A parceria imobiliária nada mais é do que vender um imóvel em parceria com outro corretor de imóveis e dividir a comissão entre os dois.
É uma prática milenar no mercado imobiliário e segue sendo bem sucedida por tantos anos, pois, de fato, é algo muito positivo para os corretores de imóveis envolvidos.
A grande questão da parceria imobiliária é dividir a comissão.
Não é uma prática duvidosa, muito menos errada. Está correto e é assim mesmo que funciona.
O que faz disso uma questão é como o corretor de imóveis encara dividir seus honorários em uma venda.
Tem quem ache uma boa e quem não, por isso, tem quem faça parceria imobiliária e quem não esteja aberto a esse modelo de negócio.
E tudo bem!
Mas, como entusiastas da parceria imobiliária, decidimos trazer esse aqui para conversarmos um pouco, topa?
‘Puxa a cadeira’ que parceria imobiliária sempre rende boas conversas e você é nosso convidado especial.
3 motivos para você fazer parceria imobiliária
1 – Vender mais
O maior benefício de uma parceria imobiliária é o aumento no volume de vendas.
Quando você tem uma boa rede de contatos e está aberto ao modelo de negócio, pode contatar essa rede informando a necessidade do seu cliente e, fatalmente, terá muitos retornos de colegas de profissão e as opções que eles têm em carteira.
É como se você pudesse compartilhar das carteiras de imóveis de outros corretores para vender mais e, claro, mais rápido.
É quase matemático. Sozinho você tem um nível de potencial de venda. Em parceria esse potencial aumenta e de forma imensurável, uma vez que isso não é limitado, ou seja, você pode fazer parcerias imobiliárias com quem e quantas vezes desejar.
2 – Parceria imobiliária ajuda a vender mais rápido
Este é o segundo grande motivo incentivador para parcerias imobiliárias.
Sabemos bem o quanto o processo de compra e venda de um imóvel pode ser moroso.
Imagina quando você não tem o imóvel ideal para o seu cliente na sua carteira e precisa captá-lo no mercado afora.
A parceria imobiliária elimina o seu investimento de tempo e muita dedicação com as captações de imóveis que, vale ressaltar aqui o quanto é rica em detalhes para ser, de fato, uma captação de imóvel bem feita.
Ah, Marlon, mas o que é uma captação bem feita pra você?
Pra mim, não. Para o mercado, para o profissional que entende a importância de uma captação em todo a jornada de compra e venda de um imóvel e por aí vai!
Vou deixar aqui, 3 dos inúmeros artigos que temos no blog da Microsistec sobre captação de imóveis para que você inclua na sua lista de leituras obrigatórias para ser um corretor de imóveis sucesso 😉
1 – Captação de imóveis: como criar uma carteira interessante
2 – Captação de imóveis: 5 maneiras de você dar um up na sua carteira
3 – Captação de Imóveis: dicas para aumentar suas captações
3 – Ampliar seu network
Dizem que a agenda de um corretor de imóveis vale tanto quanto a conta bancária de um milionário.
Brincadeiras e exageros à parte, a máxima de ‘quem tem bons contatos, tem tudo” vale aqui também”, ou seja, você precisa conhecer pessoas, aumentar o seu número de contatos, se relacionar com pessoas da sua área, principalmente.
E isso transcende a parceria imobiliária no que diz respeito à comissão.
É parceria no sentido absoluto da palavra:
Uma indicação de um cliente para atender uma região que a pessoa não atua
O compartilhamento de informações valiosas
É uma dica, um conselho precioso
Um convite para um curso ou para um café
Se relacionar é preciso e muito importante para as relações comerciais, mas, sobretudo para o crescimento e desenvolvimento pessoal também. Pense e invista nisso também!
Esses são os 3 principais motivos para você fazer parcerias imobiliárias.
Parceria imobiliária é uma via de mão dupla!
Assim como você, todo corretor de imóveis aberto a parceria imobiliária também busca o melhor que o modelo de negócio tem a oferecer, ou seja, vender mais e em menos tempo, e criar bons relacionamentos no meu segmento.
Por isso, você precisa ser um bom parceiro para que esse vínculo que está sendo construído se fortaleça e evolua a contento para ambas as partes.
Sendo assim, invista em um bom sistema imobiliário para gerir de forma eficiente o seu fluxo de trabalho, o seu time de corretores e o desempenho do seu negócio.
As parcerias imobiliárias são mais oportunidades de negócios e precisam ser geridas com competência.
Assim como a sua carteira de imóveis que também será “compartilhada” com outros corretores.
Uma grande oportunidade de vender imóveis encalhados, por exemplo.
Por falar nisso, tem um post sobre esse assunto aqui que merece sua atenção.
Olha só: Descubra os 3 principais motivos de móveis que demoram para vender.
Mas, nem tudo são flores e cabe aqui um alerta sobre a parceria imobiliária.
Na ânsia de vender mais e mais rápido, o corretor de imóveis, a imobiliária e até mesmo o cliente na euforia de ter o imóvel, podem cometer erros com prejuízos irreversíveis.
Prejuízos monetários e também emocionais, afinal, muitas vezes estamos falando do sonho da casa própria, do tão sonhado endereço depois da aposentadoria, do local onde decidiu empreender etc.
Quase sempre faz parte de um sonho e, ainda que não faça, é sempre um alto valor de investimento.
Por essas e outras que, ao fazer uma parceria imobiliária, você deve se atentar tanto quanto em uma venda sozinho.
Não saia fazendo negócio por aí, a torto e a direita, com dizem… pesquise o CRECI do corretor parceiro, os dados do imóvel e do cliente dele, se for o caso.
Faça toda a parte burocrática e de pesquisa aprofundada para evitar transtornos futuros.
Isso inclui a preparação do contrato. Nele, deixe bem claro os acordos pré estabelecidos de valores e formas de pagamento, o que é de direito e responsabilidade de cada um dos envolvidos.
Este pode ser o ônus de uma parceria imobiliária.
Fazer tudo certinho, seguindo as diretrizes do CRECI, em especial, para segurança de todos dá um certo trabalho, mas não se pode abrir mão disso.
Olhando por outro prisma, onde tem mais trabalho a concorrência é menor 😉
A dica aqui é: assumo essa parte burocrática e garanta que o negócio vai acontecer da melhor maneira possível.
Mesmo em vendas sozinho, há casos e casos e alguns deles acabam dando mais trabalho mesmo, travando em uma etapa ou outra, então, não é por demanda de trabalho que você não vai fazer uma venda, não é mesmo?
Abrace as oportunidades de venda em parceria e venda mais e em menos tempo. Essa é a grande moral da história 😉
Concorda? Faz parceria imobiliária?
Conta pra gente suas experiências com esse modelo de negócio.