Tem corretor de imóveis que ainda questiona a eficácia do marketing imobiliário digital.
Eu acredito piamente que esta é uma visão equivocada sobre o assunto e que, muito provavelmente, esteja atrelada a experiências ruins.
As redes sociais, por exemplo, uma das mais competentes ferramentas do marketing imobiliário hoje, quando mal utilizada, pode ser também o pior caminho a seguir rumo ao sucesso de vendas.
O Facebook, então…
A rede social é muito intuitiva e lhe incentiva a fazer dela um canal de geração de negócios bacana, impulsionando seus posts com relativos pequenos investimentos etc.
Fazendo com que todos se sintam aptos para realizar o marketing digital do seu negócio.
Isso dá certo? Sim, pra muitos corretores de imóveis e imobiliárias traz algum resultado.
Mas, como não se trata da maneira ideal e mais estratégica de se fazer marketing imobiliário digital, para muitos, é um verdadeiro fracasso.
Isso frustra e, claro, acaba gerando ‘traumas’ e o descrédito na metodologia.
O marketing imobiliário digital ajuda a vender mais imóveis sim.
Você pode estar pensando que, obviamente, eu, enquanto profissional da área, devo fomentar a eficácia do marketing imobiliário.
E eu lhe garanto: não estou sozinha nessa!
Eu, o Google e muitas grandes empresas do mercado imobiliário (pequenas e médias também!) acreditam na eficiência do marketing imobiliário digital para vender mais imóveis.
Inclusive, empresas que contaram com ele para alavancar seus negócios e se posicionar com destaque na sua praça.
E, quando o Google, a maior autoridade da internet diz, quem tem juízo, no mínimo, presta atenção.
O site de busca mais utilizado no Brasil registra mensalmente 20 milhões de buscas relacionadas ao mercado imobiliário.
Os dados foram divulgados recentemente em um evento do setor imobiliário por Adriano Nasser, o Head of Industry do Google.
Ele afirmou ainda que 70% da jornada de compra de um imóvel acontece online.
Estes deveriam ser motivos suficientes para você acreditar na eficiência do marketing imobiliário digital, mas, ainda tem mais.
Casos de sucesso de corretores e imobiliárias com o marketing imobiliário ilustram melhor.
Por isso, quero compartilhar com você uma das dezenas de exemplos muito bem sucedidos de marketing imobiliário digital que eu conheço.
A Maktub Imóveis é uma imobiliária da região de Pindamonhangaba, interior de São Paulo.
Eles cresceram em 30% suas vendas, teve 50% mais visitas em seu site imobiliário e alcançou mais de 196 mil pessoas pelo Facebook. Tudo isso em 4 meses.
A Maktub Imóveis tinha uma carteira de imóveis interessante, com produtos muito bons.
Precisava linkar esses imóveis aos clientes certos e assim alavancar seu volume de vendas.
Para isso, Gessé Rodrigues, proprietário da imobiliária, não teve dúvidas: investiu em marketing imobiliário digital.
“Temos profissionais qualificados, uma estrutura física razoável e bons produtos. Somos também Correspondentes CAIXA.
Me faltava uma ponte entre o que eu oferecia e quem necessita dos meus produtos e serviços. O caminho é um só: Marketing Digital”.
Gessé e sua equipe é um daqueles típicos casos que citei no início deste post, onde o se sentir apto para fazer sozinho o marketing imobiliário digital só fez ele perder tempo e dinheiro.
“Eu não sou especialista nisso e fazia investimentos provavelmente equivocados a um alto custo.
Com um plano de Marketing Imobiliário Digital feito por profissionais da área e para o meu negócio, os investimentos foram para os lugares certos, na quantidade certa e sempre de acordo com os retornos obtidos, ou seja, alavancou os negócios trazendo mais clientes e visibilidade também”.
Por que o marketing imobiliário digital dá certo para alguns corretores e imobiliárias e para outros não?
Porque o trabalho de marketing imobiliário digital vai muito além (muito além mesmo!) de posts impulsionados no Facebook.
Trata-se de um trabalho totalmente estratégico, com estudos aprofundados do cenário atual do seu negócio, que passam pela análise criteriosa e especialista de profissionais da área de comunicação e marketing, até a criação de um plano exclusivo e alinhado com as suas expectativas.
- Patrocinar suas publicações no Facebook NÃO É MARKETING IMOBILIÁRIO DIGITAL.
- Postar os links dos anúncios do seu site imobiliário nas redes sociais NÃO É MARKETING IMOBILIÁRIO DIGITAL.
- Lotar a caixa de e-mail dos seus potenciais clientes com propostas de imóveis NÃO É MARKETING DIGITAL.
Ressalto: Marketing imobiliário vai muito além destas práticas que, de fato, todos estão aptos a realizar com sucesso.
O que não é garantido é o sucesso de vendas com atuações sem qualquer estratégia 😉
Existe uma série de iniciativas que contemplam o marketing imobiliário digital de verdade, que contribui efetivamente na geração de negócios, de vendas de imóveis.
Listei as principais delas para você pesquisar e entender melhor a dimensão deste universo´e ir em busca de boas práticas para alavancar suas vendas. .
Facebook para corretor de imóveis;
Instagram para vender mais imóveis;
Portais imobiliários;
Landing Pages;
Definitivamente, não basta estar online. É preciso se posicionar da maneira correta e dentro de uma estratégia.
Não há o que duvidar no marketing imobiliário digital. Como em todo plano estratégico, ele é acompanhado de perto.
Todas as iniciativas e os retornos de investimentos – ROI – de marketing imobiliário digital são mensuráveis, através de ferramentas de análise e mensuração de resultados, permitindo que as ações sejam alteradas sempre que necessárias.
Você ainda tem dúvidas do quanto o marketing imobiliário digital pode contribuir com o seu negócio? Deixe um comentário. Podemos conversar mais a respeito.