Oi Corretor(a) de imóveis, vamos conversar sobre marketing imobiliário? Sei que esse é um assunto que muito te interesse e o papo hoje é sobre redes sociais para corretores autônomos.
Separei aqui algumas orientações para o corretor independente praticar no seu Instagram e Facebook, as principais redes sociais do corretor de imóveis.
Aliás, essas são as principais redes sociais do brasileiro como um todo.
Para você ter uma ideia, estamos em terceiro lugar no ranking de países com o maior número de contas ativas no Instagram.
De acordo com o relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite em julho deste ano, somos mais de 110 milhões de usuários ativos por lá.
No Facebook, a rede social mais utilizada pelo brasileiro hoje em dia, somo cerca de 130 milhões de contas em plena atividade.
Um mundo, não é mesmo?
Eu diria até que um mundo de oportunidades de fazer negócios que não pode, em hipótese alguma, ser negligenciado.
Facebook para corretores de imóveis autônomos
O Facebook ainda é uma rede social para corretores de imóveis autônomos?
Sim. O Facebook segue com força total para corretores de imóveis autônomos e de imobiliárias praticarem boas e eficientes ações de marketing digital.
É bem verdade que o Instagram ganhou muito espaço nos últimos anos e mais uma modinha de jovens e perfis descolados, a rede social forte em imagens se transformou em uma verdadeira máquina de vendas de imóveis.
Mas, o Facebook segue cumprindo muito bem o seu papel nas ações de marketing imobiliário.
O que acontece é que o Instagram e o Facebook têm públicos diferentes, fazendo deles ferramentas distintas.
Sendo assim, cada um na sua praia, ambas as redes sociais, quando utilizadas da forma correta, têm o seu papel e importância como ferramenta de vendas.
Facebook ou Instagram: como saber qual rede social é ideal para o corretor autônomo
Pelo seu nicho de mercado. Quem a sua persona, o seu público alvo, a fatia de mercado que você atende?
A resposta dessas perguntas irá te dizer em qual rede social você deve investir mais tempo, energia e, claro, dinheiro.
O Facebook se tornou uma rede social de comunidades e, hoje em dia, é cada vez mais utilizada para isso.
Trazendo isso para o mercado imobiliário, os grupos de vendas e de profissionais da área são canais eficientes para anúncios e captação de imóveis.
O Instagram, a rede social forte pelo compartilhamento de imagens em foto e vídeo, reúne um público mais jovem e ativo nas redes sociais, os heavy users de internet.
Se reinventa diariamente e sempre tem novos recursos para atrair e manter o seu usuário ativo e mais tempo por lá.
Para o mercado imobiliário, em especial o corretor de imóveis autônomo, pode ser uma ferramenta de marketing pessoal incrível.
Tem muito corretor que já identificou esse potencial e está fazendo um bom trabalho por lá. Pesquise e inspire-se.
Como o corretores de imóveis autônomo deve se comportar nas redes sociais
Como sempre falo por aqui, o corretor de imóveis é uma imobiliária de um único corretor, uma empresa do mercado imobiliário com um time enxuto.
Sendo assim, o corretor de imóveis autônomo deve se portar como uma empresa de transações imobiliárias.
Parece óbvio, mas não é.
É muito comum que o corretor de imóveis autônomo misture vida pessoal e profissional nas suas redes sociais e, embora isso não seja nenhum crime, não é recomendável.
Para evitar que isso aconteça, é importante criar uma boa estratégia de conteúdo para as suas redes sociais.
Um calendário de conteúdo para Facebook e Instagram não se limita apenas a otimização de tempo, organização dos posts etc.
Ele é uma ferramenta que te ajuda a não agir fora da sua estratégia de marketing imobiliário digital e acabar prejudicando o que está sendo construído.
Me lembrei de uma dica que eu sempre trago aqui quando falamos a respeito disso que é: não fale sobre:
- Política
- Religião
- Time do coração
Esses são 3 temas que geram conflitos, desconforto e podem te custar uma venda.
Falei mais a respeito disso em: Conteúdo nas redes sociais da minha imobiliária: o que postar? Vale dar uma liga quando acabar aqui 😉
Anúncios pagos nas redes sociais para corretores de imóveis autônomos
Quando devo investir nas minhas redes sociais para vender mais imóveis?
Essa é a pergunta que mais respondo quando falo sobre anúncios pagos.
E a resposta é sempre: depende!
São muitas as variáveis que precisam ser estudadas para elaborar uma estratégia eficiente de anúncios pagos de imóveis ou da sua própria imobiliária no Facebook ou no Instagram.
Este é um assunto complexo e o ideal é consultar um especialista no assunto para elaborar um plano de comunicação com anúncios pagos para o seu negócio analisando:
- Sua persona;
- Área de atuação;
- carteira de imóveis;
- Seu potencial de investimento.
Esses são os principais pontos que devem ser analisados com extremo cuidado na hora de fazer anúncios pagos nas redes sociais.
É bem verdade que as plataformas são intuitivas e parece muito fácil clicar em “impulsionar essa publicação” para “alcançar mais X mil pessoas”.
Definitivamente: NÃO CAIA NESSA!
Esse é o caminho mais curto para a perda de dinheiro, para o investimento ineficiente, o famoso barato que sai caro.
De R$50 em R$50 investidos de forma equivocada, sem estratégia e ‘intuitivamente’, você acumula uma grana em mídia paga mal feita ou feita de forma errada.
E pior: se frustra com as plataformas, alegando que ‘não deu certo com você!”.
Não adianta dar uma Ferrari na mão de quem não sabe dirigir. Nem uma Ferrari, nem um Gol.
Se você não entende do assunto e estiver no momento de investir nisso, terceirize o marketing digital da sua imobiliária e deixe quem entende do assunto assumir esse papel.
Ou, se este ainda não é o seu momento, estude bem antes de sair clicando em ‘impulsionar’ por aqui.
Aqui mesmo no blog da Microsistec tem muito conteúdo bom a respeito. Pesquise.
O que preciso saber para criar anúncios pelo facebook?
Em resumo é:
- Parece, mas não é fácil.
- Corra dos botões que te convidam a “impulsionar” uma publicação.
- Procure ajuda profissional. Terceirizar é estratégico!
- Dá certo pra você também. Basta fazer com quem sabe.
- Entenda o seu momento e quando puder, não abra mão disso. Anúncios pagos são necessários.
Redes Sociais para corretores autônomos sem investimento financeiro
Você analisou e viu que este não é o momento de investir em mídias pagas nas redes sociais, o que fazer?
A receita é simples e sem investimento algum, anota aí: aquele bom e velho arroz com feijão BEM FEITOS.
Existem mil iniciativas que todo corretor de imóveis autônomo pode ter nas suas redes sociais sem investir um centavo.
Em tempo, antes mesmo de investir dinheiro nisso, se questione: eu estou fazendo o básico nas minhas redes sociais?
Quem chegar hoje no meu Facebook e Instagram vai encontrar um bom trabalho por lá?
Fazer o simples é muito eficiente e não te custa nada além de tempo e dedicação.
Ah, mas eu não tenho tempo pra isso, Marlon!
Então, talvez esse não seja o melhor momento para você investir em mídias pagas nas redes sociais.
Não faz sentido você atrair mais gente para um canal de comunicação que não você não terá tempo de interagir. Pense nisso!
A gestão das redes sociais é um ponto de suma importância, sobretudo, o tempo de resposta às interações do seu público.
Tempo de resposta que, por sua vez, está atrelado totalmente atrelado a conversão do lead, a sua jornada de compra e a condução desse lead no funil de vendas.
Veja como é muito mais que um post com muitos likes, comentários etc.
Portanto, antes de investir em mídia paga, se organize para fazer o básico bem feito.
- Frequência de publicações: mínimo de 2 ou 3 vezes por semana
- Boas fotos: foto atrai, foto vende. Lembre-se que suas redes sociais são suas vitrines online
- Descrições completas e atraentes: todo mundo tem um pouco de marqueteiro no sangue. Capriche no anúncio.
- Não fale daqueles 3 assuntos: política, religião e time do coração. E piadas, memes? Na dúvida NÃO POST. As redes sociais são solo fértil tanto para negócios quanto para cancelamentos de marcas e pessoas. Não corra riscos desnecessários.
- Respostas rápidas: publicou, fica atento às interações.
Falamos sobre tempo de resposta e a sua importância para a venda de imóveis em O fator mais importante no Atendimento imobiliário. Fica a dica 😉
As redes sociais para corretores autônomos são ótimas ferramentas de vendas quando utilizadas da forma correta.
Vale a pena estudar mais para quem quer fazer sozinho e também, se este for o seu momento, terceirizar a mão de obra com um especialista no assunto.
Só não vale ficar de fora delas. Presença digital é importante e fazer um bom trabalho por lá também.
Em tempo, você já segue a Microsistec no Facebook e @microsistec? Acompanha a gente por lá também!
Bons negócios.