Oi, Corretor. Como estão as vendas por aí? Ou melhor: como está a comunicação da sua imobiliária por aí?
Vira e mexe trazemos para o nosso bate papo aqui no blog da Microsistec, dicas de como como performar melhor nas redes sociais, como atrair mais leads, e-mail marketing e tantas outras iniciativas que te ajudam a vender mais imóveis.
Hoje, a nossa conversa é um pouco diferente, mas sempre com o mesmo objetivo: alavancar os seus resultados em vendas.
Hoje, as dicas por aqui são do que NÃO fazer quando se trata de marketing imobiliário.
Trouxemos alguns exemplos de falhas que podem ser fatais na comunicação das imobiliárias que, vale ressaltar, já somam mais de 62 mil unidades em todo o país.
Os dados são do COFECI, o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis.
Números que demonstram bem o tamanho da concorrência e o quanto é importante ser o mais assertivo possível nas ações de comunicação das imobiliárias, concorda?
Temos certeza que sim, então, vamos ao que interessa!
Listamos aqui as principais e mais comuns falhas de comunicação das imobiliárias.
Uma lista do que NÃO fazer quando se trata de marketing imobiliário, atendimento ao cliente e todas as vertentes da comunicação das imobiliárias com foco em vender mais.
1 – NÃO PADRONIZE O ATENDIMENTO AO CLIENTE
Se há algo que não pode jamais ser um padrão é o atendimento ao cliente.
O cliente é único, tem necessidades particulares, peculiaridades que precisam ser ouvidas com cuidado e atenção para que você seja o mais assertivo possível.
- Você pode SIM ter um script de vendas;
- Você pode ter um padrão nos processos da imobiliária;
- Um modelo padrão para os materiais de comunicação etc.
Isso é ok e faz parte da organização da imobiliária.
Mas, ficar engessado a tudo isso na hora de atender e fazer disso algo mecânico, robótico e tudo mais, desumaniza, despersonaliza o que pode ser o seu maior e mais eficiente diferencial de sucesso: o seu atendimento.
Se atente para isso, em especial, nas mensagens automáticas dos aplicativos de comunicação: chats, bots, whatsapp etc.
2 – CUIDADO COM A COMUNICAÇÃO DAS IMOBILIÁRIAS NO WHATSAPP
Não existe nada mais irritante do que ser atendido por um robô no serviço de atendimento do banco, de agendamento de consultas, hotéis, enfim, de todo e qualquer serviços que, fatalmente, exigem o mínimo de humanização no atendimento.
E isso vale muito para o atendimento imobiliário.
Automatizar as mensagens de resposta no WhatsApp, por exemplo, traz bônus e ônus, e o ônus pode ser uma falha fatal de comunicação das imobiliárias que precisam ser analisadas com carinho para entender se vale a pena ou não tê-las.
Dos bônus – traz um retorno imediato ao cliente e isso está atrelado ao tempo de resposta e conversão – assunto que já falamos bastante por aqui.
Dos ônus – você corre sérios riscos de esquecer de atender, de fato, o cliente em tempo hábil, afinal, essa resposta é automática e, instantaneamente, se o atendimento real não for rápido, perde o efeito.
E, por falar em comunicação pelo Whatsapp, seguem aqui 3 dias de conteúdos que merecem sua atenção:
1 – 5 dicas para um bom atendimento imobiliário pelo Whatsapp
2 – WhatsApp para corretores de imóveis: dicas para se comunicar e vender mais
3 – Como atender via whatsapp na sua imobiliária
Quando usar mensagens automáticas nas ferramentas de comunicação das imobiliárias?
Recomendamos:
1 – Quando a imobiliária está fechada, depois do expediente
2 – Em ocasiões pontuais, como eventos, e o fluxo de atendimento está além do normal, impactando significativamente no tempo de resposta.
Mas, se mesmo assim você ainda preferir pelas mensagens automáticas na sua comunicação, se atente para o conteúdo delas:
Opte por mensagens curtas, simpáticas e que informem quando você, com quem de fato o cliente quer falar, irá atendê-lo.
Atenção: evite perguntas e formulários “para adiantar” o atendimento. Por exemplo:
Me envie o tipo de imóvel, bairro e valor do imóvel que você busca.
NÃO. JAMAIS. NUNCA!
Trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado.
Existe uma linha tênue entre a agilidade, objetividade e o mecânico, frio e apressado. Pense nisso!
3 – ESQUECER DO MARKETING OFF-LINE
Como todo mundo indo em uma única direção, fatalmente, há bons caminhos sendo ignorados.
A comunicação das imobiliárias estão muito concentradas no online, nas redes sociais, portais e sites imobiliários.
Ainda temos gente nas ruas, caminhando e olhando o mundo além da tela de um celular e não podemos abrir mão de impactar essas pessoas.
As placas nos imóveis ainda funcionam, assim como ações de interação no entorno de um lançamento imobiliário, um anúncio na embalagem de pizza ou saco de pão.
Nem só de Facebook e Instagram vive o seu potencial cliente.
Estude-o e explore melhor outros canais de comunicação com ele também no offline.
Essa pode ser uma sacada que atrairá um grupo seleto – e esquecido – de potenciais clientes.
Essas são as 3 principais e mais comuns falhas na comunicação das imobiliárias. E o pior: eles podem ser fatais para o seu negócio.
A rotina nos coloca no automático e costumamos seguir a máxima de que em time que está ganhando não se mexe.
Costumamos orientar que, se fazendo errado está dando certo, imagina se ajustar os ponteiros e fazer melhor?
Tem algo que você já fez na comunicação da sua imobiliária que não recomenda de jeito nenhum?
Compartilhe com a gente as suas vivências e nos ajude a construir um mercado imobiliário cada vez mais eficiente.
Bons negócios.