Oi Corretor, tudo bem? Você sabia que o WhatsApp para corretores de imóveis é como uma verdadeira ferramenta de gerar negócios?
E que existem formas de usar melhor o seu WhatsApp e melhorar o seu atendimento?
O aplicativo de comunicação é hoje o melhor e mais eficiente do mundo e, por isso, um dos mais utilizados aqui no Brasil, tornou- se uma ferramenta imprescindível para fazer negócios.
Pesquisas apontam que quase 50 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp.
E tudo começa com um:
- Me passa seu Whatsapp…
- Vou te adicionar no Whatsapp…
Essas são frases rotineiras no nosso dia a dia e o começo de uma relação de negócios que tem tudo pra dar certo!
E os apelidos? Zap, zap-zap… lembrou de alguém, não é mesmo?
Todo mundo tem alguém que se refere ao Whatsapp dessa forma ou o chama assim também.
Mas, depois de ter o WhatsApp do cliente e adicional, de que maneira você pode se comunicar com ele pelo aplicativo além do envio das tradicionais mensagens?
Como fazer do seu WhatsApp para corretor de imóveis uma ferramenta eficiente de fazer mais negócios?
Fica por aqui que esse é o nosso assunto hoje e merece atenção especial do corretor que quer vender mais.
Vamos às dicas!
WhatsApp para corretores de imóveis tem que ser o Business
Sim. Parece a mesma coisa – e em muitas funcionalidades e o seu layout são as mesmas, mas, a versão business do aplicativo tem recursos que podem te ajudar a desenvolver um trabalho mais profissional, o que reflete no resultado final o seu grande objetivo: vender mais!
Listei as principais delas pra você entender melhor e, assim que começar a utilizar a versão business do WhatsApp por aí, explorar melhor:
Análise de dados
Esse é um dos maiores diferenciais mais bacanas diferenciais entre uma versão e outra.
O WhatsApp Business tem um menu de estatísticas que permite acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas.
Dados que ajudam o corretor de imóveis que faz um trabalho massivo de divulgação da sua carteira via Whatsapp a entender a eficiência dessas ações.
Este é um trabalho de marketing imobiliário e como toda ação de marketing precisa ser analisada e mensurada.
Do contrário, você corre o risco de estar investindo tempo e energia em ações, estratégias equivocadas.
Sempre falo por aqui da importância da análise de resultados das ações de marketing imobiliário e o WhatsApp para corretores de imóveis tem sido uma dos canais de comunicação direta com o cliente mais utilizados para isso.
Conversar bem organizadas por etiquetas
Quem nunca teve que voltar uma conversa no WhatsApp para reler o que foi escrito e então saber com quem estava conversando e sobre o que?
Isso acontece muito e pode ser mitigado com o Whatsapp Business.
Nele você pode usar etiquetas que permitem selecionar os contatos, separando-os por categorias.
Isso é uma mão na roda pro corretor de imóveis que fala o dia todo com muita gente, recebe muitos contatos vindo dos diversos canais que ele usa para divulgar seus imóveis.
Quando o cliente te chamar ou você entrar em contato com ele, o encontra rapidamente e já sabe do que se trata.
Isso facilita muito a sua comunicação com o cliente que,fatalmente, se mistura em meio a outras conversas.
O Whatsapp de todo corretor de imóveis tem também os grupos de trabalho, da família, amigos e tantas outras conversas que não com clientes.
E tudo bem! Só organizar por etiquetas 😉
Isso facilitará muito a comunicação, trazendo ainda mais agilidade ao atendimento e melhora a experiência de atendimento ao cliente. É ótimo. De verdade!
Organização é um ponto chave no atendimento imobiliário, principalmente, para quem trabalha como corretor de imóveis autônomo, sozinho.
Falei mais sobre isso em: Como ser um corretor de imóveis autônomo de sucesso.
Passa lá depois, tem dicas simples para pôr em prática e construir uma carreira bem sucedida.
O WhatsApp para corretores de imóveis é mais uma vitrine online para sua carteira
Se você utiliza o status do seu WhatsApp para divulgar seus imóveis, vai amar o Catálogo do WhatsApp Business.
O catálogo é uma opção dentro do aplicativo para você divulgar produtos ou serviços de uma forma bem mais prática e eficiente, tanto para você quanto para quem visualiza esses anúncios.
Nele você pode pôr nome, imagem e preço do imóvei, no caso, em uma apresentação bem mais amigável e como uma vitrine virtual.
Use e abuse deste recurso!
Mensagem de ausência e saudação
Este é um recurso básico e pra quem não conhece bem a versão business o seu maior atrativo, que é aquela opção de mensagem automática sinalizando que você recebeu o contato e assim que puder retorna e tudo mais.
É muito bacana sim, mas, fica aqui o meu alerta para esse prática que é positiva, mas, pode desumanizar o atendimento caso você não cuide com carinho dela.
Isso porque o WhatsApp é um canal de comunicação imediato.
Os clientes utilizam ele para ter um retorno rápido, somando isso a ansiedade e urgência do consumidor da atualidade, as mensagens automáticas podem “robotizar” o atendimento e, dependendo do tempo de “resposta humana”, frustrar o cliente.
O tempo de resposta é fundamental no atendimento ao cliente, sobretudo, no primeiro atendimento.
As mensagens automáticas devem ser feitas com cuidado e acompanhadas de perto para não ter um efeito contrário. Pense nisso e fique esperto 😉
E por falar em tempo de resposta, lembrei de um artigo aqui do blog que fala exatamente disso: O fator mais importante no Atendimento imobiliário.
Perfil comercial do Whatsapp
E, por fim, mas não menos importante é ser um perfil comercial, permitindo que você exiba informações como e-mail, site e a localização do negócio.
Isso traz credibilidade, profissionalismo e se o cliente quiser usar outros canais de comunicação com você, já sabe quais são e onde encontrá-lo.
Esses são alguns dos diferenciais do WhatsApp para corretor de imóveis na versão business e pessoal que eu considero os mais relevantes e os que me fazem ter e utilizar somente uma conta business.
Agora, se ainda assim você não se convenceu de que este é o melhor para o seu negócio, trouxe também dicas para você utilizar o WhatsApp para corretores de imóveis, independente da versão. Anota aí!
Dica 1: Faça dele a 1ª opção de contato com você e a sua imobiliária:
- Colocando link direto pra ele nas suas redes sociais
- Divulgando nos anúncios
- E com um botão no seu site imobiliário
P.S.: lembre-se do que falei acima sobre tempo de resposta. Se você não for bom nisso, repense seu comportamento, pois, a ferramenta já é uma realidade e só depende de você para que ela seja eficiente por aí também. Fica a dica!
Dica 2: cuidado com o volume de mensagens enviados
O Whatsapp nos dá essa sensação de proximidade com o cliente, é de muito fácil acesso e é comum perdermos a mão no número de chamadas, dia e hora em que decidimos nos comunicar por ele com as pessoas.
Vimos que a pessoa está online e aproveitamos para enviar algo. Cuidado com isso!
Procure não se estender muito além do horário comercial, exceto quando a comunicação parte do cliente. Se você tiver disponibilidade, o atenda sim.
Caso não queira, aqui cabe muito bem as mensagens automáticas informando o horário de atendimento 😉
Mas, você entrar em contato, chamá-lo enviando algo tarde da noite só porque o viu online ou coisa do gênero, jamais. Seja prudente e mantenha o alerta do bom senso sempre ligadinho!
Dica 3 – Cuidado com a linguagem e seus conteúdos
Como falei na dica anterior, essa sensação – falsa sensação – de proximidade e intimidade com o cliente proporcionada pelo Whatsapp pode ser uma armadilha.
Assim como nos horários e volume de chamadas, conversas, mensagens etc., se atente para a linguagem utilizada com ele:
- Clareza e objetividade;
- Educação, gentileza ao iniciar e finalizar uma conversa;
- Figurinhas;
- Bom dias, tardes e noites aleatórios;
- Fake News;
- Conteúdos Virais sobre política, religião e esporte (Jamais!)
Acredito que o WhatsApp pode ser encarado também como uma rede social e, partindo desse ponto de vista, vale ler e adequar as dicas desse artigo aqui: Como sua imobiliária deve se comportar nas redes sociais.
Agora que você sabe mais sobre toda a potência do Whatsapp para o corretor de imóveis, bora se comunicar melhor com o seu cliente e vender mais.
Bons negócios.
2 respostas
Justamente o que eu procurava. Excelente conteúdo. Grata
Olá Maria Eduarda, tudo bem? Agradeço seu feedback e continue acompanhando nossos conteúdos. Sucesso