O novo consumidor do mercado imobiliário

Oi Corretor(a) de imóveis. Como vai? Você já deve ter percebido e sentido na pele muitas mudanças no mercado imobiliário

Mas, uma delas e talvez a maior, foi o comportamento do consumidor. 

Assim como em todos os segmentos, o cliente, consumidor de serviços, produtos etc. não é mais o mesmo de dois anos atrás, antes da pandemia. 

Os impactos no modo de viver das pessoas, inevitavelmente, atingiu diretamente as formas de pensar, agir e sentir de nós, seres humanos. 

E isso está totalmente ligado ao modo de consumir. Desde a compra da pizza do final de semana até o sofá novo, um carro, a busca por um novo emprego, outra escola para os filhos e a tão sonhada casa própria. 

E é sobre isso que vamos bater um papo hoje: as mudanças do consumidor do mercado imobiliário.   

Mudança de comportamento do cliente do mercado imobiliário

Um segmento que se reinventou bem em meio a pandemia foi o imobiliário. 

Em meio às limitações de distanciamento social, os profissionais da área souberam, como poucos, usar a tecnologia a seu favor.

Bem como os benefícios do bom momento da Taxa Selic e o que isso significa para a compra e venda de imóveis financiados pelo banco. 

Inclusive, falamos sobre isso recentemente aqui no Blog e aproveito para dar essa super dica de leitura, em especial, para o corretor de imóveis que ainda não entendeu muito bem como surfar nessa onda da Selic e alavancar suas vendas. 

Em Taxa Selic: risco ou oportunidades para Corretores de Imóveis explicamos melhor. Passa lá demais daqui 😉 

Mas, voltando às mudanças do consumidor no mercado imobiliário e aproveitando o gancho do uso da tecnologia a seu favor, ela também foi ferramenta fundamental nesse processo de reinvenção no modo de consumir. 

O cliente se viu limitado a usar única e exclusivamente a tecnologia, sobretudo, a internet para comprar, vender e viver melhor, com mais qualidade de vida

Os aplicativos, marketplaces, sites, streaming, redes sociais etc., se tornaram os principais canais de comunicação e relacionamento entre as pessoas e, consequentemente, de pesquisa e consumo. 

E, claro, no mercado imobiliário não foi diferente. 

Pesquisas já mostravam que o primeiro passo para a compra de um imóvel, da maior parte dos clientes, acontece pela internet

Com todas as transformações de comportamento do consumidor, isso foi intensificado e a internet ganhou ainda mais força para as transações imobiliárias. 

Além da procura pelo imóvel ideal pela internet, as visitas aos imóveis também começaram a ser feitas online, assim como a parte documental com assinaturas e tudo mais. 

Em resumo, quem não era tão online assim não teve outra saída a não ser se conectar com o mundo para captar, apresentar e vender imóveis. 

A digitalização do mercado imobiliário foi, sem dúvidas, a maior transformação do processo de compra e venda de imóveis. 

Tudo, graças a essas mudanças no modo de viver de todos nós, cada vez mais onlines, exigentes e imediatistas. 

Clientes mais exigentes e imediatistas: como lidar com isso? 

Podemos dizer que toda a praticidade, conforto e comodidade que a tecnologia e a internet nos trouxeram é o bônus de toda essa transformação e, em paralelo, fez dos consumidores – e isso nos inclui também – mais exigentes e imediatistas

Você há de concordar comigo que, de uma forma geral, nunca estivemos com tanta pressa e afoitos por uma resposta rápida como agora. 

Como online as coisas tendem a ser mais rápidas, em uma linguagem mais popular, arrisco dizer que ficamos mal acostumados. 

Mas, gostemos ou não, esse é o cenário e, do outro lado do balcão, ou seja, enquanto fornecedores, temos que lidar bem com isso. 

Do contrário, com a mesma velocidade que o cliente chega, ele vai embora e você perde a venda para alguém mais rápido que você no atendimento. 

E isso não é de hoje, muito menos culpa dessas transformações de comportamento do consumidor. 

Acredito que isso foi intensificado com tudo isso, mas, já falamos muito por aqui sobre o poder do tempo de resposta na conversão de leads. 

E, em meio ao que é bônus e ônus do novo normal, é preciso se adequar e atender as exigências do seu potencial cliente.

O bom atendimento ao cliente segue sendo a melhor solução

permuta de imóveis

Prepare-se para atender seus clientes exigentes e imediatistas. 

No seu site imobiliário

Um bom site imobiliário precisa atender a requisitos como usabilidade, ser responsivo, estar sempre atualizado, com anúncios com descrições completas e que realmente informam o cliente e fotos que vendem. 

E, acima de tudo, com canais de comunicação com você ou o corretor responsável pelo atendimento o mais claro e de fácil acesso possível. 

A dica aqui é a de sempre: tem um botão direto por WhatsApp de atendimento. 

Nas suas redes sociais

Postou, acompanhou. É muito comum corretores e imobiliárias fazerem dezenas de publicações de anúncios de imóveis à venda e para locação da sua carteira e não acompanharem de perto essas publicações que podem receber interações e deixar o interessado sem resposta. 

Comum é um erro que pode ser fatal nos dias de hoje, por tudo que falamos acima.

Reserve um tempo do seu dia para acompanhar as suas publicações nas redes sociais.

Postou, fique atento e acompanhe de perto as interações para não deixar a desejar no tempo de resposta e atendimento em geral. 

Essas orientações também são válidas para as publicações nos portais imobiliários. 

E, por falar neles, aproveito para deixar mais uma dica de leitura bacana pra você aqui:  A principal ferramenta de venda do corretor de imóveis.  

No WhatsApp

Use a versão business e fique atento às respostas automáticas. 

Uma dica valiosa é dar uma revisada em todos os bate papos do dia para não correr o risco de deixar nenhum contato sem retorno. 

O comportamento do consumidor do mercado imobiliário mudou e após quase dois anos de pandemia, o corretor de imóveis de sucesso, atento a todo esse movimento, já se moldou para acompanhar essas mudanças e seguir fazendo um bom trabalho. 

Se você ainda não encontrou o melhor caminho para isso, resumo esse nosso bate papo em uma única dica: faça um atendimento ao cliente impecável. 

Seja qual for o cenário, este é um recurso que nunca falha. Se atente para:

  • Tempo de resposta
  • Boas e estratégicas ações de marketing imobiliário
  • Organização de processos e rotina com um bom sistema imobiliário. Não abra mão disso!
  • Seja consuntivo
  • Siga se capacitando 

E bons negócios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.

    Confira nossos materiais gratuitos para te ajudar a vender mais

    Já vai sair?

    Antes confira nossos materiais gratuitos para te ajudar a vender mais

    Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.