 

1 – A construção da sua marca e da sua imobiliária 

2 – Criar e aumentar sua autoridade como especialista 

Esses são pontos de extrema importância na jornada de compra e venda de um imóvel que podem ser muito bem explorado no LinkedIn.  

O marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente para o alcance desses resultados e o que a maior parte dos profissionais e empresas que estão por lá fazem. 

Atrair, educar e nutrir o seu público compartilhando conteúdo rico e de acordo com a fase de cada um na jornada de compra e no funil de vendas é um dos caminhos para a captação de leads no LinkedIn também. 

– Mas, Marlon, quem quer comprar um imóvel está no LinkedIn? Pensei que estivesse nos Portais imobiliários, nos grupos do Facebook ou no Instagram!

Como diria o Faustão: – Errrooooooouuu!!! 

Pensou errado, amigo corretor! 

Ressalto que, as ações de marketing imobiliário no LinkedIn não são de venda direta, você pode até ofertar um imovel da sua carteira por lá, mas acredito que hoje, seja a melhor estratégia para venda direta.  

O LinkedIn para corretores de imóveis é uma ferramenta de marketing pessoal, criação e desenvolvimento da sua marca e autoridade como um especialista no assunto.  

E isso é um dos caminhos para a captação de um lead e a conversão dele em cliente.

E sim, ele pode estar no LinkedIn, afinal, lá estão mais de 50 milhões de brasileiros e muito deles podem estar:

  • Procurando um novo endereço, mais próximo do seu trabalho.
  • Querendo dar um upgrade no seu imóvel.
  • Precisando vender um imóvel. 

Enfim, são muitos cenários que também fazem parte da vida de qualquer pessoa usuária do LinkedIn.

E como fazer isso? 

Como, exatamente, ter um bom LinkedIn para corretores de imóveis

Com conteúdo bom de verdade. Não tem segredo. Compartilhar conhecimento te ajuda a ter um LinkedIn para corretores de imóveis que: 

Cria oportunidades de negócios

Atrai outros colegas de profissão e potenciais clientes em diferentes fases da jornada de compra. 

Reforça o seu profissionalismo e autoridade

Compartilhe casos de sucesso, tire dúvidas que você identifica como recorrentes e que ajudariam muitas pessoas etc. Se mostre uma autoridade no assunto e o melhor profissional para auxiliar alguém na compra e venda de um imóvel.  

Networking

Interaja na rede e se relacione com outros perfis, sejam eles da área ou não. Parabenize pelo novo emprego ou cargo, comente uma notícia ou um post. 

Isso traz engajamento orgânico para o seu perfil e, consequentemente, ele é melhor visto pelos algoritmos da rede e ela entrega melhor os seus conteúdos. Além, de claro, gerar conexões, relacionamento etc. Nem tudo é número! 

Anuncie no LinkedIn

O LinkedIn Ads não é barato, confesso, mas pode ser muito eficiente quando bem feito. Pense nisso e, se fizer sentido para o seu momento e o da sua imobiliária, manda vê! 

Ficou animado com essa história de LinkedIn para corretores de imóveis e quer entrar pro jogo? Vamos lá! 

Listei umas dicas de como criar um LinkedIn para corretores de imóveis. 

Passo 1 – Crie um perfil profissional no LinkedIn 

perfil linkedin corretor de imóveis

Esqueça  o que você criou no seu Instagram e Facebook. O papo aqui é profissional de verdade: 100% trabalho. 

Sim, tem quem publique uma coisa que não parece tão profissional, mas, no fundo tem alguma correlação com o seu trabalho sim. E, se não tem, é sempre muito pontual.

De um modo geral, o LinkedIn traz desde a foto do perfil mais séria, corporativa, seguida da foto de cada com algo da empresa ou área de atuação. 

Como foto de capa sugiro uma da sua imobiliária ou algo relacionado a compra e venda de imóveis e a tipologia, nicho que você mais atua: alto padrão e luxo, salas comerciais, Casa Verde Amarela etc.  

A sua imobiliária tem LinkedIn Page? É importante, inclusive, fazer parte dela no seu perfil no Linkedin, ok? 

Seria algo bem semelhante a uma Fan Page no Facebook, mas totalmente voltada ao corporativo.  

Passo 2 – Deixe o seu “Perfil Campeão” no LinkedIn 

Sem preguiça. Dedique-se ao preenchimento de todos os campos e com capricho. Não os encare como um currículo, mas como um portfólio e carta de apresentação do seu trabalho e da sua trajetória no mercado imobiliário. 

Há campos para inclusão de projetos, artigos, destacar suas publicações e atividades. Capricha!

Passo 3 – Seja recomendado 

linkedin para corretores de imoveis

Tem uma área muito bacana no LinkedIn onde você pode solicitar que as suas conexões lhe recomendem, como um depoimento sobre seu trabalho e sua personalidade profissional.

Isso é extremamente valioso e no marketing imobiliário chamamos de  prova social. Alavanca demais sua autoridade, reforça sua reputação e passa segurança aos seus potenciais clientes, afinal, não há nada melhor alguém falando bem da gente, não é mesmo?  

Você pode – e deve – solicitar recomendações as suas conexões. Se atente para não ter essa iniciativa com quem nunca teve qualquer contato profissional ou pessoal com você, ok?

Sugiro colegas de profissão e donos de imobiliárias que você já tenha trabalhado.

Passo 4 – Participe de grupos no LinkedIn 

Grupos? Eu ouvi grupos? Sim, você ouviu grupos. Assim como nas outras redes sociais, o LinkedIn também tem grupos e comunidades que você pode e deve fazer parte, contribuir e interagir por lá.  

Passo 5 – Use o Linkedin Pulse

O LinkedIn Pulse é um espaço para você criar artigos e conteúdos mais densos, seus estudos, análises, opiniões etc. 

Explore essa ferramenta. O LinkedIn gosta e seu público também 😉 

Passo 6 – Publique no seu LinkedIn! 

O último e um dos mais importantes passos quando se trata de LinkedIn para corretores de imóveis é a publicação. Corretor, publique! 

Todo dia, se possível, faça publicações no seu perfil no LinkedIn. 

–  Ah, Marlon, mas onde vou achar assunto para todo dia? 

Você não precisa necessariamente criar conteúdos extensos, longos e super qualificados. Seria perfeito e aquele tal mundo ideal – utópico! 

Você pode comentar outras publicações e compartilhar. É um bom caminho e mantém seu perfil atualizado 😉

Só não esquece que isso pode ser um recurso e não uma rotina. Dedique-se. Eu sei que você é capaz e o melhor: tem muito conhecimento para compartilhar!

Animado? Entendeu porque você precisa ter um perfil no Linkedin? 

Não é modinha… não é mais trabalho, custos etc. 

LinkedIn para corretores de imóveis é estratégico e pode te ajudar a vender mais sim. Pense nisso e bons negócios. 

E se você já tem um perfil no LinkedIn, vamos nos conectar?

Meu perfil no LinkedIn está AQUI.

Deixe o link do seu In aqui nos comentários e vamos interagir por lá tambéEm tempo, segue a Microsistec por lá também. A página é essa aqui:  LinkedIn Page da Microsistec.

Vamos nos conectar? 

3 respostas

  1. Boa tarde . Meus parabéns pelo excelente post. Eu aqui tentei muitas coisas no Linkedin, mas nada além de visitas no perfil. Para mim esta rede não funcionou e não deu resultados.

    1. Oi Maria.
      Obrigada por compartilhar sua experiência no KinkedIn com a gente.
      A dica que eu reforça é não focar na ferramente com a finalidade da venda, mas como um meio.
      Usá-la para criar e potencializar a sua marca pessoal e da imobiliária é uma estratégia sustentável e a com resultados a médio e longo prazos.

      Vamos nos falando!

      Um abraço e bons negócios.

  2. Boa tarde . Meus parabéns pelo excelente post. Eu aqui tentei muitas coisas no Linkedin, mas nada além de visitas no perfil. Para mim esta rede não funcionou e não deu resultados. Talvez não estava fazendo correto. Vivendo e aprendendo. Vamos melhorar.

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